17 de agosto de 2018

13 livros de Contabilidade que todo estudante deveria ler

por GEN.N&G

Durante sua trajetória, estudantes e profissionais irão se deparar com inúmeras situações que exigirão conhecimentos teóricos e práticos da profissão. Dessa forma, a partir dessa ideia, é possível estabelecer alguns livros de contabilidade, do portfólio do Grupo GEN | Atlas, que auxiliarão estudantes e profissionais a expandir e solidificar seus conhecimentos na área.

Estes são os livros de Contabilidade que abordam disciplinas introdutórias do curso, como: Introdução à Contabilidade, Contabilidade Societária, Contabilidade Tributária, Contabilidade Empresarial e Contabilidade de Custos. Porém, é importante ressaltar que, não importa o passar dos anos e o avanço das tecnologias, os livros sempre serão os melhores instrumentos para adquirir conhecimento!

No formato físico ou digital, os livros de contabilidade são indispensáveis a qualquer um que deseja entender sobre a área, se inserir no mercado de trabalho, atualizar seus conhecimentos ou, até mesmo, prestar concursos que contenham as disciplinas lecionadas nos cursos de contabilidade.

A partir daí, é possível também, aliar a leitura dos livros teóricos às leituras complementares, que auxiliarão na expansão do conhecimento e da visão sobre essa área.

Confira os 13 livros de Contabilidade que todo estudante deveria ler:

1) Manual de Contabilidade Societária 

O livro Manual de Contabilidade Societária, chega em sua 3ª edição, completamente atualizado, compila todas as normas contábeis praticadas no Brasil, em conformidade com as normas internacionais de contabilidade emitidas pelo International Accounting Standards Board – IASB (traduzido para o português como Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade) e com os pronunciamentos, as interpretações e as orientações do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis).

2) Manual dos Pronunciamentos Contábeis Comentados

O livro Manual dos Pronunciamentos Contábeis Comentados trata dos 24 principais Pronunciamentos Contábeis, que foram emitidos recentemente pelo CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), em conformidade com as normas internacionais de contabilidade emitidas pelo International Accounting Standards Board – IASB (traduzido para o português como Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade). Cada tópico é comentado, de maneira simples e didática, sem perda do conteúdo e da complexidade técnica, e conta com diversos exemplos e exercícios para facilitar o entendimento e a aplicação de cada aspecto teórico.

3) Manual de Contabilidade Tributária

O livro Manual de Contabilidade Tributária, em sua 9ª edição, apresenta a integração da complexa legislação tributária brasileira com a contabilidade moderna, adaptada às normas internacionais, com destaque para a criação da Lei no 12.973/14, que trouxe à comunidade contábil-societária a padronização e uniformidade das normas contábeis brasileiras.

4) PIS e COFINS

O livro PIS e COFINS é direcionado aos profissionais que atuam no cenário jurídico-tributário brasileiro. Escrito de forma simples e didática e, ao mesmo tempo, com grande profundidade, analisa de modo prático a legislação tributária, que muitas vezes, é considerada complexa. Dessa forma consegue, de maneira hábil, compilar e explicar a legislação tão profusa das arrecadações incidentes sobre o faturamento do contribuinte.

5) Teoria da Contabilidade Financeira

O livro Teoria da Contabilidade Financeira origina-se da experiência acumulada durante muitos anos de discussões nas aulas da disciplina Teoria da Contabilidade do Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCC) do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

6) Contabilidade Empresarial

O livro Contabilidade Empresarial, em sua 18ª edição, foi atualizado de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS), expressadas pelos pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e pelas Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). A edição também vem com muitas novidades, incluindo novos exercícios com respostas, vídeos explicativos do conteúdo e acesso gratuito ao Livro de Exercícios.

7) Contabilidade de Custos

O livro Contabilidade de Custos, em sua 10ª edição, está atualizado em conformidade com as resoluções do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em aderência aos pronunciamentos publicados pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Dessa maneira, trata das disposições dos pronunciamentos técnicos do CPC 16, que trata da valoração de estoques, e das Leis nºs 11.638 e 11.941.

8) Contabilidade Intermediária em IFRS e CPC

O livro Contabilidade Intermediária em IFRS e CPC possui uma metodologia, que une a teoria à exemplos práticos, juntamente com casos programados para estudo e suas respectivas resoluções. Proporciona uma aprendizagem didática da Contabilidade Intermediária em conformidade com as normas internacionais de contabilidade emitidas pelo International Accounting Standards Board – IASB (traduzido para o português como Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade) e com os pronunciamentos, as interpretações e as orientações do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis).

9) Contabilidade de Instrumentos Financeiros 

O livro Contabilidade de Instrumentos Financeiros versa sobre o IFRS 9/CPC 48, que é um dos maiores desafios contábeis da atualidade, especialmente em um momento em que o Banco Central do Brasil (BCB) passa a incorporar alguns de seus conceitos para as instituições financeiras e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) requerem sua aplicação para as empresas não financeiras.

10) Auditoria: abordagem moderna e completa

O livro Auditoria: Abordagem Moderna e Completa, em sua 9ª edição, revista e atualizada, aborda a metodologia e a prática da auditoria contábil, de maneira didática e objetiva. Apresenta, desde os conceitos básicos até a revisão analítica, com especial atenção para as demonstrações financeiras.

11) Curso Prático de Contabilidade

O livro Curso Prático de Contabilidade, em sua 2ª edição, por meio de uma linguagem clara e objetiva, visa ensinar a prática de fechamento de balanços, interpretação de eventos contábeis, análise de números e verificação do significado de cada um deles, individualmente ou em conjunto.

12) Matemática básica para cursos superiores

O livro Matemática básica para cursos superiores, em sua 2ª edição, oferece uma revisão dos conhecimentos de matemática para os alunos ingressantes no Ensino Superior, apresentando as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de seu raciocínio lógico. Nesta nova edição foram inseridos novos exercícios e incentivos para o uso de recursos digitais, como calculadoras programáveis e tabelas em Excel.

13) Como elaborar um plano de carreira para ser um profissional bem sucedido

O livro Como elaborar um plano de carreira para ser um profissional bem sucedido, em sua 3ª edição, é um convite ao leitor, para colocar em prática o planejamento de carreira, por meio de uma metodologia prática, elaborada pelo próprio autor, que facilita a estruturação e a aplicação, para o crescimento profissional.

 

LEIA TAMBÉM

10 livros de economia que todo estudante deveria ler

15 livros de administração que todo estudante deveria ler

Tags: , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.