15 de julho de 2020

12 livros que todos os executivos deveriam ler

por GEN.N&G

Separamos 12 livros para executivos que envolvem diferentes temas: contabilidade, gestão, administração, fundamentos de Direito, coaching e muito mais. Veja nossas sugestões de livros e cursos sobre negócios!

12 livros para executivos que todos deveriam ler!

 

1 – Contabilidade para Executivos

Resenha: Contabilidade para Executivos

Contabilidade empresarial para executivos e gestores. De José Carlos Marion, Adalberto Cardoso e Ricardo Pereira Rios, este livro aborda os conceitos básicos relativos à contabilidade empresarial para auxiliar executivos e gestores em tomadas de decisão.

Com planilha editável de fluxo de caixa para download e videoaulas online, para facilitar estudos e planejamentos, Contabilidade para Executivos está dividido em três partes, que abordam:

• Conceitos de Contabilidade e patrimônio;
• Principais relatórios contábeis para as tomadas de decisão; e
• Resoluções com base nas demonstrações financeiras.

Assista ao vídeo de introdução da obra:

2 – Fundamentos de Direito para Negócios – Instituições de Direito Público e Direito Privado

 

Resenha: Fundamentos de Direito para Negócios

A relação entre Direito e negócio na prática. Fundamentos de Direito para Negócios – Instituições de Direito Público e Direito Privado apresenta resumos esquemáticos e exercícios em todos os capítulos, além de vídeos explicativos para fixação do conteúdo.

Edmar Oliveira Andrade Filho aborda questões práticas que afetam os negócios e a vida das pessoas quando o assunto é Direito nas suas mais diversas áreas (constitucional, administrativo, tributário, ambiental, civil, trabalhista, empresarial, penal, econômico, processual civil e penal). Trata, ainda, de temas essenciais como:

  • estrutura e função do Direito;
  • interpretação e aplicação de normas jurídicas;
  • responsabilidade e sanção;
  • cidadania;
  • empreendedorismo e livre concorrência;
  • pagamento de tributos;
  • cumprimento de obrigações fiscais;
  • órgãos estatais e controle das atividades econômicas;
  • Direito dos consumidores;
  • Direito de família e os negócios.

3 – Fundamentos de Contabilidade para os Negócios – Introdução à Contabilidade

A maioria dos livros do mercado procura ensinar o estudante de contabilidade de um modo tradicional. A linguagem muitas vezes não é simples, muito objetiva e para quem já possui conhecimentos básicos ou nenhum torna-se uma restrição ao aprendizado. Apesar desses livros serem amplamente utilizados em instituições de ensino, poucos colocam a contabilidade e a gestão de negócios interligadas.A informação contábil é gerada para auxiliar a tomada de decisão, e não somente para apresentar demonstrações financeiras.

Alguns livros falham ao não levar ao leitor como a contabilidade é utilizada na gestão das empresas, mais do que isso, como ela está no cerne dos negócios.Com a convergência aos padrões internacionais de contabilidade, o contador precisa entender de negócios, finanças, economia e do funcionamento do mercado. De maneira interligada, até para orientar seus clientes e pensar em soluções para a toma da decisão. Desse modo, o professor que utilizar este livro terá condição de preparar uma aula mais dinâmica e interdisciplinar.

Todo livro didático de contabilidade traz exercícios para praticar, por isso, este livro apresentará discussões que enriquecerão o conhecimento de conhecimento de contabilidade e negócios (para alunos de graduação, pós e profissionais) de maneira interligada, além de exercícios e pequenos casos apresentados no final de cada capítulo para ajudar a fixar o conteúdo.

4 – Como se Tornar um Executivo de Sucesso e de Valor para as Empresas

Com um conteúdo prático e desafiador, este livro apresenta quatro dimensões de interesse para a vida pessoal e profissional do executivo:

• A realidade dos executivos de empresas ao longo dos anos.
• Um modelo ideal de atuação dos executivos nas empresas, facilitando suas decisões.
• As mais importantes capacitações exigidas dos executivos e a elaboração de um plano de aprimoramento profissional.
• As principais tendências da atuação dos executivos: o que esperar do futuro e como já ir antecipando as ações necessárias.

