4 de setembro de 2018

Conheça 7 livros sobre metodologias de ensino inovadoras e criativas

por GEN.N&G

O método de ensino tradicional, com alunos sentados em uma carteira, na sala de aula, ouvindo somente o professor falar, não é mais uma realidade em muitas universidades. De acordo com reportagem do G1, métodos ativos de ensino estão ganhando cada vez mais espaço nas instituições, com novas maneiras de resolver problemas e dificuldades, principalmente nos cursos de medicina. E se você está em busca de diferentes abordagens e métodos de ensino, confira nossa lista com 6 livros sobre metodologias de ensino e comece agora a transformar suas aulas:
 

Livros sobre metodologias de ensino inovadoras e criativas

 
1 -Problem Based Learning – PBL no ensino de Contabilidade

Este livro aborda uma reflexão sobre o ensino da nova geração de contadores, cujas competências a serem desenvolvidas no percurso da universidade, amparadas pelas demandas legais da contabilidade, estão em conformidade com o resultado da aplicação do Problem Based Learning (PBL). Ótima opção para futuros profissionais que se preparam para atuar no mercado, como contadores, controllers, consultores, administradores, auditores, peritos, engenheiros, empreendedores, futuros empresários e gestores. Também pode ser utilizado como leitura complementar para disciplinas nas áreas de Contabilidade e Administração.

2 – Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL)

Conheça 6 livros sobre metodologias de ensino inovadoras e criativas

Para quem procura soluções criativas, este livro tem como objetivo colaborar para a praticidade do ensino na área de negócios e para a efetividade da aprendizagem dentro do seu devido contexto. Cada vez mais, as metodologias ativas de aprendizagem se tornam parte integrante do ambiente educacional e profissional das pessoas, e a grande dificuldade consiste em transformar abordagens conceituais em aprendizado dinâmico e efetivo.

Boa opção para professores de cursos de graduação e pós-graduação,facilitadores e tutores de treinamentos em universidades corporativas, executivos, gestores de instituições de ensino, alunos de cursos de graduação e pós-graduação. Livro altamente recomendado para as disciplinas de Metodologia de Ensino e Didáticas de Ensino.  

3 – Revolucionando a Sala de Aula

Há pouco mais de três décadas, a preocupação com a formação do professor que atua no ensino superior começou a fazer parte das discussões dos estudiosos da Educação. Gradativamente, essa preocupação foi alcançando outras áreas do conhecimento. Em Revolucionando a Sala de Aula, são abordadas 15 técnicas de metodologias ativas de aprendizagem, desde as mais tradicionais, como a aula expositiva e o Seminário, até as técnicas mais contemporâneas na área de negócios, como o Problem-Based Learning (PBL) e o Role-play. Em todas elas, houve a preocupação com o processo de ensino e aprendizagem ativo, tendo professor e aluno como os protagonistas do fenômeno.

Recomendado para professores e profissionais da Educação que tenham como desafio melhorar o nível de aprendizado e motivação dos estudantes em sala de aula. Leitura complementar para as disciplinas Didática e Metodologia do Ensino Superior dos cursos de graduação e pós-graduação.

4- Revolucionando o Desempenho Acadêmico – O Desafio de Isa

Conheça 6 livros sobre metodologias de ensino inovadoras e criativas

Este livro é resultado de diferentes formações e visões que se complementam: educação, administração, economia e contabilidade. Para tornar a leitura mais agradável e envolvente, os autores criaram uma história de vida emocionante e cheia de desafios. Isa, a personagem central dessa narrativa, apresenta suas lutas, enfrentamento de preconceitos, superação e conquistas em busca dos seus sonhos. Nesse enredo são manifestados os desafios das instituições, dos professores e dos estudantes na busca do melhor desempenho acadêmico – tema de grande complexidade que convive dia a dia com os educadores, mas aqui apresentado de maneira objetiva e acessível.

Leitura indicada para para docentes, pós-graduandos e discentes de cursos superiores. Também é recomendado para a formação docente no ensino superior nas diversas áreas do saber. Recomendado como livro-base para discussões sobre o tema desempenho acadêmico nas disciplinas de Metodologia do Ensino Superior, Didática para o Ensino Superior, Formação Docente e Didática, em cursos de especialização, mestrado e doutorado.

5 – Revolucionando a Docência Universitária

Os autores deste livro apresentam conceitos essenciais para a docência, utilizando-se de textos leves e ilustrados por storytellings que abordam questões-chave de cada uma das temáticas apresentadas.

Entre os livros sobre metodologias de ensino, Revolucionando a docência universitária é indicado para as disciplinas Metodologia do Ensino Superior e Didática para o Ensino Superior, em cursos de especialização, mestrado e doutorado. Bibliografia complementar para as disciplinas Tecnologia da Educação, Formação Docente e Didática. Indicado para gestores educacionais e coordenadores de cursos,docentes, pós-graduandos e discentes de cursos superiores, bem como para a formação docente no ensino superior nas diversas áreas do saber.

6 – Didática do Ensino Superior

Conheça 6 livros sobre metodologias de ensino inovadoras e criativas

Ser professor universitário na atualidade requer muito mais do que simplesmente ter domínio da matéria a ser apresentada aos alunos. Portanto, para quem se aventura pelas salas das universidades é preciso saber combinar suas habilidades pessoais com as expectativas dos estudantes e garantir uma aprendizagem agradável e eficiente.

É exatamente este o propósito desta obra, um dos ótimos livros sobre metodologias de ensino: ser ferramenta para o desenvolvimento do profissional na atividade docente, para que ele seja capaz de definir objetivos de aprendizagem, selecionar conteúdos relevantes, escolher as estratégias de ensino mais adequadas e promover uma avaliação que esteja comprometida com a aprendizagem de seus alunos.

Livro-texto para as disciplinas Didática do Ensino Superior, Metodologia do Ensino Superior e Prática do Ensino Superior dos cursos de pós-graduação lato sensu. Leitura de interesse para professores universitários e instrutores de programas de formação e aperfeiçoamento de pessoal de nível superior.

7 – Sala de Aula Invertida

Dar a mesma aula quatro, seis e até oito vezes, em um só dia, para turmas diferentes. Que professor nunca passou por isso? Quem conseguiu manter, em todas as exposições, a mesma energia e entusiasmo? E a aula sempre alcançou os objetivos planejados? A obra Sala de Aula Invertida ajuda a superar esses desafios. A ideia central é que o aluno assista previamente às principais explicações gravadas pelo professor ou estude o material indicado. O encontro presencial passa a ser a oportunidade para esclarecer dúvidas, realizar atividades, trocar conhecimentos e fixar a aprendizagem.

O sucesso da Sala de Aula Invertida na educação básica e superior, em escolas e universidades de diversos países do mundo – incluindo instituições de referência como Harvard e MIT – confirma que esse modelo chegou para revolucionar a relação dos alunos com o conhecimento.

Gostou das dicas de livros sobre metodologias de ensino? Então não esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.