11 de outubro de 2018

Saúde e segurança nos ambientes de trabalho

por GEN.N&G

O tema qualidade de vida está presente em todos os setores de produção e em nossa vida pessoal hoje em dia. Os sistemas de avaliação da saúde, segurança nos ambientes de trabalho e da qualidade de vida fazem parte das preocupações da maioria das organizações e por isso deve, também, fazer parte das boas práticas do assistente administrativo.

O livro Manual de Técnicas Administrativas traz amplo resumo dos pontos mais importantes dessas preocupações e aborda como profissionais de qualquer área podem fazer a sua parte, seja na empresa, na comunidade onde a empresa atua e, até, na vida pessoal.

Qualidade de vida no trabalho (QVT)

 
Qualidade de vida no trabalho (QVT) diz respeito às condições de vida dentro do ambiente corporativo. A QVT é o grau de satisfação das necessidades pessoais que o funcionário consegue obter enquanto exerce sua função em qualquer empresa, seja ela pública, privada, industrial ou serviço.

O objetivo principal da QVT é encontrar o ponto de equilíbrio entre o bem-estar do trabalhador e a eficácia e a eficiência da empresa. A qualidade de vida no trabalho é um dos indicadores da saúde organizacional. Por isso, as melhorias de condições do ambiente e da qualidade de vida nas empresas passam necessariamente por melhoria na infraestrutura, na higiene e na segurança dos ambientes de trabalho, assim como nos aspectos psicológicos e sociais.

Exemplos de fatores que afetam a qualidade de vida no trabalho:

 
– Ambiente psicológico e físico de trabalho;
– Satisfação com a função executada;
– Motivação para o exercício da atividade;
– Oportunidade de crescimento;
– Desenvolvimento pessoal;
– Clima organizacional;
– Remuneração justa e adequada;
– Benefícios concedidos;
– Segurança na função;
– Reconhecimento pelo trabalho;
– Feedback das atividades;
– Relacionamento com colegas e superiores;
– Liberdade de decisão e participação;
– Igualdade de oportunidades;

Saúde, medicina e segurança nos ambientes de trabalho

 
Para atender às exigências da legislação e da norma Ohsas 18001 relacionadas aos requisitos legais, as empresas precisam identificar a legislação de saúde ocupacional e segurança do trabalho aplicável ao seu setor, pois ela varia conforme o tipo de produto que produzem, acessar seu respectivo texto atualizado e avaliar periodicamente o atendimento às obrigações decorrentes dessa legislação, de forma documentada.

A Ohsas 18001,2 assim como outras normas de gestão (ISO 14001, SA 8000, ISO 22000, ISO 50001), prescreve o que deve ser gerenciado, mas não indica a forma pela qual esse gerenciamento deve ser promovido, deixando a cargo das empresas definirem a melhor metodologia e estratégia.

Toda metodologia nos diz o que precisamos fazer, mas não diz como fazê-lo. Isso cabe a cada empresa, cada instituição, definir os procedimentos para medicina e segurança do trabalho.

Quais são os benefícios da Ohsas 18001?

 
-Criação das melhores condições de trabalho possíveis na organização;
-Identificação de perigos e definição de controles para gerenciá-los;
-Redução de acidentes e doenças de trabalho, reduzindo custos e inatividade;
-Engajamento e motivação dos funcionários com condições de trabalho melhores e mais seguras;
-Demonstração de conformidade para clientes e fornecedores.

Quer conferir mais informações sobre saúde e segurança nos ambientes de trabalho? Então assine nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.