5 de setembro de 2018

Qual a importância da gestão de projetos para uma empresa?

por GEN.N&G

A gestão de projetos tornou-se essencial para qualquer empresa, especialmente com um mercado consumidor tão competitivo. Para buscar melhores resultados, tanto operacionais quanto financeiros, é imprescindível o papel de um gestor de projetos. Mas, afinal, qual é a verdadeira importância da gestão de projetos para uma empresa? Ela é estritamente necessária? O que faz exatamente um gestor? Entenda:
 

A importância da gestão de projetos

 
Com o passar do tempo, as estruturas empresariais tornaram-se mais complexas e exigentes. Ao administrar uma empresa, é essencial sempre buscar o melhor desempenho no mercado, fazendo-a crescer e alcançar o objetivo esperado. Contudo, essa nem sempre é uma tarefa simples: para alcançar resultados significantes, é importante utilizar técnicas, habilidades e bastante conhecimento para montar uma estratégia de sucesso.

É nesse contexto em que a gestão de projetos se encaixa: ao buscar  melhores resultados e aquisição de novos clientes, um gestor de projetos deve utilizar as melhores práticas para alcançar seus objetivos e controlar seus gastos, aplicando o conhecimento necessário para levar à melhoria dos resultados operacionais e financeiros de uma empresa.

É simples entender a importância da gestão de projetos: sua definição envolve aplicação de estratégias, ferramentas e habilidades visando melhorar as atividades de um projeto, eliminar perdas e aumentar as receitas e vendas, diminuindo custos fixos e/ou variáveis.
 

Objetivos da gestão de projetos

 
Para que a sua empresa alcance os objetivos com sucesso, a gestão de projetos é essencial. Tudo deve ser planejado e controlado nos mínimos detalhes. Para que a gestão de projetos seja satisfatória, deve-se definir o tempo, os custos, qualidade e os recursos utilizados, pois só assim o seu propósito será atingido com sucesso.

Qual a importância da gestão de projetos para uma empresa?

Foto: Istock/Getty Images

O principal objetivo é gerenciar, coordenar e corrigir tudo o que acontece dentro da sua empresa, acompanhando todas as etapas. A gestão de projetos é uma das formais mais seguras de investimento: quando realizada de forma eficiente, ela garante resultados exclusivos, fazendo com que o seu negócio se destaque dos demais.

Além disso, o risco do fracasso também é analisado, ajudando a conhecer melhor suas fragilidades e potencialidades. A partir disso, você consegue tomar decisões mais assertivas e pode melhorar seus resultados.

Com a gestão de projetos, os obstáculos operacionais e financeiros são descobertos. Dessa forma,  você pode colocar seu capital onde ele é necessário e maximizar sua eficiência.

Gostou das dicas sobre gestão de projetos? Então não esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.