5 de setembro de 2018

Como premiar uma equipe? Veja dicas para motivar os colaboradores

por GEN.N&G

A verdadeira motivação é um impulso natural das pessoas que consideram o trabalho como fonte de atendimento das expectativas interiores. Sentir-se motivado contribui para afirmação da própria liberdade e autenticidade. No entanto, por muito tempo acreditou-se que a motivação para o trabalho poderia ser estimulada apenas com promessas de premiações e ameaças de punição, levando à situação em que os colaboradores só faziam aquilo que eram pagos para fazer. Nesse contexto, o livro Motivação nas Organizações, do Grupo GEN | Atlas, traz dicas de como premiar uma equipe e ideias para motivar os colaboradores. Confira:
 

Como premiar uma equipe? É possível?

 
Muitos dirigentes têm dificuldade em aceitar que as variáveis extrínsecas são perigosas, pois não acreditam que alguém não possa motivar quem quer que seja. No início do século XX, recompensas extrínsecas eram uma solução fácil para a motivação, quando o comportamento se caracterizava por ser extremamente repetitivo e automático, quando os administradores vigiavam os operários direta e atentamente, o que já não é possível no presente. Sob a visão tayloriana, não se poderia aceitar que recompensas e punições não funcionassem.

Como premiar uma equipe? Veja dicas para motivar os colaboradores

O livro Motivação nas Organizações é uma obra de interesse relevante para profissionais de Administração, especialmente da área de Recursos Humanos

O ser humano luta para defender sua identidade e valor pessoal, por isso não aceita ser tratado da mesma forma como é feito ao outro que não ele.  Antigamente, a maioria das organizações ignorava a diferença entre as pessoas, submetendo-as à disciplina, mas sem estimular a inovação, a criatividade e a paixão. Esse clima é ilustrado por Charles Chaplin em seu filme Tempos Modernos.

Contudo, devido à importância cada vez maior do ser humano, o interesse pelo comportamento motivacional no trabalho, no decorrer destas últimas três décadas, tem atingido níveis elevados. Basta que se repasse o material sobre comportamento humano produzido por especialistas na última década. Alguns autores propõem, de forma assertiva, que muitas vezes o fracasso da maioria das empresas não está na falta de conhecimento técnico, e sim na maneira de lidar com as pessoas. Há muito ainda a aprender com as pessoas criativas no trabalho. O chefe de qualquer um é a principal autoridade que consegue manter ou destruir a motivação daqueles que trabalham com ele.

Como premiar uma equipe? Veja dicas para motivar os colaboradores

Na época do filme ‘Tempos Modernos’, a única “motivação” dos funcionários era receber um salário, condicionados a viver em ambientes de rigidez e disciplina


 

Cuidado com a premiação!

 
Premiar um colaborador pode ser uma tarefa complexa. Quando uma organização opta por programa de aumento por mérito, deve  obedecer a um novo tipo de relação: entre o aumento no pagamento base e a maneira como o funcionário desempenha seu trabalho.

Isso facilitaria para o colaborador, fazendo-o perceber sua relação com o desempenho que lhe foi exigido. Portanto, é importante neutralizar alguns dos efeitos negativos do “aumento com base em tempo de serviço ou favoritismo”. Em determinados cargos, não se tem como medir ou quantificar objetivamente o desempenho da forma como é feito quando se trata de pagamento por peças produzidas.

O ideal é que as empresas cuidem para que os incentivos estejam ligados ao desempenho e que sejam atribuídos de forma sincera e específica; isso exige um estudo completo e aprofundado das diferentes variáveis do contexto. É necessário muito cuidado na maneira de como premiar uma equipe: dependendo do caso, a verdadeira motivação pode tornar-se simples condicionamento, o que não pode acontecer de forma alguma.
 

Como motivar os colaboradores?

 
As organizações só conseguirão algum resultado prático na medida em que forem capazes de oferecer recompensas que sejam verdadeiramente valorizadas pelos seus empregados. As pessoas têm as suas próprias necessidades e seus próprios mapas mentais daquilo que representa seu mundo.

A forma de se avaliar a motivação de quem trabalha é tentar reconhecer o quanto de felicidade essa pessoa desfruta realizando o próprio trabalho. Logo que alguém consegue uma nova colocação, seu primeiro dia de trabalho representa motivação total – dadas as expectativas que possui a respeito desse novo empreendimento.

Gostou das dicas de como premiar uma equipe, do livro Motivação nas Organizações? Então não esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.