17 de agosto de 2018

17 livros que todo estudante de Contabilidade deveria ler

por GEN.N&G

Durante sua trajetória, estudantes e profissionais irão se deparar com inúmeras situações que exigirão conhecimentos teóricos e práticos da profissão. Dessa forma, é possível estabelecer alguns livros de contabilidade, do portfólio do Grupo GEN | Atlas, que auxiliarão estudantes e profissionais a expandir e solidificar seus conhecimentos na área. Confira:

Livros de Contabilidade para estudantes da área

 
1) Contabilidade Básica

17 livros que todo estudante de Contabilidade deveria ler

Esta é uma obra que vai além dos livros destinados ao ensino inicial de Contabilidade. Com uma metodologia moderna e dinâmica, e com linguagem acessível ao aluno iniciante em Contabilidade, o autor apresenta uma visão conjunta dos relatórios contábeis e introduz a matéria de maneira gradativa, despertando o interesse do estudante na aprendizagem da disciplina. Além de apresentar embasamento legal e tributário para o conteúdo, o autor propõe, ao final de cada capítulo, tarefas práticas que ajudam e estimulam o desenvolvimento fora da sala de aula.

2) Contabilidade Empresarial

A 18ª edição foi atualizada de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) expressadas pelos pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e pelas Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). A edição também vem com muitas novidades, incluindo novos exercícios com respostas, vídeos explicativos do conteúdo e acesso gratuito ao Livro de Exercícios.

Esta é uma obra diferenciada, que trabalha além da mecânica de escrituração e da elaboração das demonstrações financeiras: o foco é trazer compreensão dos relatórios contábeis ao leitor. Com a tecnologia disponível para o processamento contábil, é muito mais interessante que o estudante saiba analisar a natureza, o significado e a finalidade dos dados contábeis. E é essa a principal função deste livro.

3) Contabilidade Gerencial

EBITDA: conheça seus usos e implicações práticas

Este livro é resultado da vivência dos autores como professores em cursos de graduação, MBA e educação executiva, e também no ambiente corporativo e na pesquisa acadêmica aplicada. O conteúdo é apresentado integrando dois objetivos: a capacidade de fornecer diagnósticos e o modo de usar as ferramentas para melhoria de desempenho. Destacam-se ainda os seguintes aspectos: é um dos poucos livros que conecta a Contabilidade Financeira à Contabilidade Gerencial, por meio da apresentação das Demonstrações Contábeis e do entendimento dos processos contábeis; a apresentação dos capítulos concentra-se num modelo de diagnóstico financeiro e estratégico; e a linguagem tem como foco a gestão, a fim de priorizar o processo decisório.

4) Manual de Contabilidade Societária

O Manual de Contabilidade Societária, da FIPECAFI e Editora Atlas, está ainda melhor. Esta edição, totalmente atualizada e revisada, manteve a sua essência e continua a ser a mais importante e segura fonte de consulta para contadores, técnicos e estudantes de Contabilidade. Atualizado de acordo com os pronunciamentos do CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis e com as normas internacionais de contabilidade, incluindo o CPC47 – Receita de Contrato com Cliente (IFRS 15) e o CPC 48 – Instrumentos Financeiros (IFRS 9), o livro conta agora com um inovador projeto gráfico.

5) Manual dos Pronunciamentos Contábeis Comentados

Nesta obra, são comentados os 24 principais Pronunciamentos Contábeis do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Com uma grande quantidade de exercícios resolvidos e exemplos práticos, o livro conta ainda com as técnicas instrucionais na sua estrutura para facilitar o entendimento e a aplicação de cada Pronunciamento Contábil. Rico em esquemas gráficos inéditos, além de quadros e resumos, este manual pode ser utilizado por professores, estudantes e profissionais nos mais diferentes níveis de conhecimento e graduações, inclusive nas áreas de Economia e Administração.

6) Manual de Contabilidade Tributária

O Manual de contabilidade tributária chega à sua 9ª edição totalmente renovado, trazendo a integração da complexa legislação tributária brasileira com a contabilidade moderna, adaptada às normas internacionais. Além de apresentar os aspectos mais relevantes dos principais tributos no Brasil, procurando expor a fundamentação legal de cada imposto e de cada contribuição, a obra traz também explicações sobre como fazer os cálculos, por meio dos muitos exemplos numéricos propostos.

7) Contabilidade Tributária

17 livros que todo estudante de Contabilidade deveria ler

A obra está estruturada em quatro partes e são discutidos temas como: a) apuração do IRPJ pelo lucro presumido e regime de caixa; b) tratamento do AVP na apuração do lucro presumido, da base de cálculo estimada e do lucro real; e c) pagamento do valor do imposto em até três cotas trimestrais, entre outros. Livro-texto para a disciplina Contabilidade Tributária dos cursos de graduação e pós-graduação em Contabilidade, Administração e Direito. Livro para profissionais que lidam com tributos e também aos que desejam trabalhar na área.

8) Contabilidade de Custos

Esta obra chega à sua 11ª edição alinhada às Normas Internacionais de Contabilidade, com o texto totalmente voltado à realidade brasileira, uma vez que se debruça em situações típicas observadas no país, seus institutos legais e as condições organizacionais prevalecentes no meio empresarial. Ao tratar dos critérios técnicos, normativos e legais relacionados, por exemplo, à contabilização dos custos de mão de obra e de tributos, o texto refere-se explicitamente às condições brasileiras, destacando os principais aspectos relacionados aos encargos sociais existentes no país e aos dois principais tributos indiretos, o ICMS e o IPI. Finalmente, traz uma avaliação crítica da implantação de sistemas de custos. A partir de uma abordagem realista, foram destacadas as principais barreiras e reações comportamentais às tentativas de implantação e os custos e benefícios dos diferentes sistemas disponíveis.

