10 de setembro de 2018

16 livros que todo estudante de Administração deveria ler

por GEN.N&G

Quem faz o curso de Administração de Empresas com certeza precisa estudar muito para ser um bom profissional da área. E os livros são parte essencial desse processo! Pensando nisso, separamos 16 livros do Grupo GEN | Atlas que vão dar uma ajudinha para quem busca aperfeiçoamento e ótimas indicações de livros sobre Administração. Confira nossas sugestões:
 

16 livros sobre Administração que todo estudante da área deveria ler

 
1 – Planejamento Estratégico na Prática

16 livros que todo estudante de administração deveria ler

O planejamento estratégico já foi considerado como um segredo competitivo. Hoje, contudo, é fundamental que ele faça parte de todos os níveis hierárquicos de uma empresa. Somente dessa maneira todos os empregados estarão alinhados para atingir os objetivos da organização. O livro Planejamento Estratégico na Prática apresenta o modelo das Cinco Forças Competitivas de Porter, o Balanced Scorecard, a discussão da relação entre a missão do negócio e a vocação do proprietário, além de trazer particularidades do planejamento estratégico para diferentes tipos de organização, inclusive para as microempresas, ONGs e negócios sociais. É indicado para as disciplinas Planejamento Estratégico, Planejamento Empresarial e Estratégia de Empresas do curso de graduação em Administração de Empresas. Leitura recomendada também para profissionais envolvidos em planejamento e implementação de estratégia empresarial.

2 – Gestão de Relacionamento & Customer Experience

16 livros sobre administração que todo estudante da área deveria ler

Estamos vivendo uma era sem precedentes, na qual a união entre a Gestão do Relacionamento com Clientes e o Customer Experience está modificando o trabalho de milhões de pessoas ao redor do mundo dos mais variados níveis das organizações, desde os CEOs até o time operacional, impondo-lhes o imperativo de adquirir novas competências, metodologias e ferramentas de trabalho. Nesta obra, é dada uma abordagem especial ao conceito e à prática do autor em Customer Journey Mapping (mapeamento da jornada do cliente), que vem conquistando cada vez mais adeptos no mundo todo. Você verá que os modelos de experiência do Cliente, estudos sobre o seu comportamento em redes sociais, nas plataformas de compras on-line, nas centrais de atendimento, nos chatbots, nas lojas físicas e na força de vendas de campo têm revolucionado a forma de se fazer a Gestão do Relacionamento e que, verdadeiramente, trazem a necessidade de maior conhecimento do Cliente como imperativo dos negócios.

3 – Motivação nas Organizações

Como premiar uma equipe? Veja dicas para motivar os colaboradores

O livro Motivação nas Organizações é uma obra de interesse relevante para profissionais de Administração, especialmente da área de Recursos Humanos

A verdadeira e autêntica motivação é um impulso natural das pessoas que consideram o trabalho como fonte de atendimento das expectativas interiores. Mais do que os indivíduos, as organizações precisam contar com colaboradores identificados e motivados pelos objetivos aos quais elas se propõem. A verdadeira satisfação motivacional está ligada às escolhas que cada um faz, atendendo ao referencial de autoidentidade, autoestima e autogerenciamento. Atualizada com a mais recente bibliografia e com pesquisas sobre as últimas tendências pelo mundo, o livro Motivação nas Organizações oferece ao leitor diferentes opções que poderão levá-lo à felicidade na vida pessoal e no trabalho. Entre os livros sobre administração, este torna-se uma obra essencial para profissionais de Administração, especialmente da área de Recursos Humanos. Leitura complementar para os cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Comportamento Organizacional, Administração de Recursos Humanos e Psicologia Aplicada à Administração.

4 – Pesquisa de Marketing

16 livros sobre administração que todo estudante da área deveria ler

Este livro trata do assunto Pesquisa de Marketing de forma prática, tal como se apresenta em um instituto de pesquisa de mercado. Para tanto, o autor fez uma abordagem acompanhando as etapas que perfazem um projeto de investigação de mercado. Em linhas gerais, o livro é uma rota segura para o desenvolvimento de uma consistente pesquisa de marketing. O livro é indicado para as disciplinas de Pesquisa de Marketing dos cursos de graduação em Administração, Comunicação, Publicidade e cursos de Especialização e MBAs. Leitura recomendada para profissionais da área de Pesquisa de Marketing.

5 – Manual de Treinamento

16 livros sobre administração que todo estudante da área deveria ler

Esta obra tem como propósito focalizar, entre outros pontos, a relevância das parcerias estratégicas no momento atual das organizações. Sinaliza indicadores que dão suporte ao processo de desenvolvimento do potencial humano, no que tange a Gestão do Conhecimento, Educação e Universidades Corporativas. Como proposta, apresenta jogos e simulações ancorados nas metodologias ativas de aprendizagem, destacando-se a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). O livro está subdividido em seis capítulos e, em cada um deles, expõe-se um estudo de caso abordando a temática tratada, seguido de questões com as quais o leitor pode refletir sobre as propostas apresentadas no âmbito da Gestão do Conhecimento, sinalizando os processos de Educação Corporativa e Universidade Corporativa.

