3 de setembro de 2018

Resenha: Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL)

por GEN.N&G

Você conhece a metodologia ABP: Aprendizagem Baseada em Problemas? Também conhecida pela sigla PBL (do inglês Problem-Based Learning) é uma abordagem curricular centrada no aluno ou profissional. Um dos principais objetivos dessa metodologia é derrubar as barreiras entre diferentes disciplinas curriculares e utilizar diversas áreas do conhecimento para propor e solucionar problemas. Quer saber mais sobre o assunto? Confira:

O que é Aprendizagem Baseada em Problemas: conheça os objetivos dessa metodologia

 

O livro Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), do Grupo GEN | Atlas, traz com detalhes o contexto dessa metodologia de pesquisa, colaborando para a praticidade do ensino na área de negócios e a efetividade da aprendizagem dentro do seu devido contexto.

A Aprendizagem Baseada em Problemas capacita o aluno ou profissional a realizar pesquisas, a integrar teoria e prática, além de possibilitar a aplicação de conhecimentos, habilidades e atitudes no desenvolvimento de uma solução viável para problemas atuais, relacionados com a disciplina e que estejam inseridos em um determinado contexto social e econômico.

Por que usar o PBL?

 

As metodologias ativas de aprendizagem a cada dia se tornam parte integrante do ambiente profissional e educacional. Porém, a grande dificuldade está em transformar abordagens conceituais em aprendizado dinâmico e efetivo, isto é, transformar a teoria em prática.

Nesse contexto, a Aprendizagem Baseada em Problemas desafia o aluno ou o profissional a buscar as respostas e desenvolver habilidades necessárias para resolver contratempos e adversidades. Porém, a ABP ainda não é aplicada na maioria das instituições, apesar de estar conquistando cada vez mais espaço em escolas e empresas que buscam inovação e criatividade.

No livro, é possível conferir as vantagens do método PBL, além de conhecer os principais conceitos e aplicações, voltado especialmente para a área de negócios.

Vantagens da utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) na educação e mercado profissional:

 

– Focar na área de negócios;

– Atender a diferentes públicos de instituições de ensino;

–  Atender a vários públicos demandantes de uma abordagem prática;

– Proporcionar uma visão geral da abordagem metodológica que permita criar raízes nas instituições;

– Utilizar a metodologia de forma completa ou parcial, imediata ou paulatina;

– Combinar abordagens conceituais, prática e pesquisa.

O livro Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) é recomendado para professores de cursos de graduação e pós-graduação, facilitadores e tutores de treinamentos em universidades corporativas, executivos, gestores de instituições de ensino, alunos de cursos de graduação e pós-graduação. Pode ser utilizado principalmente para as disciplinas de Metodologia de Ensino e Didáticas de Ensino.

Ficha técnica:

Resenha: Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL)

Autor: Fábio Frezatti, Daiana Bragueto Martins, Daniel Magalhães Mucci, Paulo Adeildo Lopes
ISBN
: 9788597017885
Publicação: 20/07/2018
Edição: 1|2018
Formato: 16 X 23
Páginas: 168
Acabamento da capa: Brochura
Peso: 0,30kg
Selo Editorial: Atlas

Gostou das dicas? Então não esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.