3 de outubro de 2018

Quanto vale um bitcoin? Como funciona? Tire suas dúvidas!

por GEN.N&G

Você sabe quanto vale um bitcoin? Como funciona esse sistema de moeda? Quais as principais transações realizadas com bitcoin? Entenda mais sobre o assunto e tire suas dúvidas em relação a essa tecnologia que trouxe várias mudanças para a economia.

O que é o bitcoin?

 
Segundo dados do G1, bitcoin é uma moeda virtual para transações financeiras, sem que haja uma intermediação de bancos ou autoridades financeiras. Isto é, não existe um “dono” e o sistema é aberto a qualquer um. Mas, o que estabelece o valor dessa moeda? Basta seguir a regra básica da economia: oferta e procura.

No entanto, ao contrário da moeda comum, não há uma obrigação de aceitar a bitcoin como forma de pagamento ou de quitação de dívidas, o que apresenta grande volatilidade. O número de bitcoins em existência é limitado, mas as pessoas querem comprá-la, seja como forma de poupança, com a intenção investir ou para realizar transferências e compras, locais ou internacionais.

A ideia com o bitcoin foi a de replicar as propriedades do dinheiro físico em um ambiente digital. Por isso, essa invenção significa basicamente a “digitalização do dinheiro”.

Quanto vale um bitcoin?

 
Essa é uma pergunta mais complicada, já que existe grande variação no valor da criptomoeda.  Alguns especialistas acreditam que essa moeda tem potencial de variar, em média, 20% durante um intervalo de 24 horas. Portanto, é preciso conferir este valor a todo momento: se você conferiu a cotação ontem, por exemplo, hoje já pode apresentar milhares de reais de diferença.

Uma dúvida recorrente é em relação a como acompanhar essa variação da moeda virtual. Porém, como qualquer ativo do mercado financeiro tradicional, o universo das criptomoedas conta com plataformas gráficas completas. São nelas que investidores e analistas acompanham seu preço, examinam seu histórico e tentam criar padrões de comportamento.

Atualmente, em outubro de 2018, 1 bitcoin equivale a 25.593,42 reais!

Na prática, como usar a criptomoeda?

 
De acordo com informações do G1, basta instalar um software em seu computador ou celular e seguir instruções para criar seu par de chaves criptográficas. Isso lhe dará um “endereço bitcoin”, similar a um número de conta corrente. Em seguida, você adquire bitcoins em algum lugar e fornece seu endereço para recebimento – você pagará por esses bitcoins normalmente, usando um boleto ou cartão de crédito.

Quando for realizar algum pagamento, basta usar o software e fornecer o endereço bitcoin do destino e o valor. Sua transação vai para a rede para ser acomodada em um bloco. Quando esse bloco for finalizado após a loteria de mineração, a transferência está finalizada.

Quanto vale um bitcoin? Como ele funciona? Tire suas dúvidas!

Foto: Istock

É seguro investir em bitcoin?

 
Bitcoins são baseados em uma tecnologia denominada blockchain. O sistema pode ser considerado bastante seguro e robusto, apesar de não depender de nenhuma entidade centralizada, banco central ou instituição financeira. E funciona em uma rede global descentralizada. Essencialmente, no sentido mais amplo, é o dinheiro da internet.

Dica essencial

 
O ideal para quem deseja investir e entender como funcionam as bitcoins, é entender o mercado financeiro e acompanhar diariamente as novidades sobre o tema. Estude, procure conhecer mais sobre as criptomoedas, peça ajuda de consultores. Para investir em moedas virtuais, não basta apenas saber quanto vale um bitcoin, mas entender o funcionamento desse mercado em todos os mínimos detalhes.

Quer saber mais? Então não esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.