24 de setembro de 2018

14 livros para saber mais sobre coaching, treinamento e desenvolvimento pessoal

por GEN.N&G

Se você busca aperfeiçoamento profissional ou é estudante, muitos livros sobre coaching, treinamento e desenvolvimento pessoal podem te auxiliar na construção de uma carreira de sucesso. Confira nossas dicas e conheça diversas leituras voltadas à área de coaching, treinamento e desenvolvimento pessoal:

14 livros sobre coaching, treinamento e desenvolvimento pessoal

 
1 – Coaching, Mentoring e Counseling

14 livros para saber mais sobre coaching, treinamento e desenvolvimento pessoal

Cada vez mais as pessoas buscam investir em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Em paralelo, as empresas precisam consolidar e aperfeiçoar seus níveis de produtividade (individual e global) para que seus processos internos, atividades, negócios, produtos e serviços estejam sempre alinhados com o mercado altamente competitivo.

Este livro oferece a aplicação prática de importantes instrumentos administrativos para que as empresas – e as pessoas – possam fortalecer um processo de orientação profissional eficaz e que apresente resultados positivos para ambos. Coaching, mentoring e counseling traz as origens, particularidades e metodologias para a aplicação de cada um desses instrumentos, fazendo conexão com as questões operacionais, estratégicas e de desenvolvimento de negócios das empresas, bem como das pessoas que compõem os mais diferenciados quadros de colaboradores das organizações.

2 – Manual do Coaching

Com três passos simples – estado atual, estado desejado e plano de ação –, o coaching tem ajudado milhões de pessoas a liberarem o potencial que jamais imaginaram existir dentro de si, levando mães, atletas, professores, médicos, empreendedores, executivos, casais, equipes e outros a resultados e conquistas extraordinários.

Este livro é um guia prático para formação e capacitação em coaching. Conheça a origem, os princípios, os fundamentos, as ferramentas e as competências usadas pelo coach no processo de coaching. Descubra como desenvolver uma carreira como coach ou, se preferir, gerir o seu negócio de coaching, como funcionam as certificações profissionais e muito mais.

3 – Gestão de Pessoas

16 livros sobre administração que todo estudante da área deveria ler

O objetivo deste livro é cobrir de forma abrangente os temas mais atuais e relevantes da gestão de pessoas, oferecendo ao leitor um retrato da realidade das organizações e sinalizando os desafios de hoje e os que se apresentarão em um futuro próximo. O conteúdo foi organizado para oferecer, de maneira agradável, leve e fácil de absorver, conceitos, informações e reflexões contemporâneas. O livro conta ainda com muitos recursos didáticos, como questões de casos comentadas (para professores), exercícios e videoaulas panorâmicas sobre os temas.

4 – O Gestor Eficaz

Os mais de 30 livros escritos por Drucker reúnem três características fundamentais: rigor intelectual, praticidade e profundo conhecimento das tendências administrativas que realmente viriam para ficar. Essas qualidades o tornaram um dos escritores mais lidos em todos os tempos na área de negócios, difundindo como nenhum outro a arte de bem administrar. Drucker foi o precursor daquilo que hoje se convencionou chamar de melhores práticas, muito antes de o termo virar moda, e seus ensinamentos primam pela simplicidade tanto quanto pela eficácia.

Uma de suas obras mais importantes — The Effective Executive, de 1966 — é um dos melhores exemplos disso. Publicada no Brasil em 1990, com o título O Gerente Eficaz, até hoje o livro é um sucesso de vendas, sendo conhecido aqui, e em todo o mundo, como o guia definitivo para a arte de fazer acontecer.

5 – Manual de Treinamento

16 livros sobre administração que todo estudante da área deveria ler

Esta obra tem como propósito focalizar, entre outros pontos, a relevância das parcerias estratégicas no momento atual das organizações. Sinaliza indicadores que dão suporte ao processo de desenvolvimento do potencial humano, no que tange a Gestão do Conhecimento, Educação e Universidades Corporativas. Sua aplicação abrange modalidades educativas presenciais e a distância, tendo como referência a tecnologia da informação e comunicação, disponibilizando alternativas de ação para a excelência das trilhas de aprendizagem. O livro está subdividido em seis capítulos e, em cada um deles, expõe-se um estudo de caso abordando a temática tratada, seguido de questões com as quais o leitor pode refletir sobre as propostas apresentadas no âmbito da Gestão do Conhecimento, sinalizando os processos de Educação Corporativa e Universidade Corporativa.

6 – O Líder Eficaz

As organizações da atualidade ainda são muito administradas, mas pouco lideradas. Para ultrapassar o que muitos chamam de vácuo da liderança, é necessário, antes de mais nada, caracterizar e delinear ações típicas que comprometem a atitude produtiva daqueles líderes verdadeiramente eficazes. O Líder Eficaz surge no momento em que o desafio das forças da mudança parece estar causando pressão sobre executivos e empregados.

Buscando sobreviver, as organizações sentem a necessidade de acompanhar o ritmo e a complexidade do ambiente em que se encontram. Líderes verdadeiros são aqueles que conseguem, em meio a situações turbulentas, determinar com precisão o que deve ser feito e mobilizar os seguidores no caminho da execução dessas transformações.

7 – Como Elaborar um Plano de Carreira para ser um Profissional bem-Sucedido

Este livro é um convite para que você tire o plano de carreira do campo das ideias e, por meio de uma metodologia prática elaborada pelo autor, possa estruturá-lo e aplicá-lo de maneira eficiente para seu crescimento profissional. Em um mercado de trabalho cada dia mais competitivo e seletivo, esta obra é um guia para que você saia da insegurança e incerteza quanto à definição de seu caminho profissional, tornando-se protagonista de sua própria história, apto a elaborar e aplicar seu plano de carreira e se tornar um profissional de destaque, pronto para competir e ser bem-sucedido.

