31 de agosto de 2018

10 livros de educação que todo estudante deveria ler

por GEN.N&G

Durante sua trajetória, estudantes e profissionais irão se deparar com inúmeras situações que exigirão conhecimentos teóricos e práticos da profissão. Dessa forma, a partir dessa ideia, é possível estabelecer alguns livros de educação, do portfólio do Grupo GEN | Atlas, que auxiliarão estudantes e profissionais a expandir e solidificar seus conhecimentos na área.

No formato físico ou digital, os livros são indispensáveis a qualquer um que deseja entender sobre a área, se inserir no mercado de trabalho, atualizar seus conhecimentos ou, até mesmo, prestar concursos que contenham as disciplinas lecionadas nos cursos que de licenciatura.

A partir daí, é possível também, aliar a leitura dos livros teóricos às leituras complementares, que auxiliarão na expansão do conhecimento e da visão sobre essa área.

Confira os 10 livros de educação que todo estudante deveria ler:

 

Revolucionando o desempenho acadêmico – O desafio de Isa

O livro é indicado para docentes, pós-graduandos e discentes de cursos superiores. Também é recomendado para a formação docente no ensino superior nas diversas áreas do saber. Recomendado como livro-base para discussões sobre o tema desempenho acadêmico nas disciplinas de Metodologia do Ensino Superior, Didática para o Ensino Superior, Formação Docente e Didática, em cursos de especialização, mestrado e doutorado. Este livro é resultado de diferentes formações e visões que se complementam: educação, administração, economia e contabilidade.

 

Revolucionando a sala de aula

O livro apresenta as técnicas de Metodologias Ativas de Aprendizagem e é voltado para professores que desejam utilizar essas metodologias no processo de ensino e aprendizagem, com o intuito de manter o envolvimento das novas gerações nos conteúdos lecionados dentro e fora da sala de aula.

 

Revolucionando a docência universitária

O livro mostra que nunca é demais lembrar que os docentes universitários, notadamente nos cursos de bacharelado, não têm uma instância de formação pedagógica sistematizada. Esse esforço fica por conta das instituições de ensino ou dos próprios docentes.

 

Didática do ensino superior

O livro visa  ser uma ferramenta para o desenvolvimento do profissional na atividade docente, para que ele seja capaz de definir objetivos de aprendizagem, selecionar conteúdos relevantes, escolher as estratégias de ensino mais adequadas e promover uma avaliação que esteja comprometida com a aprendizagem de seus alunos.

 

Metodologia do ensino superior

O livro aborda os problemas específicos que atingem os professores universitários e visa orientar todos aqueles que lecionam no ensino superior e verificam a necessidade de conciliar modernas estratégias de ensino-aprendizagem a uma ordenação sistemática dos conteúdos a serem apresentados.

 

Como elaborar projetos de pesquisa

O livro apresenta aos iniciantes, de maneira simples e acessível, os elementos necessários para a elaboração de projetos de pesquisa e garante que o profissional de pesquisa, bem como os estudantes de níveis mais avançados, inclusive dos cursos de pós-graduação, tenham condições para a organização de conhecimentos dispersos, obtidos ao longo da vida acadêmica ou do contato direto com a prática de pesquisa.

 

Educação Hoje

O livro aborda os novos desafios enfrentados pela educação e também suas novas perspectivas, que estão atreladas à evolução das novas tecnologias e das mídias digitais. Apresenta os melhores caminhos para o equilíbrio entre as duas frentes, sem submissão ou resistência. Contém subsídios para recriar a formação pedagógica, em particular para refazer o desafio das novas alfabetizações. Recomendado também para “pedagogias empresariais” e similares que se interessam por ambientes informais de aprendizagem.

O mais importante da educação importante

O livro faz uma análise do Plano Nacional de Educação (PNE), em sua versão mais recente, e traça um profundo estudo do sistema educacional brasileiro, especialmente da esfera pública.

 

Aprender como autor

O livro oferece as mais atuais estratégias de ensino-aprendizagem, que se reconfiguram de acordo com a evolução das novas tecnologias.

 

Manual de produção de textos acadêmicos e científicos

O livro apresenta os procedimentos específicos de todas as convenções do contexto acadêmico e científico, como as instruções da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que são utilizadas para a formalização das produções acadêmicas; as orientações metodológicas, os fundamentos e as nuances caracterizadores da pesquisa; e os 24 gêneros acadêmico-científicos corriqueiros ao ambiente: resumo, resenha, pôster, paper, portfólio, projeto de pesquisa, artigo, ensaio, relatório, monografia, dissertação, tese, entre outros.

 

LEIA TAMBÉM

13 livros de contabilidade que todo estudante deveria ler

10 livros de economia que todo estudante deveria ler

15 livros de administração que todo estudante deveria ler

Tags: , , , , , , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.