24 de setembro de 2018

Transição de carreira: como mudar de profissão após os 50 anos

por GEN.N&G

Passar pela transição de carreira não é uma tarefa simples, mas também não precisa ser impossível. É viável fazer transições, inclusive mudanças radicais e práticas. No entanto, após os 50 anos, a empregabilidade pode ficar comprometida, por conta de estereótipos do mercado. É possível fazer uma mudança drástica? Como recomeçar? É viável fazer a transição? Para responder essas e outras perguntas, conversamos com o professor, autor do Grupo GEN | Atlasbusiness advisor Rafael D’Andrea. Confira:
 

Transição de carreira após os 50 anos: é possível?

 
Muitos acreditam que é uma tarefa complicada, mas quando a pessoa, espontaneamente, após determinado tempo de carreira, começa a contemplar a mudança como uma possibilidade real, esse é um momento crucial. “Quando a transição de carreira é espontânea, planejada, o profissional começa a contemplar as mudanças. Geralmente essa vontade de mudar de carreira surge por meio de algum gatilho, algum fenômeno que o leva a pensar ‘esse é o meu limite’, ‘essa foi a gota d’água’. A partir desses fenômenos, outras questões podem surgir: ‘qual é o melhor momento para parar? Como faço para sair bem da minha carreira? O que espero do meu futuro?”, explica Rafael.

Para fazer a transição de carreira após os 50 anos, o indivíduo deve levar em consideração diversos aspectos, que antes poderiam não afetar tanto, mas que após determinado tempo de profissão, tornam-se questões pertinentes. O novo emprego não pode demandar grande esforço físico, como viagens constantes, por exemplo. A família precisa de ajuda financeira? O imóvel que possui já está pago? Há uma boa reserva financeira? Portanto, antes de qualquer mudança, o primeiro passo é o planejamento.

Transição de carreira: como mudar de profissão após os 50 anos

Foto: Istock/Getty Images


 

Como fazer essa transição?

 
De acordo com D’Andrea, o profissional deve avaliar quais suas principais competências e pesquisar em quais áreas ele pode se sair bem, mesmo que não seja no mesmo setor no qual trabalhou anteriormente. “Hoje em dia, o profissional passa por muitas mudanças durante a carreira. Ele precisa avaliar sua capacidade de aprender, de se adaptar a um novo contexto, avaliar quais são as suas habilidades mais fortes e que também podem ser importantes em sua nova ocupação”, diz.

A transição de carreira também pressupõe um nível de risco, pois envolve muitas mudanças. “É necessário pensar em algumas salvaguardas financeiras para que haja o planejamento e a pessoa consiga persistir nesse novo sonho. Para poder insistir, é essencial criar uma ‘rede de segurança’, isto é, ter reservas financeiras, contar com o apoio dos familiares, esperar por um tempo razoável até que tudo esteja nos conformes, já que as dificuldades são difíceis de serem previstas”, aponta o business advisor.

Uma boa dica é sair do emprego anterior com algumas garantias. “Utilize o plano de saúde o quanto puder, guarde a PLR (participação nos lucros e resultados) da empresa e aproveite os benefícios o quanto puder. Os contatos profissionais que você teve ao longo da carreira também serão importantes, principalmente para quem pretende seguir em áreas similares”, esclarece D’Andrea.
 

O que é carreira-bônus?

 
Você já ouviu falar no termo “carreira-bônus?” De acordo com Rafael, ela acontece depois que o principal ‘bloco’ da carreira já passou, os primeiros anos, quando a maioria das pessoas já construiu um legado. Portanto, o que vem depois é um bônus, pois o profissional tem a oportunidade de construir algo a mais, como um prêmio extra. “O termo ‘Carreira-Bônus’ é por sua natureza semelhante a um bônus no fim da carreira, o bônus recebido no final do ano”, exemplifica.

Reinventando-se depois dos 50 anos de idade

Rafael D’Andrea conversa com Agnaldo Lima, do Grupo GEN, sobre transição de carreira.

Quer saber mais sobre transição de carreira? Em breve Rafael D’Andrea lançará, pelo Grupo GEN | Atlas o livro Reinventando-se depois dos 50 anos de idade. Fique de olho nas novidades!  Aproveite e assine nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.