9 de setembro de 2018

7 dicas para abrir uma empresa

por GEN.N&G

Quem vai abrir uma empresa, precisa saber muito bem como administrar, planejar, organizar e utilizar o próprio dinheiro para que o negócio tenha futuro. Qualquer erro pode ameaçar o caixa e também os planos de crescimento, portanto, todo cuidado é pouco na hora de abrir a própria empresa. Para te ajudar nessa empreitada, veja dicas para abrir uma empresa e comece agora mesmo a planejar e formar o seu empreendimento:

Dicas para abrir uma empresa

 

1 – Defina o capital inicial

 
Qual é o seu orçamento? Quanto você poderá gastar para abrir o próprio negócio? Para calcular o capital inicial, leve em consideração quais os recursos que são imprescindíveis para dar início às atividades, desde a compra de mercadorias e máquinas e até a decoração da loja. Mantenha um capital de giro para as despesas dos primeiros meses, assim você evita complicações futuras. Dica: logo no início, a lucratividade da empresa pode não ser alta o suficiente, portanto, tome cuidado ao pedir recursos aos bancos.

2 – Encontre um contador

 
Esse profissional será de grande ajuda para o seu empreendimento. O contador será necessário para abrir e manter sua empresa, além de ser o seu maior aliado para organizar os negócios e manter tudo em dia, dentro da lei.

3 – Conheça os custos

 
Além de definir o capital inicial, pode ser uma tarefa complicada enxergar quais serão as futuras despesas do seu negócio. Gastos como o 13º de funcionários, por exemplo, devem ser considerados no momento da contratação. Outra despesa importante é a carga tributária que poderá recair sobre o negócio. A dica é sempre manter uma reserva de contingência para não ser pego desprevenido, caso surjam gastos inesperados.

4 – Planejamento é a palavra-chave

 
Para abrir uma empresa, é necessário planejamento. Além de ajudar no cálculo das despesas, é importante para fazer uma previsão do número de vendas estimados antes de colocar o projeto em prática. O plano de negócios também será de grande auxílio: pesquise a concorrência, veja o quanto eles cobram pelo serviço que oferecem, faça uma lista de todos os gastos possíveis. Listas e planilhas são muito importantes para que o seu negócio cresça com sucesso.

5 – Contrate profissionais qualificados

 
Não adianta planejar o seu negócio, ter ideias inovadoras, mas uma equipe que não corresponda às suas expectativas. Poupar dinheiro com os funcionários não é uma estratégia interessante: seus clientes gostam de ser bem atendidos e funcionários medianos podem trazer problemas ao seu negócio antes mesmo de ter começado a dar lucros.

6 – Procure um sócio

 

Dicas para abrir uma empresa

Foto: Istock/Getty Images

Começar uma empresa por conta própria é difícil, e se a situação financeira for complicada, pior ainda. Por isso, é uma ótima oportunidade de encontrar um sócio que compartilhe da sua paixão pelo serviço ou produto. Procure alguém que tenha ideias semelhantes e boa vontade para trabalhar ao seu lado.

6 – Invista no marketing

 
É comum empreendedores iniciantes gastarem todos os recursos ao lançar o produto ou serviço, mas no momento de anunciar a grande novidade, não há mais orçamento. Investir no marketing é a maneira mais efetiva para chegar ao consumidor: vale a pena divulgá-lo antes mesmo de o produto estar pronto.

7 – Procure ajuda profissional

 
Não é fácil abrir o próprio negócio sem nenhum tipo de auxílio: existem vários documentos necessários para registrar uma empresa, além de outras preocupações que, muitas vezes, empreendedores iniciantes nem imaginam. Portanto, uma boa alternativa é procurar ajuda profissional: o SEBRAE pode auxiliar nesse processo, assim como advogados, contadores e consultores financeiros. Não tenha medo de pedir ajuda!

 

Gostou das dicas para abrir uma empresa? Então não esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.