4 de outubro de 2018

7 conselhos de José Carlos Marion para ser um profissional contábil bem-sucedido

por GEN.N&G

Se você está querendo aperfeiçoar seu dia a dia no trabalho, ou é estudante da área de Ciências Contábeis, algumas dicas podem te ajudar a alavancar sua carreira. Quer ser um profissional contábil bem-sucedido? Então confira 7 conselhos de José Carlos Marion, autor do livro Contabilidade Básica, e saiba como se tornar um profissional mais hábil:

7 conselhos de José Carlos Marion para ser um profissional contábil bem-sucedido

 
1 – Valorize a profissão

É a única com desemprego zero; tem 23 áreas de especialização diferentes (veja algumas no item 7); o mercado não tem preconceito de idade para essa profissão (as pessoas acima de 40 anos conseguem trabalho).

2 – Os professores de Contabilidade normalmente são profissionais bem-sucedidos

Aproveite o máximo deles, pergunte, busque conselhos. Dedique-se ao máximo em seu curso. Se você utilizar o trabalho de um professor como consultor, depois do curso, isso vai custar-lhe caro, em média US$ 100,00 por hora.

3 – Busque conhecimento paralelo a seu curso

Marketing contábil (como ter sua marca); conheça pelo menos mais uma língua (de preferência inglês); seja bom na área de informática (domine Internet, softwares contábeis, planilhas eletrônicas, bancos de dados…).

4 –  Seja um pesquisador por excelência

Não aceite apenas receber tudo “mastigado” do professor. Lá na empresa não haverá mais professor e você terá que buscar, descobrir conhecimento. Faça da sua escola um laboratório.

5 – Há áreas de conhecimento que serão decisivas, além da Contabilidade, em seu sucesso profissional

Métodos quantitativos (Matemática e Estatística), disciplinas afins (Administração e Economia), Legislação (Direito) etc. Dedique-se ao máximo.

7 conselhos de José Carlos Marion para ser um profissional contábil bem-sucedido

Estude áreas diferentes da sua – Foto: Istock/Getty Images

6 – Aprenda a ser desinibido, a falar bem

Participe dos seminários (o contador é a pessoa que mais fala para induzir às decisões certas na empresa), manifeste opinião na sala de aula, leia um jornal diariamente e revistas de negócios. Fique atento aos professores que se expressam bem. Use dicionário várias vezes na semana.

7 – O mercado não vê com bons olhos o “clínico geral” (o que sabe de tudo um pouco)

Procure especializar-se, concentrar esforços em uma atividade contábil em que você tenha mais dons (durante o curso, esses dons serão despertados): auditor (interno ou externo), planejador tributário, atuário, carreira acadêmica, concurso público, consultor, investigador de fraudes, empresário contábil, analista (financeiro, de crédito, de investimento), pesquisador contábil, escritor contábil etc.

Anotou tudo? Então comece agora o passo a passo para ser um profissional contábil bem-sucedido!

Quer saber mais sobre como ser um profissional contábil bem-sucedido e outras dicas de contabilidade? Então não esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.