9 de agosto de 2018

Notas sobre meu novo livro: Manual de Treinamento

por Roberto Kanaane

Recentemente, fiz o lançamento de meu novo livro, com a profa. Sandra Ortigoso, o Manual de Treinamento: como desenvolver programas de capacitação, treinamento e desenvolvimento do potencial humano, pela editora GEN | Atlas.

Nosso foco, ao escrever o livro, é contribuir para a produção do conhecimento em um momento em que o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) deve ser aliado a um comportamento mais humanizado, atentando-se também aos resultados organizacionais.

O livro é destinado, de maneira geral, aos profissionais que atuam como gestores e facilitadores, que precisam ter a competência técnica e humana para gerenciar pessoas.

O livro está subdividido em seis capítulos. No início de cada qual, há um vídeo, que pode ser acessado por meio de QR Code, que apresenta os pontos relevantes do capítulo em questão e uma frase inspiradora para tornar a leitura mais agradável. Ao final de cada capítulo, há também um estudo de caso real e questões para incitar a reflexão do leitor.

O Capítulo 1 aborda as parcerias estratégicas (empresas, CIEE, Sesi, Senai, Sesc, consultorias, universidades) e os impactos na formação e desenvolvimento do potencial humano.

O Capítulo 2 apresenta as tendências e perspectivas na busca de competitividade com base na tecnologia da informação e comunicação. Procuramos oferecer ampla “bagagem” de conteúdos e informações para que o leitor possa tomar as melhores decisões sobre o processo de implantação, gerenciamento e acompanhamento dos projetos voltados à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

O Capítulo 3 busca angariar dados e informações a respeito da gestão do conhecimento, destacando o potencial humano como agente facilitador da eficácia organizacional, estando atento às parcerias universidade/empresa.

O Capítulo 4 salienta, de maneira fundamental, os modelos socioculturais vigentes e os impactos nas competências essenciais, enfatizando o despertar de talentos para a superação dos paradoxos no contexto organizacional. Nossa principal preocupação centrou-se em fornecer elementos para o repensar da postura profissional diante das tendências socioeconômicas e culturais e a necessidade de apropriar-se de condutas e comportamentos compatíveis com as competências demandadas pelo século XXI, possibilitando a transição necessária do conhecimento à sabedoria, visando a interface entre discurso e ação. 

No Capítulo 5, apresentamos os jogos e simulações como recurso facilitador na formação e no desenvolvimento do potencial humano, enfatizando, inclusive, a importância do processo de avaliação de resultados, com ênfase na excelência organizacional. O capítulo subsidiará o leitor na revisão conceitual e prática da dinâmica de grupo em treinamento e desenvolvimento, assim como nas contribuições advindas dos jogos e simulações como estratégias e técnicas relevantes na gestão dos Talentos Humanos. 

O Capítulo 6 integra os conteúdos apresentados no livro e explicita os determinantes do processo de autodesenvolvimento, relacionando-o à aprendizagem coletiva, sem, contudo, perder a interdependência com as variáveis ligadas à inteligência organizacional/corporativa. Buscamos fortalecer as bases da aprendizagem individual e/ou coletiva nas organizações, tendo como foco central o despertar da inteligência organizacional/corporativa sob a perspectiva da inovação e desenvolvimento sustentável.

Tags: , , ,
  • Roberto Kanaane
    Roberto Kanaane

    É psicólogo, pedagogo, mestre em Psicologia Social e doutor em Ciência pela USP. Sócio-diretor da Roka Consultoria em Gestão de Pessoas e Consultor Organizacional. Professor de cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu e MBA em instituições como Fundação Instituto de Administração (FIA/USP), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP). Coordenador do curso Marketing da Qualidade Total da Universidade Mogi das Cruzes, lecionando a disciplina Endomarketing. Professor de pós-graduação em Marketing, na Universidade São Judas,da disciplina Comportamento do Consumidor. Atua em dois programas de mestrado do Centro Tecnológico Paula Souza: Gestão e Tecnologia de Sistemas Produtivos e Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Orientador de mestrandos e doutorandos em renomadas instituições brasileiras. Autor do livro Comportamento humano nas organizações e coautor de Gestão pública e Manual de treinamento e desenvolvimento do potencial humano, publicados pelo GEN | Atlas. Autor de livros publicados pela Saraiva e Elsevier e coautor de Marketing e desenvolvimento de competências, pela Editora Nobel.