9) Curso Prático de Contabilidade

Antigamente, não existiam computadores. A contabilidade era feita à mão. Assim, o ato de “fechar o balanço” era parte obrigatória do aprendizado da Contabilidade. Horas e horas eram devotadas a essa “nobre” atividade. Os melhores profissionais eram aqueles que não cometiam erros e que tinham uma boa caligrafia, é claro! Nos dias atuais, o lançamento contábil é feito em computadores, com softwares que podem verificar o total dos débitos e dos créditos a qualquer momento e rapidamente. Ou seja, o ato de “fechar balanço” tornou-se uma tarefa menos importante para um excelente contador. Assim, a proposta desta nova edição de Curso Prático de Contabilidade, agora em um único volume, é ensinar não apenas a fechar o balanço, mas também a interpretar os eventos, analisar os números, verificar o que eles significam.

10) Macroeconomia

Este livro objetiva apresentar de forma clara e didática os principais conceitos e modelos que fazem parte da moderna análise macroeconômica. Foi elaborado por uma equipe de professores da área de economia da USP de São Paulo e de Ribeirão Preto e baseou-se nos programas ministrados nas disciplinas de Teoria Macroeconômica da grande maioria dos centros de graduação do país e solicitados em exames e concursos públicos.

11) Matemática básica

17 livros que todo estudante de Contabilidade deveria ler

Esta obra tem como principal objetivo oferecer uma revisão dos conhecimentos de matemática para os alunos ingressantes no Ensino Superior, apresentando as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de seu raciocínio lógico. Nesta 2ª edição, foram realizadas correções e atualizações nas partes gráficas e nos exercícios para uma abordagem mais atual e usual, de maneira que estimule o estudante. Também foram inseridos novos exercícios e incentivos para o uso de recursos eletrônicos, como calculadoras programáveis e tabelas em Excel.

12) PIS e COFINS

Esta obra é direcionada aos profissionais que atuam no cenário jurídico-tributário brasileiro. Escrita de forma simples e didática e, ao mesmo tempo, com grande profundidade, analisa de modo prático a legislação tributária – muitas vezes considerada complexa. Pêgas consegue, de maneira hábil, compilar e explicar essa legislação tão profusa das arrecadações incidentes sobre o faturamento do contribuinte.

13) Teoria da Contabilidade Financeira

O conteúdo deste livro e sua estrutura originaram-se da experiência acumulada durante muitos anos de discussões nas aulas da disciplina Teoria da Contabilidade do Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCC) do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Consequentemente, trata-se de uma obra valiosa para professores e alunos, e visa contribuir para estudos avançados da teoria da contabilidade financeira em cursos de graduação, bem como ser um guia relevante para docentes e pesquisadores que pretendem conduzir estudos e disciplinas da Teoria da Contabilidade Financeira em cursos de pós-graduação.

14) Orçamento, Contabilidade e Gestão no Setor Público

Resenha: Orçamento, Contabilidade e Gestão no Setor Público

A obra Orçamento, Contabilidade e Gestão no Setor Público é resultado de mais de 25 anos de experiência da autora Diana Vaz Lima como contadora e professora de Contabilidade Pública da Universidade de Brasília (UnB), e que por mais de 10 anos foi membro do Grupo Assessor da Área Pública do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Entendendo que as mudanças na Contabilidade estão diretamente relacionadas com o planejamento e a execução orçamentária e com os instrumentos de gestão utilizados na Administração Pública brasileira, o livro também explora de maneira didática as ações envolvidas desde a elaboração da proposta orçamentária até os instrumentos de controle e de auditoria utilizados, possibilitando que o leitor tenha em mãos um material completo e atualizado.

15) Contabilidade Intermediária em IFRS e CPC

Esta obra foi concebida numa metodologia que contempla exposição teórica, exemplos práticos, casos programados para estudo e suas respectivas resoluções. Tudo isso para promover uma aprendizagem didática da Contabilidade dentro dos padrões das Normas Internacionais de Contabilidade e do Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

16) Contabilidade de Instrumentos Financeiros

A partir da promulgação da Lei 11.638/2007, o Brasil passou a adotar o padrão internacional de contabilidade (IFRS). Desde então, os contadores e usuários da informação financeira têm sido desafiados a compreender melhor os diferentes modelos de negócios em que estão inseridas as organizações, a fim de que possam aplicar de maneira satisfatória os princípios contidos em cada pronunciamento. O IFRS 9/CPC 48, voltado ao tratamento contábil de instrumentos financeiros, traz, também, novos conceitos para a temática, como o reconhecimento da perda de crédito esperada. Dessa forma, este livro torna-se leitura fundamental para os profissionais das áreas de contabilidade e finanças, bem como para estudantes de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) que buscam se aprofundar no tema.

17) Auditoria: abordagem moderna e completa

Escrita em linguagem didática e objetiva, esta obra aborda a metodologia e a prática principalmente em auditoria das demonstrações financeiras. Está voltada para a realidade brasileira, de acordo com a Lei das Sociedades por Ações, e foi atualizada conforme as Leis nos 11.638/2007 e 11.941/2009. Livro-texto para a disciplina Auditoria dos cursos de Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Leitura recomendada para os cursos de atualização e aprimoramento destinados a auditores, contadores, controladores, analistas financeiros e outros profissionais da área.

Quer conhecer mais livros de contabilidade? Então não esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.