10 de agosto de 2018

10 livros de economia que todo estudante deveria ler

por GEN.N&G

Durante sua trajetória, estudantes e profissionais irão se deparar com inúmeras situações que exigirão conhecimentos teóricos e práticos da profissão. Dessa forma, a partir dessa ideia, é possível estabelecer alguns livros de economia, do portfólio do Grupo GEN | Atlas, que auxiliarão estudantes e profissionais a expandir e solidificar seus conhecimentos na área.

Estes são os livros de economia que abordam disciplinas introdutórias do curso, como: Introdução à Economia, Microeconomia, Macroeconomia e Mercado Financeiro e de Capitais. Porém, é importante ressaltar que, não importa o passar dos anos e o avanço das tecnologias, os livros sempre serão os melhores instrumentos para adquirir conhecimento!

No formato físico ou digital, os livros de economia são indispensáveis a qualquer um que deseja entender sobre a área, se inserir no mercado de trabalho, atualizar seus conhecimentos ou, até mesmo, prestar concursos que contenham as disciplinas lecionadas nos cursos de economia.

A partir daí, é possível também, aliar a leitura dos livros teóricos às leituras complementares, que auxiliarão na expansão do conhecimento e da visão sobre essa área.

Confira 10 livros de economia que todo estudante deveria ler:

1) Macroeconomia do desenvolvimento: uma perspectiva Keynesiana

O livro Macroeconomia do desenvolvimento: uma perspectiva Keynesiana trata do crescimento econômico em suas diversas vertentes: do desenvolvimento desigual em nível mundial a uma análise sobre as diferenças entre as economias maduras e as menos desenvolvidas.

2) Macroeconomia

O livro Macroeconomia, em sua 4ª edição, objetiva apresentar de forma clara e didática os principais conceitos e modelos que fazem parte da moderna análise macroeconômica. Foi elaborado por uma equipe de professores da área de economia da USP de São Paulo e de Ribeirão Preto e baseou-se nos programas ministrados nas disciplinas de Teoria Macroeconômica da grande maioria dos centros de graduação do país e solicitados em exames e concursos públicos.

3) Microeconomia

O livro Microeconomia oferece recursos para que o estudante seja capaz de utilizar as diversas ferramentas de análise econômica disponíveis atualmente. Ao longo do livro, são estabelecidas ligações entre as teorias econômicas e eventos da vida cotidiana justamente para orientar o leitor no desenvolvimento de seu raciocínio microeconômico.

4) Matemática Financeira

O livro Matemática Financeira, que está atualizado e ampliado, e na sua 8ª edição, apresenta uma série de conceitos matemáticos aplicados à análise de dados financeiros. São expostos os problemas clássicos da matemática financeira, que estão ligados ao valor do dinheiro no decorrer do tempo (juros e inflação), e como isso é aplicado em empréstimos, investimentos, avaliações financeiras de projetos e na precificação de ações e de derivativos financeiros.

5) Mercado Financeiro

O livro Mercado Financeiro, em sua 14ª edição, oferece uma visão ampla e moderna dos mercados financeiros e de capitais, abordando o funcionamento de suas instituições e operações financeiras e estudando os principais modelos de avaliação dos ativos negociados e de seus riscos.

6) Análise de Riscos

O livro Análise de Riscos, com abordagem clara e o uso de linguagem didática voltada para a mensuração do risco, esta obra fornece informações atualizadas sobre como entender e analisar o Value at Risk de diferentes produtos do mercado. Por meio da utilização de aplicações práticas do mercado brasileiro, o livro contempla o estabelecimento de limites de posição em investimentos para análise dos riscos assumidos e a avaliação do retorno ajustado ao risco.

7) Matemática básica para cursos superiores

O livro Matemática básica para cursos superiores, em sua 2ª edição, oferece uma revisão dos conhecimentos de matemática para os alunos ingressantes no Ensino Superior, apresentando as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de seu raciocínio lógico. Nesta nova edição foram inseridos novos exercícios e incentivos para o uso de recursos digitais, como calculadoras programáveis e tabelas em Excel.

8) Curso de Contabilidade para não contadores

O livro Curso de Contabilidade para não Contadores, em sua 8ª edição, é o primeiro voltado especificamente para disciplinas de Contabilidade dos cursos de graduação que não visam formar contadores, mas sim profissionais que serão usuários da Contabilidade.

9) Curso prático de Contabilidade

O livro Curso Prático de Contabilidade, em sua 2ª edição, por meio de uma linguagem clara e objetiva, visa ensinar a prática de fechamento de balanços, interpretação de eventos contábeis, análise de números e verificação do significado de cada um deles, individualmente ou em conjunto.

10) Estatística

O livro Estatística, publicado anteriormente em dois volumes, está em sua 5ª edição, reimpressa em volume único e com enfoque mais abrangente. Apresenta diversos exemplos de resolução de problemas, com o uso do Microsoft Excel, adequados às variadas áreas do conhecimento que utilizam a base estatística para aplicação dos conceitos.

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.