10 de outubro de 2018

Como utilizar filmes no processo de ensino e aprendizagem

por GEN.N&G

Você, como professor, já pensou em utilizar filmes para facilitar o ensino? O cinema pode ajudar – e muito – no processo de aprendizado. A utilização de filmes pode servir de base para analisar a sociedade e fomentar a discussão de assuntos relevantes que visam contribuir para a formação e socialização dos discentes na atualidade. A partir desse contexto, saiba mais sobre como utilizar filmes no processo de ensino e aprendizagem com informações do livro Revolucionando a Sala de Aula:

A utilização de filmes no processo de ensino e aprendizagem

 
O professor exerce o papel fundamental de mediar o conhecimento aos seus alunos por meio de análise cinematográfica, ou seja, a instituição deve propiciar um local privilegiado para se trabalhar o saber científico e sistematizado, bem como momentos para que os alunos se apropriem da diversificação da cultura audiovisual.

A universidade é um espaço privilegiado para incentivar encontros e favorecer a degustação da arte do cinema, abrindo espaço-tempo para que as obras possam reverberar e se revelar a cada um, segundo a sua sensibilidade.

Dessa forma, os filmes representam uma expressão artística que deve ter na escola um espaço privilegiado para que professores possam trabalhar diferentes leituras de mundo, competências e habilidades específicas dos alunos. A linguagem cinematográfica pode viabilizar a aprendizagem dos conteúdos acadêmicos e ampliar a visão de mundo do aluno, à medida que a instituição propicia o acesso à cultura, à arte e à comunicação audiovisual.

Como utilizar os filmes na sala de aula?

 
Antes da exibição, o professor deve informar somente aspectos gerais do vídeo (autor, duração, prêmios, entre outros). Ainda, tomar determinadas atitudes:

– Não interpretar o filme antes da exibição, não pré-julgar (para que cada um possa fazer a sua leitura);

– Assistir várias vezes ao vídeo antes de sua exibição a fim de conhecê-lo inteiramente;

– Verificar a qualidade da cópia, deixá-lo no ponto de exibição e checar a qualidade do som;

– Durante a exibição, deve anotar as cenas mais importantes; e, se for o caso, fazer brevíssimos comentários para não dispersar o grupo;

– Por fim, voltar a observar as reações do grupo.

Como utilizar filmes no processo de ensino e aprendizagem

Foto: Istock/Getty Images

Após a exibição, o professor pode rever as cenas mais importantes ou difíceis. Se o vídeo for exibido na sua totalidade, o professor deve exibi-lo uma segunda vez, chamando a atenção para determinadas cenas, para a trilha musical, diálogos ou situações. Além disso, deve mostrar detalhadamente as imagens mais significativas e propor alguns caminhos, entre muitos possíveis, para a análise do filme juntamente com todos os alunos presentes.

O aprendizado, utilizando o filme como um instrumento, quer impor ritmo e tornar a aula mais envolvente na medida em que o professor consegue trazer aos alunos uma conexão do mundo real com a ciência aplicada, desenvolvendo habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais.

Quer conferir mais informações sobre filmes no processo de ensino e aprendizagem? Então assine nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.