11 de setembro de 2018

Resenha: Motivação nas Organizações

por GEN.N&G

Para uma empresa crescer com sucesso, os funcionários precisam estar motivados e com vontade de evoluir. Dessa forma, encontrar maneiras de torná-los mais motivados com o trabalho pode traduzir-se numa melhoria significativa do desempenho do negócio. Mas como aumentar essa motivação? Como fazer com que os funcionários sintam vontade de crescer e se esforçar dentro de uma empresa? O livro Motivação nas Organizações, do Grupo GEN | Atlas, traz dicas essenciais para profissionais da área de Administração, especialmente de Recursos Humanos, ensinando como encontrar soluções e incorporar novas estratégias de motivação em diferentes organizações. Saiba mais sobre a obra:

Motivação nas Organizações: uma mudança necessária

 
No passado, em fins do século XX, tudo o que se esperava dos trabalhadores era que fossem absolutamente obedientes e seguissem à risca as ordens dos superiores. No entanto, hoje o esperado é que sejam criativos para encontrar novas soluções para problemas antigos e mais complicados que surgiram como resultado da globalização e da nova tecnologia em franco desenvolvimento necessária à resolução de problemas de maior especialização.

É preciso incorporar a diretriz de não repetir as mesmas soluções a problemas antigos. Uma vez que já foi comprovado que as pessoas não fazem as mesmas coisas pelas mesmas razões, é o momento de entender melhor por que se busca sentido naquilo que se faz – esse é o principal motivo para a ação. E o livro pode ajudá-lo com essas dicas, principalmente se você busca soluções criativas para motivar os funcionários de uma empresa.

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O livro Motivação nas Organizações é uma obra de interesse relevante para profissionais de Administração, especialmente da área de Recursos Humanos

O uso do termo “motivação”

 
São tantos os usos do termo motivação, que existe grande variedade de conotações diferentes a respeito do seu significado. Algumas vezes, esse uso comporta algo que nada tem a ver com o verdadeiro sentido de seu conteúdo. Por isso, esta nova edição se tornou imperativa, com o objetivo de atualizar a sua perspectiva, o seu conteúdo e ampliar a sua abrangência.

No caso da motivação para o trabalho, muito do seu significado cobre o atendimento das necessidades econômicas voltadas à sobrevivência. Aqui a motivação se transforma em uma explicação cujo verdadeiro valor foi passado para o segundo plano, considerando que não seja necessário estar motivado para trabalhar. Portanto, a motivação passa a ser entendida como se parte do esqueleto social tenha sido fragmentado, bem como a dinâmica tradicional do desenvolvimento dos recursos pessoais e dos pontos fortes de cada um tenha perdido sua razão de existir.

As empresas representadas pelos seus dirigentes aceitam de maneira assertiva que elas existem para cumprir metas e chegar a determinados objetivos que explicam sua sobrevivência. Algumas organizações são negativamente atingidas quando seus trabalhadores as caracterizam como entidades nas quais não há motivação. Os empregados precisam do salário para viver e as empresas, por sua vez, necessitam do envolvimento deles para não desaparecerem.

Sem ligação nenhuma com as promessas de prêmios ou ameaças de punição, o trabalho representa uma fonte de oportunidade com a qual cada um conta para atender não tanto a expectativa de sobrevivência física, mas principalmente àquelas menos palpáveis que são os anseios e o desejo pessoal de identidade. Aqueles que se identificam com seu trabalho estão naturalmente dispostos a produzir, contribuir para o progresso ao fazer dele uma obra útil.

Para quem o livro é indicado?

 
Atualizada com a mais recente bibliografia e com pesquisas sobre as últimas tendências pelo mundo, o livro Motivação nas Organizações oferece ao leitor diferentes opções que poderão levá-lo à felicidade na vida pessoal e no trabalho. Esta é uma obra essencial para profissionais de Administração, especialmente da área de Recursos Humanos. Leitura complementar para os cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Comportamento Organizacional, Administração de Recursos Humanos e Psicologia Aplicada à Administração.

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