27 de setembro de 2018

Entenda os conceitos de PMI e PMBOK na gestão de projetos

por GEN.N&G

Para quem estuda gestão de projetos ou pretende se aprofundar no tema, é importante conhecer os conceitos de PMIPMBOK. Apesar de parecerem complexas, as siglas na verdade têm um significado simples. Por exemplo: quando temos um projeto em nossas vidas pessoais – como comprar uma casa, fazer uma pós-graduação, viajar, mudar de emprego – traçamos metas para concretizar esses planos. No mundo empresarial, isso também acontece, mas com metodologias diferentes. E, para isso, são adotadas as melhores práticas de mercado, entre elas as premissas do PMI e PMBOK. Entenda o conceito:

Entenda os conceitos de PMI e PMBOK na gestão de projetos

 
O PMI (Project Management Institute) é uma antiga e importante instituição que deu origem ao PMBOK (Project Management Body of Knowledge), um guia que traz ótimas dicas sobre planejamento e gestão de projetos. Mas, afinal, o que define a gestão de projetos? Ela pode ser caracterizada como a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas que visam ao atendimento dos objetivos de uma necessidade da empresa.

O PMI

Originado no final da década de 60 nos Estados Unidos, o PMI reúne profissionais de gerenciamento de projetos para trocar experiências e conhecimentos, além de estabelecer boas práticas, uma ética na profissão e certificar profissionais da área. O PMI emite certificação, que é bem valorizada no mercado e ajuda a incrementar o currículo.

O PMBOK

O PMBOK é um manual adotado no mundo todo. Ele reúne um conjunto de práticas em gerência de projetos, definindo o trabalho que deve acontecer durante todo o ciclo de vida de um projeto. Segundo o PMBOK, os projetos têm uma organização própria, que pode ser intitulada “cadeia de valor”, sendo representada pelos seguintes processos:

Planejamento: define e refina os objetivos e planeja a ação necessária para alcançar os objetivos;
Iniciação: define e autoriza o projeto ou determinada fase do projeto;
Execução: integra pessoas e recursos para realizar o plano do projeto, isto é, fazer com que o projeto realmente aconteça;
Monitoramento e controle: mede e monitora o progresso, com o objetivo de encontrar inconformidades com o plano de gerenciamento do projeto, para que sejam tomadas ações corretivas;
Encerramento: formaliza a aceitação do produto, serviço ou resultado, conduzindo o projeto a uma fase final.

Gestão de projetos: entenda os conceitos de PMI e PMBOK

Foto: Istock/Getty Images

Para alcançar bons resultados, algumas disciplinas são essenciais dentro de um projeto, como tempo, custo, recursos humanos, aquisições, escopo, integração, qualidade, recursos humanos, entre outros. Contudo, vale ressaltar que os conhecimentos e práticas apresentados não devem ser considerados como uma fórmula pronta. A decisão é do gerente de projetos, que deve avaliar e decidir qual prática adotar, a fim de tomar decisões mais adequadas para aquele determinado trabalho.

Quer saber mais sobre o assunto? Então não esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.