19 de setembro de 2018

Benchmarking de sucesso: saiba como fazer de forma eficaz

por GEN.N&G

Com a grande competitividade entre as organizações em um mercado cada vez mais exigente, é crescente a disputa mercadológica entre as empresas. Para fazer frente a esse contexto mundial, ferramentas vão surgindo buscando melhorias em seus processos. Uma delas é o benchmarking, ou o processo ou método de examinar em detalhe algum processo ou serviço da organização e compará-lo com um processo ou serviço similar que esteja sendo executado de maneira mais eficaz, na própria empresa ou em outra organização. Esse processo visa à implementação de melhorias significativas, tendo como objetivo final mudanças nos resultados da organização. Quer saber como fazer um benchmarking de sucesso? Então confira as dicas do livro Logística Empresarial:

Como fazer um benchmarking de sucesso

 
Benchmarking é uma das ferramentas que podem ser utilizadas como forma de auxílio para implementar as melhores práticas nos processos das organizações. Mas como fazer um benchmarking de sucesso? Ao contrário do que algumas pessoas pensam, benchmarking não é espionagem, copiar um processo ou serviço, rápido e fácil de realizar e nem um modismo para se administrar melhor.

Para aplicação do benchmarking, como todo processo, é preciso seguir algumas regras e procedimentos para que os objetivos sejam alcançados e exista uma constante melhoria do mesmo. Nesse processo, o ideal seria seguir algumas fases, como um controle constante desde seu planejamento (fase 1) até a melhoria contínua (fase 5), conforme mostra a figura abaixo:

A empresa interessada em implantar benchmarking deve analisar os seguintes fatores: ramo, objetivo, amplitude, diferenças organizacionais e custos, antes da definição ou aplicação do melhor método, pois cada empresa individualmente tem as suas necessidades que devem ser avaliadas antecipadamente à aplicação do processo.

Fase 1: Planejar

 
Entender detalhadamente o objeto do estudo de benchmarking. Assim, é preciso:

–  Objetivos estratégicos;
– Fatores críticos de sucesso (FCS);
– Diferencial perante a concorrência;
– Contribuição para a relação receita/despesa;
– Importância para a satisfação dos clientes.

Fase 2: Coletar

 
Definir claramente o que deve ser coletado. É importante entender que NENHUMA fonte de informação é capaz de suprir todas as informações relativas ao parceiro de benchmarking. Quanto mais informações antecipadas são obtidas sobre os parceiros, mais objetiva e direta será a visita à empresa caso seja necessária.

Benchmarking de sucesso: saiba como fazer de forma eficaz

Foto: Istock/Getty Images

Fase 3: Analisar

 
A determinação precisa dos diferenciais ou das razões das diferenças de desempenho encontradas é a essência e o principal benefício do estudo de benchmarking.

Fase 4: Adaptar

 
Antes de implementar qualquer melhoria visualizada no processo de benchmarking, é necessário analisar se realmente vale a pena. É importante se lembrar de que em alguns processos nem sempre o que é bom para uma empresa é bom para outra também, porém existem aspectos significativos que se podem colocar em prática. Assim, é importante questionar:

– As melhores práticas podem ser incorporadas?
– O que pode ser mudado/melhorado?
– Como as mudanças podem ser implementadas?
– Existem barreiras à mudança?
– Qual o impacto da mudança no negócio?
– Quanto vai custar a mudança?
– Quanto tempo vai demorar?

Fase 5: Melhorar

 
Avaliar se os benchmarks obtidos continuam sendo referenciais de excelência e ainda representam as melhores práticas de mercado. Além da avaliação, é importante acompanhar se o processo está sendo colocado em prática, pois é normal do ser humano, quando não cobrado, se esquecer do que foi implementado.

Portanto, benchmarking não é uma maneira mágica de resolver um problema, mas um processo em que temos a oportunidade de facilitar a implementação de um novo projeto. Com um benchmarking de sucesso, todos ganham: consumidor, organização e colaboradores. Pois as melhores práticas aplicadas trazem melhorias para todos!

Gostou das dicas sobre benchmarking de sucesso? Então não esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.