21 de setembro de 2018

O que é PBL? Entenda o método de Aprendizagem Baseada em Problemas

por GEN.N&G

mostramos aqui no blog uma pequena introdução ao PBL (Problem-Based Learning), ou Aprendizagem Baseada em Problemas. Mas você sabe realmente o que é PBL? Conheça os prós e contras da prática com informações do livro Aprendizagem Baseada em Problemas, do Grupo GEN | Atlas:

O que é PBL?

 
A busca por respostas para as demandas relacionadas encontra no método Problem-based Learning (PBL, ou Aprendizagem Baseada em Problemas) uma possível alternativa muito interessante. Ele tem como foco a aprendizagem ativa, centrada no aluno, por meio do estudo autônomo e da discussão de problemas atuais, relacionados com a disciplina ou com outros contextos sociais, econômicos.

Mas, afinal, o que é PBL? O método traz uma abordagem curricular centrada no aluno que o capacita a realizar pesquisas, integra teoria e prática, além de possibilitar a aplicação de conhecimentos, habilidades e atitudes para o desenvolvimento de uma solução viável para um problema definido. Portanto, é fundamental para o desenvolvimento da metodologia que o problema tenha vínculo com dada realidade (contexto do aluno envolvido), seja complexo, não completamente estruturado, interdisciplinar, e permita a investigação.

Tipo de PBL

 
Quando se fala em maior ou menor complexidade dos problemas escolhidos, as aplicações de PBL podem ter complexidades diferentes. O PBL tem metas educacionais mais específicas e muito diferentes das concebidas habilidades para resolver problemas específicos propostos em currículos e disciplinas. Observa-se que, mesmo havendo um grau de liberdade na escolha dos problemas, estes deverão estar inter-relacionados, isto é, o método tem o aprendizado em uma gama de conhecimentos integrados e estruturados em torno de situações reais/profissionais, e a promoção de habilidades de aprendizagem autônoma e do trabalho em equipe.

Conheça 6 livros sobre metodologias de ensino inovadoras e criativas

Outro mote é que os problemas apresentam também outros atributos diferenciais para a vida profissional, tais como:

– Adaptabilidade às mudanças, a capacidade de solucionar problemas em situações não rotineiras;
– Desenvolvimento criativo e crítico;
– Adoção de métodos sistêmicos e holísticos;
– Responsabilidade com o aprendizado e o aperfeiçoamento contínuos.

Prós e contras da Aprendizagem Baseada em Problemas

 
Os potenciais benefícios do PBL, bem como sua importância e efetividade, difere entre diferentes campos de conhecimento, por exemplo as áreas médica e de gestão de negócios. Especificamente para gestão, deveria ser priorizado o desenvolvimento de competências e de trabalho em grupo, assim como o foco no conhecimento prático e em sua integração, enquanto para a área médica, é mais relevante a retenção do conteúdo e aprendizado de longo prazo, e o desenvolvimento de competências de solução de problemas.

Se os objetivos são diferentes, é possível supor que as estratégias didático-pedagógicas também o sejam. Nesse sentido, a flexibilização é um aspecto fundamental para o sucesso da implementação do PBL nos diferentes contextos acadêmicos.

Embora justifique-se a necessidade de flexibilização do PBL, quanto a estratégias didático-pedagógicas e objetivos de aprendizagem para diferentes áreas de ensino e estágios do curso, entende-se que os princípios são os pilares da abordagem PBL e por isso devem ser compreendidos e aplicados.

O método PBL exige dos estudantes criatividade, liderança, espírito investigativo, relacionamento interpessoal e expressão escrita e oral em muitas etapas. E, apesar deste método ser muito elogiado, parte relevante das críticas ao método do PBL se refere à utilização inadequada, o que reforça a necessidade de um projeto cauteloso e abrangente de implementação.

Em síntese, a estruturação de disciplinas sob o enfoque do PBL requer do professor postura e habilidades distintas daquelas exigidas nas disciplinas com enfoque convencional; elaboração de mecanismos que possibilitem o gerenciamento do processo. e das tensões resultantes da nova dinâmica na aprendizagem dos alunos em sala e extrassala, bem como a capacitação do docente para que haja seu aprimoramento contínuo e, assim, sua prática possa se tornar mais efetiva.

Gostou de saber o que é PBL? Quer entender mais sobre assuntos relacionados à aprendizagem baseada em problemas? Então não esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.