9 de janeiro de 2020

Confira 10 tendências de RH para 2020

por Douglas De Matteu

Recursos humanos estático e monótono é coisa do passado. Cada vez mais o RH tem experimentado mudanças, e elas vêm como reflexo de uma sociedade altamente mutável e veloz. Todos os processos relacionados ao RH estão sendo modernizados, e já é possível vislumbrar as principais tendências dessa área para o próximo ano. Ficou curioso? Conheça 10 tendências de RH para 2020 no texto a seguir!

RH em constante transformação

 

O mundo empresarial está constantemente se transformando, e a área de recursos humanos acompanha essas mudanças, adaptando as novidades aos seus processos. É importante que o profissional de RH esteja sempre atento às novidades do setor, definindo as estratégias mais coerentes e incorporando as melhores práticas da área.

Para auxiliar você, que precisa estar informado sobre o que há de mais recente para o RH, separamos 10 tendências de RH para o ano de 2020:

10 tendências de RH para 2020

 

1. Tecnologia nos processos seletivos: o uso de ferramentas tecnológicas na seleção de candidatos já é uma realidade, e tende a crescer. Cruzamento de dados para analisar perfis ideais é uma aposta, permitindo uma triagem automatizada. E mais: o recrutamento on-line, que já é uma tendência, deve se fortalecer. Portanto, atente-se à tecnologia.

2. People Analytics: na mesma pegada do item anterior, a análise de dados dos colaboradores pode trazer inúmeros benefícios aos processos do RH e à empresa no geral. Redução de turnover, pesquisas de clima organizacional e planejamento de intervenções para otimização de performance são algumas das ações possíveis com People Analytics.

3. Experiência do colaborador: assim como no mercado há o conceito de experiência do usuário, no RH esse conceito está sendo implantado com sucesso. Trata-se de propiciar aos colaboradores uma experiência que vá ao encontro de seus propósitos e valores. Para isso, o RH pode acenar com a possibilidade de home office, horários flexíveis e programas internos de valorização do bem-estar e qualidade de vida.

4. Gamificação: outra estratégia já utilizada com clientes e que permite ótimos resultados com o RH. Essa prática pode ser estimulada tanto em treinamentos quanto em promoções, pois também afere o conhecimento dos colaboradores.

5. Programa personalizado de benefícios: trata-se de flexibilizar os benefícios de acordo com os interesses ou necessidades de cada colaborador. Disponibilizar cursos on-line, vouchers de academia e até de aplicativos de transporte são alguns dos benefícios. Lembre-se: o RH acompanha a sociedade, logo, tem uma ampla gama de opções.

6. Investimento em liderança: a liderança é ponto crucial no crescimento e desenvolvimento de uma equipe. Investir em líderes para que inspirem é o segredo. Estimular e treinar líderes para o desenvolvimento pessoal e humano pode ser a diferença entre uma equipe vencedora e uma equipe problemática.

7. Treinamentos com tecnologia: oferecer aos colaboradores treinamentos on-line, em plataformas digitais, economiza tempo e reduz custos, além da possibilidade de resultados mais rápidos e assertivos.

8. Análise de desempenho digital: mais uma vez, o papel da tecnologia no RH é fundamental. As análises de desempenho serão feitas com ferramentas tecnológicas, que podem ser personalizadas de acordo com o perfil da empresa.

9. Plano de carreira: o profissional pode, se quiser, escolher uma carreira técnica aliada à gestão de pessoas, sem precisar decidir entre um caminho ou outro. Além de mobilizar talentos, é também uma maneira de reduzir o turnover, aproveitando os colaboradores que já estão na empresa.

10. Fortalecimento da marca de boa recrutadora: cuidar da reputação da empresa geralmente é papel das áreas de comunicação e marketing. A novidade é a atenção à reputação de boa recrutadora: aliar o inbound recruiting e gerar um relacionamento com os possíveis candidatos é uma tendência, de modo a despertar o desejo de fazer parte da organização.

Outra tendência forte é o uso crescente de Mentoring e do Coaching para desenvolver lideres e equipes.

O setor de recursos humanos há algum tempo vem se modernizando, para acompanhar a rapidez com que o mercado se transforma. Esse movimento é positivo, pois traz agilidade e assertividade aos processos do RH, além de otimizar o bem-estar dos colaboradores. Agora que você conhece 10 tendências de RH para 2020, o que acha de começar a colocá-las em prática no seu trabalho? Mãos à obra!

FONTE: IA PERFORMA

Mais conteúdo em Manual Completo de Gestão para Formação de Tecnólogos - Conceitos e Práticas

Gostou de saber mais sobre as tendências de RH para 2020? Então aproveite e assine nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Douglas De Matteu
    Douglas De Matteu

    CEO do IAPerforma – Instituto de Alta Performance Humana. Atuante nas áreas de Administração, Marketing, Comercial e Desenvolvimento Humano/Coaching com foco em treinamentos in company, palestras e Coaching. É docente convidado pela Florida Christian University com experiências internacionais (EUA/Japão), também leciona na Fatec de Mogi das Cruzes e em cursos de pós-graduação. Doutor em “Business Administration Ph.D.” e Mestre da “Arts in Coaching”pela FCU – Florida Christian University nos EUA Mestre em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação pela UBC Possui Três Pós graduações: Marketing, EAD – Educação a Distância e Gestão de Pessoas com Coaching. É bacharel em Administração de Empresas e Formado no curso Superior de Formação Específica em Marketing e Promoção de Vendas pela UMC. Professional Coach, Business and Executive Coaching e Master Coach com reconhecimento internacional pela International Association of Coaching Institutes, European Coaching Association. Master Coach Sistêmico pelo Metaforum com reconhecimento internacional pelo ICI (International Association of Coaching Institutes), ECA (European Coaching Association), com Bernd Isert e Sabine Klenke (Alemanha). Coach com Certificação Internacional de Coaching, Mentoring & Holomentoring – ISOR® SOAR Global Institute – SOAR HDT Advanced Certification Program; Coaching Ericksoniano com Jeffrey K. Zeig, Ph.D. Fundador e Diretor da Milton H. Erickson Foundation; Head Trainer – Treinador Comportamental – IFT. Constelador Familiar pelo Metaforum Internacional – Alemanha Membro Sociedade Portuguesa de Coaching Profissional na categoria COACH PROFISSIONAL SÉNIOR Membro do Grupo de Excelência em Gestão de Instituições de Ensino Superior – GEGIES do CRASP. Membro do Grupo de Excelência em Coaching – GEC do CRASP. Possui dupla nacionalidade Brasileira e Portuguesa. Autor do Livro: Acelere o seu sucesso pessoal e profissional.