8 – Psicologia Aplicada à Administração de Empresas

Esta edição tem como objetivo atualizar bibliograficamente aqueles assuntos relativos ao ajustamento dos seres humanos à situação de trabalho, uma vez que já é fato consumado o reconhecimento de que as pessoas representam um forte diferencial competitivo entre as organizações na atualidade. Pesquisando, mesmo que superficialmente, material disponível sobre o assunto, percebe-se que o campo da Psicologia Organizacional está constantemente sendo ampliado e enriquecido cada dia mais.  Livro-texto revisto, atualizado e ampliado para a disciplina Psicologia Aplicada à Administração dos cursos de graduação e especialização em Administração de Recursos Humanos.

9 – Empreendedorismo 360º – A Prática na Prática

Guia prático que mostra aos empreendedores, empresários e intraempreendedores as premissas básicas e avançadas do empreendedorismo. Abrange os principais conceitos relacionados ao tema, como os primeiros passos para se tornar um empreendedor, o planejamento do negócio, a necessidade de se construir uma visão e uma missão, as fases de todo o processo, os fatores críticos de sucesso, entre outros. Além disso, propõe exercícios e oferece ferramentas e sugestões de leitura.

10 – Gestão de Carreiras

Desde a primeira edição deste livro, com o título Administração de Carreiras, existe o objetivo de estruturar a discussão sobre carreiras em nossa realidade e cultura. Verifica-se, por exemplo, que planejar a carreira não é natural para o brasileiro nem para o latino-americano em geral, o que nos levou a trabalhar a construção de um projeto profissional em que a pessoa possa assumir o protagonismo de sua carreira, analisando oportunidades oferecidas pela organização onde trabalha ou pelo mercado onde atua ou tem condições de atuar. Leitura recomendada para professores e estudantes de Gestão de Pessoas e para aqueles que estejam pensando ou repensando sua carreira profissional.

11 – Motivação nas Organizações

Como premiar uma equipe? Veja dicas para motivar os colaboradores

O livro Motivação nas Organizações é uma obra de interesse relevante para profissionais de Administração, especialmente da área de Recursos Humanos

A verdadeira e autêntica motivação é um impulso natural das pessoas que consideram o trabalho como fonte de atendimento das expectativas interiores. Mais do que os indivíduos, as organizações precisam contar com colaboradores identificados e motivados pelos objetivos aos quais elas se propõem. A motivação para o trabalho representa uma necessidade única das pessoas. Ela poderá levar cada um ao desencadeamento de um processo que culminará com a felicidade pessoal, e isso só ocorre quando o indivíduo assim o quer e quando as empresas cumprem sua obrigação de ajudá-lo a tanto. Esta é uma obra de interesse relevante para profissionais de Administração, especialmente da área de Recursos Humanos.

12 – Como se Tornar um Executivo de Sucesso e de Valor para as Empresas

Com um conteúdo prático e desafiador, este livro apresenta quatro dimensões de interesse para a vida pessoal e profissional do executivo: a realidade dos executivos de empresas ao longo dos anos; um modelo ideal de atuação dos executivos nas empresas, facilitando suas decisões; as mais importantes capacitações exigidas dos executivos e a elaboração de um plano de aprimoramento profissional; as principais tendências da atuação dos executivos: o que esperar do futuro e como já ir antecipando as ações necessárias.

Livro-texto para as disciplinas Capacitação Profissional, Processo Decisório, Liderança, Atuação dos Executivos nas Empresas e Plano de Carreira dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração, Contabilidade, Economia, Engenharia, Comunicação, Direito, entre outros.

13 – Empreendedorismo Enxuto

Este livro é um verdadeiro manual que abrange temas atuais de forma realista, aproximando tal mentalidade às rotinas do empreendedor. A obra traz para a realidade de startups o conceito lean (enxuto) — originalmente surgido na gestão de uma grande fabricante de automóveis (Toyota) —, já que as técnicas gerenciais tradicionais seriam insuficientes para uma dinâmica de negócio em que reina a incerteza.

Quando o assunto é inovar e se destacar no mercado, esta obra cumpre seu papel de guia, abordando, por exemplo, a reflexão sobre segmentos de clientes, inovação disruptiva, cadeia de valor e desenvolvimento ágil, tudo para possibilitar a iteração, o aprendizado científico e a rápida experimentação necessários para a história de startups de sucesso.

14 – Empreendedorismo Corporativo – Como ser um Empreendedor, Inovar e se Diferenciar na sua Empresa

Em Empreendedorismo Corporativo, empresas e gestores perceberão como os principais conceitos do tema podem ser aplicados nas organizações, qual o papel e de que forma se comporta o empreendedor corporativo, bem como será possível definir estratégias para agir de forma empreendedora. Trata-se, ainda, de um guia de desenvolvimento de ações que conduzirão a um ambiente dinâmico, fomentando a inovação e a busca de novas oportunidades.

Bônus: Curso online de gestão de pessoas

Além dos livros indicados, experimente fazer um curso online! Este curso apresenta os principais processos de recursos humanos. Você estudará o planejamento e estratégia de gestão de pessoas e verá como ocorrem os procedimentos de desenvolvimento, treinamento, recrutamento e seleção de pessoal.

 

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