6 – Clt e Legislação Comparadas

Com a queda da Medida Provisória 808, que sequer foi submetida ao Congresso para aprovação e perdeu validade em 23 de abril de 2018, automaticamente as regras anteriores voltaram a viger. Mesmo perdendo validade, a medida produziu efeitos jurídicos durante o tempo em que esteve vigente, ou seja, de 14 de novembro de 2017 a 22 de abril de 2018. Nesse período, todos os atos praticados pelo empregador com base na MP 808/2017 foram válidos e possuem amparo legal. Entretanto, a partir de 23 de abril de 2018, o empregador precisa ter alguns cuidados para não incorrer em erro de procedimento, se porventura fizer alguma alteração contratual com base nas normas estabelecidas pela referida MP. Atualizada com as Leis nos 13.509/2017 (Garanti as trabalhistas aos adotantes), 13.545/2017 (Suspensão do prazo processual) e 13.660/2018 (Pagamento dos honorários de intérprete judicial – Parte sucumbente), a nova edição traz, ao final, os impactos da Medida Provisória no 808/2017 no período de 14 de novembro de 2017 a 22 de abril de 2018 e o que perde validade com sua queda. Obra indispensável para contadores, advogados, peritos trabalhistas, sindicatos, órgãos de classe, administradores, profissionais de recursos humanos, de gestão e pessoas e da administração de pessoal, estudantes e todos que militam na área do direito trabalhista.

7 – Manual de Prática Trabalhista

16 livros que todo estudante de administração deveria ler

De forma muito prática e objetiva, o autor deste livro orienta como colocar em prática a legislação que rege a relação entre empregador e empregado. Leis, portarias, instruções normativas, resoluções, entre outros, são abordados com extrema clareza. Obra indispensável para as organizações que buscam conduzir as práticas trabalhistas e previdenciárias de maneira a evitar ocorrências na Justiça do Trabalho, o que sempre provoca muitos desgastes e certos custos ao empregador. Manual de consulta indispensável para advogados e profissionais das áreas trabalhista e previdenciária, contadores, administradores de empresas, peritos trabalhistas e estudantes. Recomendado também para sindicatos e órgãos de classe.

8 – Merchandising & Promoção de Vendas

Destinada a quem pretende se atualizar com as últimas tendências do varejo e ser competitivo no mercado de trabalho, esta obra entra no mundo digital discutindo, especificamente, a internet e as redes sociais com base na utilização das ferramentas de merchandising. Com uma linguagem interativa e acessível, relata conceitos modernos empregados no varejo em diversas partes do Brasil e do mundo. Esta obra é altamente indicada para cursos de educação executiva e aperfeiçoamento profissional e também livro-texto para as disciplinas Promoção de Vendas e Merchandising, Marketing de Varejo e Marketing Promocional, em cursos de graduação e pós-graduação.

9 – Administração – Fundamentos da Administração Empreendedora e Competitiva

O livro Administração – Fundamentos da Administração Empreendedora e Competitiva evoca o que de mais atual existe no mundo da Administração, oferecendo aos leitores um mergulho nos fundamentos necessários a uma reflexão construtiva em torno do processo administrativo e, por conseguinte, propiciando a construção de modelos e planos de negócios que decerto são fundamentais a qualquer empreendimento sustentável. Livro-texto para as disciplinas Fundamentos de Administração, Introdução à Administração, Teoria Geral da Administração e Empreendedorismo.

10 – Administração de Vendas

Historicamente, muitas empresas não integraram bem marketing e vendas. Hoje, porém, em uma estratégia bem-sucedida de B2B, a função de marketing é muito bem alinhada com as estratégias comerciais, criando, assim, uma produtiva sinergia. Neste livro, além da visão integrada de marketing e vendas, os autores reconhecem corretamente a importância dos processos e das habilidades fundamentais em vendas. Livro recomendado para profissionais de marketing e vendas e gestores empresariais. Livro-texto para a disciplina Gestão de Vendas de cursos de graduação e pós-graduação.

11 – Administração da Produção

16 livros que todo estudante de administração deveria ler

Estratégica e conceitual, esta obra chega à sua 8ª edição (alinhada à edição inglesa), com o propósito de oferecer ao leitor um caminho lógico por meio das atividades envolvidas pela administração da produção, sempre levando em conta a importância de se obter vantagem competitiva. A administração da produção é de suma importância, por ser responsável pela criação de todos os produtos e serviços dos quais dependemos hoje. Por isso, o objetivo dos autores ao escreverem esta obra é proporcionar um entendimento abrangente tanto dos problemas quanto das técnicas que envolvem a área, ajudando, assim, os leitores a terem não apenas sucesso acadêmico, mas também em sua capacitação para entenderem e aplicarem a administração da produção como um todo. Livro-texto para a disciplina Administração da Produção dos cursos de Administração e Engenharia da Produção. Em virtude de sua abrangência, é recomendado também para as disciplinas Planejamento e Controle da Produção, Estratégia de Manufatura e Administração de Materiais.