Estruturada em seis capítulos perfeitamente interconectados, a obra foi elaborada respeitando duas premissas:

• Utilização das mais modernas metodologias e técnicas administrativas na apresentação dos diversos assuntos inerentes aos executivos de sucesso e de valor para as empresas.
• Forte abordagem prática, que possibilita a aplicação imediata, com questões para debate, exercícios e casos para uma proposta de solução.

5 – Macroeconomia para Executivos – Teoria e Prática no Brasil

A macroeconomia é um tema árido, com conceitos e debates abstratos e, no entanto, com consequências diretas sobre o ambiente de negócio e a gestão das empresas. Agravando as dificuldades, a grande maioria dos livros-texto sobre macroeconomia usualmente são destinados à formação de especialistas, ou seja, eles complementam uma longa formação em economia, além de usualmente serem traduzidos de livros escritos para outros contextos, com poucos exemplos mais próximos da realidade brasileira e das nossas peculiaridades.

Este livro supre a lacuna entre a relevância do tema e o ensino da macroeconomia conformada à nossa realidade e se destina a gestores e executivos com interesses mais imediatos. Quais os determinantes das variáveis macroeconômicas? Quais as escolhas possíveis dos instrumentos da política econômica e seus impactos na gestão dos negócios? Quais as restrições à gestão pública e as possibilidades e consequências de curto e longo prazo das escolhas adotadas? Quais os seus impactos sobre a produção e a procura pelos produtos produzidos domesticamente? Quais suas implicações sobre o nosso ambiente de negócios?

Trata-se de uma obra que auxilia na compreensão dos dilemas e possibilidades desencadeadas pelas escolhas da política econômica, além de colaborar para a formação de executivos mais informados sobre o entorno e as restrições existentes. Ser simples e exemplificar com o que é nosso em particular, tornando concreto o que parece abstrato, são atributos extremamente meritórios e, para a avaliação do sucesso da empreitada de Cristiane Schmidt e Fabio Giambiagi, basta o contraste com a concorrência.

6 – Contabilidade para Gestores, Analistas e Outros Profissionais

Contabilidade para não contadores. Márcio Luiz Borinelli e Renê Coppe Pimentel apresentam um livro compacto, voltado para quem não é especialista, que contempla todos os tópicos relevantes das principais demonstrações contábeis, com exercícios e questões.

Contabilidade para Gestores, Analistas e Outros Profissionais conta com os seguintes diferenciais:

  • questões discursivas;
  • testes elaborados pelos autores e testes aplicados em provas públicas de concursos e processos seletivos de alto nível;
  • exercício-exemplo baseado em uma empresa fictícia.

Para ilustrar o desenvolvimento de todas as demonstrações contábeis e suas respectivas análises e permitir ao leitor integrar toda a sistemática contábil.

7 – Métricas Para Comunicação de Marketing – Guia Para Executivos Justificarem Campanhas e Gerarem Valor

“Guia prático para avaliação do programa de comunicação de marketing. Os autores utilizaram suas experiências de consultoria e domínio da literatura acadêmica para elaboração de uma abordagem de extremo valor para os executivos de marketing, agências, pesquisadores e outros públicos interessados no uso de dados e análises para otimizar a produtividade de marketing.” – Paul W. Farris, Professor na Darden School of Business, University of Virginia.

“Este livro é uma importante ferramenta para anunciantes, agências e veículos, por disseminar conhecimento através de conceitos sólidos, objetivos e aplicáveis em nosso dia a dia.” – Luís Fernando Monteleone, Diretor de Projetos e Conteúdo, Ogilvy Mather Brasil.

Obra de consulta para profissionais que atuam nas áreas de comunicação, gerenciamento de campanhas, inteligência de mercado e marketing. Leitura recomendada para cursos de Comunicação Social, de Marketing e de Administração que possuem disciplinas ligadas a comunicação de marketing, gestão do composto de marketing ou métricas de marketing.

