16 de abril de 2018

Matemática Financeira descomplicada na TV Economista

por José Dutra Vieira Sobrinho

Recentemente, concedi uma entrevista à TV Economista, programa sobre economia do Conselho Regional de Economia (Corecon-SP), em que falei sobre o lançamento da 8ª edição do meu livro Matemática Financeira.

Em uma conversa descontraída com o Presidente do CORECON -SP e da OEB, Manuel Enríquez Garcia, pude falar sobre os principais tópicos que compõem o sistema financeiro brasileiro e seus percalços.

Na entrevista apresento de forma simples a importância do valor dinheiro no tempo, retratando o período entre empréstimo e pagamento, sistemas de amortização (Price e SAC), taxa de juros e inflação, desmistificando conceitos financeiros de forma clara. Na entrevista abordo questões polêmicas, como os motivos pelos quais as taxas de juros do Brasil são tão altas, uma das mais elevadas do mundo, e por que os critérios de cálculo utilizados no mercado financeiro brasileiro são tão complicados atualmente.

A minha proposta conceitual é a simplificação desses critérios, a reclassificação dos conceitos de taxas de juros e mudanças radicais nos critérios de cálculo das chamadas “operações de desconto”.

Aproveitei também para dar algumas dicas para a utilização de calculadoras financeiras e algumas diretrizes para realizar os cálculos da maneira mais eficaz, com o intuito de demonstrar que a matemática financeira é uma disciplina simples e de fácil compreensão.

Não deixe de conferir a entrevista completa!

Tags: , , , ,
  • José Dutra Vieira Sobrinho
    José Dutra Vieira Sobrinho

    É graduado em Economia e pós‑graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Atua no mercado financeiro e de capitais desde 1968. Ministra cursos de treinamento e reciclagem profissional em diversas instituições financeiras e em outras empresas. É professor de Matemática Financeira em cursos de pós-graduação do Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER), da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), do IPOG e da Universidade SECOVI. É autor do Manual de Aplicações Financeiras HP-12C, publicado pelo GEN | Atlas.