12 – Como Elaborar um Plano de Carreira para ser um Profissional bem-Sucedido

Este livro é um convite para que você tire o plano de carreira do campo das ideias e, por meio de uma metodologia prática elaborada pelo autor, possa estruturá-lo e aplicá-lo de maneira eficiente para seu crescimento profissional. Em um mercado de trabalho cada dia mais competitivo e seletivo, esta obra é um guia para que você saia da insegurança e incerteza quanto à definição de seu caminho profissional, tornando-se protagonista de sua própria história, apto a elaborar e aplicar seu plano de carreira e se tornar um profissional de destaque, pronto para competir e ser bem-sucedido. Livro-texto para as disciplinas Plano de Carreira e Administração da Carreira. Leitura complementar para a disciplina Teoria Geral da Administração. É também livro de referência para atualização e reciclagem profissional.

13 – Descrição de Cargos, Salários e Profissões Regulamentadas

O autor deste livro apresenta o conceito e os procedimentos da descrição de cargos, com o objetivo de oferecer aos profissionais ampla lista de descrições de cargo das mais diversas atividades existentes no mercado. Paralelamente a esses conceitos, com relato mais detalhado para orientar futuras descrições, exemplifica como um profissional de Recursos Humanos deve proceder ao descrever cargos. Com o intuito de oferecer aos profissionais que atuam na área embasamento seguro para a prática da legislação trabalhista, este livro também qualifica os conceitos precisos de expressões relativas a salário, definido como um dos maiores atrativos para o empregado. Manual de consulta para profissionais das áreas de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Administração de Pessoal e Segurança e Medicina do Trabalho (Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP).

14 – Gestão de Pessoas – Realidade Atual e Desafios Futuros

16 livros sobre administração que todo estudante da área deveria ler

O objetivo deste livro é cobrir de forma abrangente os temas mais atuais e relevantes da gestão de pessoas, oferecendo ao leitor um retrato da realidade das organizações e sinalizando os desafios de hoje e os que se apresentarão em um futuro próximo. O conteúdo foi organizado para oferecer, de maneira agradável, leve e fácil de absorver, conceitos, informações e reflexões contemporâneas. O livro conta ainda com muitos recursos didáticos, como questões de casos comentadas (para professores), exercícios e videoaulas panorâmicas sobre os temas. Livro-texto para as disciplinas Gestão de Pessoas e Administração de Recursos Humanos dos cursos de graduação em Administração e Contabilidade. Leitura complementar para a disciplina Comportamento Organizacional. Texto para programas de treinamento e desenvolvimento pessoal. Guia de consulta para profissionais envolvidos na gestão de pessoas e todos que estejam pensando ou repensando suas carreiras profissionais.

15 – Administração de Produção e Operações – O essencial

A Administração de Produção e Operações é uma área instigante e que tem mudado bastante nas últimas décadas: tornou-se mais estratégica, à medida que fica cada vez mais claro o seu potencial de contribuição para o desempenho competitivo das organizações em que se insere; ampliou seu escopo de atuação, de exclusivamente fabril, para um escopo que inclui a gestão dos tão importantes serviços – não só em relação às empresas tradicionalmente consideradas “prestadoras de serviços”, mas também em relação às parcelas crescentes de serviços que as empresas manufatureiras têm oferecido aos seus clientes como forma de se diferenciarem da concorrência; entre tantos outros motivos. Livro-texto para as disciplinas Administração da Produção I e Administração da Produção II dos cursos de graduação em Administração, Administração de Produção e Gestão de Operações em programas de MBA e de especialização. Leitura relevante para profissionais das áreas de Produção e Operações, Marketing e Finanças. Literatura de apoio para várias disciplinas de cursos de Engenharia de Produção e de Administração de Empresas, como Administração de Materiais, Planejamento e Controle da Produção, Controle de Qualidade, Gestão de Projetos e Gestão de Serviços.

16 – Psicologia para Administradores

16 livros que todo estudante de administração deveria ler

O autor de Psicologia para Administradores analisa o comportamento humano no ambiente organizacional sob a ótica da Psicologia, sem recorrer à linguagem técnica da área, facilitando o entendimento aos estudiosos e profissionais da área. O objetivo central desta obra é transmitir ao leitor conhecimentos de Psicologia úteis à Administração e à Gestão de Pessoas, capacitando-o, assim, a reconhecer fatores que influenciam o comportamento humano e possibilitando-o a atuar de maneira eficiente na aplicação da Psicologia nas Organizações sob a perspectiva do administrador. Livro-texto para a disciplina Psicologia Aplicada à Administração do curso de Administração e leitura complementar para a disciplina Psicologia Organizacional do curso de Psicologia. Obra de relevante interesse para administradores em geral como fonte de referências e orientação no cotidiano de suas atividades.

Gostou das dicas de livros sobre Administração de Empresas? Então não esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.