8 – Gestão da Segurança da Informação – Uma Visão Executiva

Gestão da segurança da informação há muito deixou de ser assunto restrito à tecnologia e se tornou tema obrigatório na pauta de executivos, CIOs e CEOs em reuniões de Conselho de Administração como fator crítico de sucesso e sobrevivência para todo negócio.

Diante desse desafio, o autor, que dedicou mais de uma década ao tema, mostra nesse livro de forma lógica, didática e direta como a gestão de riscos deve ser elaborada eficazmente na adoção de controles físicos, tecnológicos e humanos personalizados e integrados que viabilizem a redução e administração dos riscos, levando empresas a operar em um nível de segurança adequado ao apetite do negócio.

Essa nova edição de Gestão da Segurança da Informação não só responde a questões acerca do por que, quando, onde, o que e como planejar um programa de segurança da informação, como também oferece elementos de compreensão e ferramentas úteis a profissionais envolvidos direta ou indiretamente com a administração de ativos da informação e a todas as pessoas que custodiam informações.

9 – Reinventando-se Depois dos 50 anos de Idade

 

Resenha: Reinventando-se Depois dos 50 Anos de Idade

Nunca é tarde para se reinventar. Apesar da perspectiva, este livro é para quem quer mudar de carreira ou pensa em começar uma outra profissão. Reinventando-se Depois dos 50 Anos de Idade é um guia sobre essa transição e um incentivo ao autoconhecimento.

Com apresentação de casos sobre o tema, Rafael D’Andrea respeita os sentimentos envolvidos em uma transição, traz as estratégias necessárias para a migração e mostra a aventura que é se reinventar. O livro contextualiza e explica a transição de carreira, ajuda profissionais em fase de mudança e também aqueles que pensam em organizar, desde cedo, sua segunda metade de vida.

10 – Você, Eu e os Robôs

 

"Você, eu e os robôs", de Martha Gabriel, está entre os finalistas do 61º Prêmio Jabuti

Foto: Reprodução/Instagram @marthagabriel

 

A revolução digital invadiu o cotidiano das pessoas, que se sentem perdidas e angustiadas com o ritmo frenético das transformações experimentadas diariamente em todas as dimensões da vida: relacionamento, comportamento, educação, profissão, negócios, enfim, tudo!

O conhecimento nos liberta, pois nos capacita para conseguirmos atuar com sucesso neste cenário. Saber lidar com as transformações tecnológicas traz inúmeras novas oportunidades. Por outro lado, aqueles que não conseguem navegar na nova realidade digital enfrentam inúmeros desafios e riscos conforme o mundo se digitaliza.

Como lidar, então, com essas transformações e suas consequências em nossa vida? Este livro de Martha Gabriel foi escrito justamente com o objetivo de responder a essa pergunta — para que qualquer ser humano (independentemente da idade ou formação educacional) consiga entender o que está acontecendo, como aproveitar as possibilidades infinitas que surgem constantemente e saber se proteger dos perigos da era digital.

A primeira do livro parte foca os seres humanos (você e eu) e como a tecnologia digital tem afetado e reconfigurado a humanidade, a sociedade, a existência.

As duas outras partes (robôs / humanos + robôs) levam a discussão para outro patamar, focando as tecnologias reestruturantes do planeta (entre elas, inteligência artificial e robótica), tendências tecnológias e para onde vamos: a fusão entre humanos e tecnologias que tanto nos encanta e, ao mesmo tempo, nos assusta.

O livro é repleto de referências e links para conteúdos externos que o ampliam, como vídeos e outros livros que estendem a discussão.

11 – Empreendedorismo 360º – A Prática na Prática

Um guia prático do empreendedorismo. Das técnicas básicas às mais avançadas, Empreendedorismo 360º – A Prática na Prática, de Jerônimo Mendes, apresenta os principais conceitos relacionados ao tema e oferece exercícios, ferramentas e sugestões de leitura.

Milhares de empresas nascem e morrem todos os dias, pois se baseiam exclusivamente em políticas e práticas de gestão que levam em conta somente o pensamento e a linguagem econômica. Muitas morrem cedo, uma vez que os empreendedores se orientam basicamente por números de produção, vendas e distribuição, sem considerar o fato de que as empresas se assemelham a uma comunidade de seres humanos que fazem negócios para permanecerem vivas.

