31 de julho de 2018

O processo de produção do livro ‘Pesquisa de Marketing’

por Egydio Zanotta

Por motivo de minha formação teórico-prática, sempre entendi que uma publicação, que tivesse por objetivo transmitir conhecimentos sobre pesquisa de marketing, deveria começar com uma abordagem sobre o que vem a ser esse tal de marketing, já que a investigação de mercado se imiscui nessa área de marketing. Em razão disso, nada mais justo do que iniciar o livro Pesquisa de Marketing com o primeiro capítulo sob o título: “Como a pesquisa de mercado se insere na área de marketing”.

Saiba tudo sobre o processo de produção do livro Pesquisa de Marketing

 
Como preâmbulo, gostaria de dizer que o desconhecimento do que seja administração de marketing chega a ser assustador e isso não fica restrito apenas aos administradores de empresas, mas atinge, infelizmente, a classe dos pesquisadores de marketing (sic) e professores de marketing.

Somente para tornar o problema mais agudo, basta dizer que a grande maioria não leu o célebre artigo “Miopia em Marketing”, do professor Theodore Levitt, publicado no início de 1960, na Universidade de Harvard (o texto mais lido no mundo acadêmico mercadológico).

Acrescento também, o que ouvi em uma reunião de professores de marketing de uma Universidade de São Paulo: “como Philip Kotler está fraquinho” – mencionado por dois professores, sendo que um deles foi meu aluno e monitor. Com este devo ter falhado ao transmitir meus conhecimentos de marketing.

Neste momento me pergunto: “como alguém pode operacionalizar ou ensinar pesquisa de marketing, sem conhecer os meandros da área de marketing?”.

Meu livro não descura da teoria, mas dá muita ênfase à prática do negócio de pesquisa de marketing. Para que o leitor tivesse noção de como é realizado um projeto de pesquisa, adotei como critério apresentar cada capítulo, obedecendo a ordem das etapas que perfazem a investigação de marketing. Desta forma, é possível que, quem queira aprender como realizar uma pesquisa de marketing, tenha o suporte necessário para realizá-la, ensiná-la ou consumi-la. Esta é a premissa que norteou a publicação, tal como reza o marketing. “Atender a necessidade do consumidor.”

Livro Pesquisa de Marketing: saiba como foi o processo de produção

Foto: Istock/Getty Images

Nesse primeiro artigo, sobre meu livro Pesquisa de Marketing, cabe ainda um alerta: “ultimamente tem surgido aventureiros – como em todas as profissões – que inventam fórmulas mágicas, sob o título de novas tecnologias, e dizem ser capazes de realizar pesquisas de marketing em pequeno prazo (5 a 7 dias), sem o uso de entrevistadores e tabuladores e quiçás analistas de mercado da área de pesquisa de marketing.

Cuidado com eles, pois a boa pesquisa de marketing exige tempo e introspecção, ou seja, ela deve ser feita de forma artesanal, não açodada e apressada, sob a pena de levar a erro de interpretação e causar sérios prejuízos à empresa que a consome.

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  • Egydio Zanotta

    Graduado em Ciências Econômicas, mestre em Administração de Empresas, com especialização em Marketing, doutor em Ciências Sociais, com ênfase em Pesquisa de Mercado, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Sua trajetória como docente nas áreas de marketing soma mais de 40 anos, na PUC-SP e em outras renomadas instituições, como a FGV-SP. Como consultor do MEC e diretor da IMEP Brasil, instituto de pesquisa de mercado, tem extensa experiência profi ssional, em âmbito nacional e internacional, tanto em pesquisa de marketing quando nas demais áreas do marketing.