Este livro identifica e fundamenta os motivos que separam os empreendedores que prosperam daqueles que desistem diante do primeiro obstáculo.

12 – Manual de Empreendedorismo e Gestão: Fundamentos, Estratégias e Dinâmicas

Empreender e gerir uma empresa estão sujeitos a incertezas e riscos. A dinâmica empresarial atual e a complexidade do ambiente, pelas demandas e pelas mudanças, cada vez mais profundas e velozes, apresentam muitos desafios e oportunidades. O empresário tem a responsabilidade de conhecê-los nos fundamentos, enfrentá-los e superá-los, utilizando os meios e as técnicas disponíveis, com equilíbrio entre visão, criatividade, razão, intuição. Ver o que há por trás da lucratividade exige profunda compreensão do contexto global e das condições, qualitativas e quantitativas, que propiciem à empresa condições competitivas favoráveis.

Compreender os limites entre os ideais, a ação e o que é possível, senso aguçado de congruência entre sonhos, objetivos, estratégias, organização, estrutura, metas e planos de ação é necessário. Há pouca margem de erros, notadamente no início, nos fundamentos e dinâmicas de qualquer negócio.

Obra de interesse relevante para empreendedores, empresários-gerentes, consultores e profissionais de quaisquer áreas de formação que necessitem desenvolver ou aprimorar a percepção empreendedora ou entender o contexto da gestão de empresas. Livro-texto para as disciplinas Criação de Empresas (Negócios) e Empreendedorismo do curso de graduação em Administração.

Bônus: cursos online para executivos

 

Trilha de Liderança – Curso Completo

O curso perfeito para grandes líderes! Profissionais de qualquer área precisam se capacitar para construir e liderar equipes de alto desempenho. Pensando nisso, Arnaldo Marion criou um curso que ajuda você a se aperfeiçoar e se tornar um líder de sucesso.

Como manter a motivação da equipe, revolucionar uma organização dentro de uma crise, avaliar corretamente o desempenho e ter um bom clima organizacional? Você é um bom gerente? Constituído por cinco módulos, o curso online Trilha de Liderança aborda assuntos essenciais que abrangem todo esse universo, como: delegação, resolução de problemas e tomadas de decisão, ética, processos e gestão.

Com 40 horas, este curso ainda traz um modelo inédito no Brasil: a gestão 3D, uma proposta do Prof. PhD Jeffrey Moore que visa ampliar a perspectiva do líder para transitar sua equipe (ou organização) de uma cultura de sobrevivência para uma cultura de virtude, que valoriza e projeta pessoas.

Veja mais sobre o curso:

Inteligência Artificial para Negócios

 

No curso Inteligência Artificial para Negócios, de Martha Gabriel, você conhecerá como funcionam as tecnologias aplicadas à IA e como elas podem transformar a sua maneira de negociar.

O conteúdo online, dividido em módulos, foi gravado a partir de um curso presencial da autora, considerada um dos principais pensadores digitais no Brasil, e mostrará as principais tecnologias reestruturantes do planeta, bem como o funcionamento de cada uma delas. Conceitos importantes aplicados à IA serão trabalhados, como machine learning, data mining, deep learning, blockchain, computação quântica, entre outros.

Martha Gabriel explora temas como ambiente digital de negócios, segurança, moral e ética relativos à inteligência artificial e ainda proporciona um panorama sobre o trabalho, as profissões e o mercado de inteligência artificial.

Tendências tecnológicas, como redes neurais, edge computing, robótica, singularidade tecnológica, também estão presentes no curso, que conta com estudos de casos e exemplos atuais da IA aplicada aos mais diversos tipos de negócios. Ao final, a especialista em marketing digital fala sobre as clouds de IA (IBM, Amazon, Microsoft e Google).

Com o curso Inteligência Artificial para Negócios, você entenderá de todas as novas soluções para empresas de todos os tamanhos e terá o conhecimento necessário para tomar decisões assertivas sobre inteligência artificial.

Veja mais com o vídeo a seguir:

newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.