2 de julho de 2020

24 livros que todo administrador precisa ter

por GEN.N&G

Quais são os livros que todo administrador precisa ter? Que obras são fundamentais para a formação de um profissional da área? Para te ajudar, fizemos uma seleção de 24 livros que envolvem estratégia, gestão, economia, marketing, negócios, qualidade, inovação e muito mais. Confira a seguir!

24 livros que todo administrador precisa ter

 

1 – Fundamentos de Direito para Negócios – Instituições de Direito Público e Direito Privado

 

Resenha: Fundamentos de Direito para Negócios

A relação entre Direito e negócio na prática. Fundamentos de Direito para Negócios – Instituições de Direito Público e Direito Privado apresenta resumos esquemáticos e exercícios em todos os capítulos, além de vídeos explicativos para fixação do conteúdo.

Edmar Oliveira Andrade Filho aborda questões práticas que afetam os negócios e a vida das pessoas quando o assunto é Direito nas suas mais diversas áreas (constitucional, administrativo, tributário, ambiental, civil, trabalhista, empresarial, penal, econômico, processual civil e penal). Trata, ainda, de temas essenciais como:

  • estrutura e função do Direito;
  • interpretação e aplicação de normas jurídicas;
  • responsabilidade e sanção;
  • cidadania;
  • empreendedorismo e livre concorrência;
  • pagamento de tributos;
  • cumprimento de obrigações fiscais;
  • órgãos estatais e controle das atividades econômicas;
  • Direito dos consumidores;
  • Direito de família e os negócios.

2- Introdução à Teoria Geral da Administração – Uma Visão Abrangente da Moderna Administração das Organizações

 

Resenha: Introdução à Teoria Geral da Administração

Teoria indispensável à prática administrativa. Introdução à Teoria Geral da Administração – Uma Visão Abrangente da Moderna Administração das Organizações traz as diversas abordagens da área da Administração, suas novas características e seu perfil atual.

Com o intuito de tornar as empresas mais integradas, flexíveis, inovadoras, competitivas e sustentáveis e orientá-las em direção a um futuro de ainda mais sucesso, Idalberto Chiavenato mostra as várias competências que o administrador vem aprendendo ao longo do tempo até hoje, uma época de mudanças disruptivas, aprendizagem organizacional, conhecimento corporativo, flexibilização, inovação, capital intelectual, governança corporativa, competitividade e sustentabilidade, além das relações interativas com uma enorme diversidade de stakeholders.

Este livro ainda traz acesso à Sala de Aula Virtual do professor Idalberto Chiavenato, uma ferramenta que reúne diversos recursos didáticos, como vídeos do autor, textos para reflexão e casos para discussão, além de quizzes, mapas mentais e um glossário interativo.

3 – Ações para a Qualidade

 

Resenha: Ações para a Qualidade

Um instrumento de orientação para a busca de excelência empresarial. O livro Ações para a Qualidade oferece texto fundamental para quem tem a responsabilidade de controlar a qualidade no contexto organizacional e visa à formação integral do administrador.

Marcus Vinicius Rodrigues tem experiência em pesquisa, ensino, consultoria e ação administrativa. Assim, apresenta enfoque técnico, complementar aos estudos teórico-conceituais, e traz os principais instrumentos utilizados na gestão da qualidade provenientes das mais modernas técnicas de administração de empresas.

Ao sintetizar abordagens e ferramentas analíticas orientadas, este livro resulta em uma ferramenta poderosa que auxilia a eficiência e a eficácia de uma associação ou instituição.

4 – Matemática Financeira e suas Aplicações

 

Resenha: Matemática Financeira e Suas Aplicações

O clássico da área está em sua 14ª edição e traz vários materiais suplementares, como respostas dos exercícios propostos e apostila Comandos Básicos nas Calculadoras HP 12C Tradicional, Platinum e Prestige.

A supernovidade desta edição é o acesso gratuito e exclusivo ao curso online Matemática Financeira, ministrado pelo professor Assaf Neto. Você vai pode estudar quando e onde quiser com o maior nome da área no Brasil.

Para aliar o conhecimento teórico ao dia a dia, o livro ainda traz casos práticos que retratam situações reais de diversas empresas e instituições financeiras e também operações praticadas no mercado financeiro.

O autor utiliza os métodos algébricos, Excel e HP 12C e apresenta temas novos:

– Operações de desconto no Brasil;

– Spread bancário;

– Fluxos de caixa indeterminados com crescimento.

5 – Administração de Materiais

 

Resenha: Administração de Materiais

Administração de Materiais na prática. Com base em modernas técnicas de gestão, Paulo Sérgio Gonçalves aborda três áreas críticas de atuação de Administração de Materiais: gestão dos estoques, administração de compras e gestão de centros de distribuição.

Este livro oferece exemplos em planilhas eletrônicas complementados por um amplo conjunto de exercícios propostos e alguns estudos de caso. Além disso, abrange os seguintes temas:

  • contratação de serviços;
  • gestão de estoques por categorias;
  • aplicação de Advance Ship Notice (ASN);
  • aplicação de Vendor Managed Inventory (VMI);
  • tecnologia da informação e Big Data na gestão de materiais;
  • automação – aplicação de realidade aumentada nos centros de distribuição; e
  • uso da inteligência artificial na gestão de estoques no varejo.

6 – Qualidade Total em Serviços – Conceitos, Exercícios, Casos Práticos

 

Resenha: Qualidade Total em Serviços

Marketing com quem sabe. De Alexandre Luzzi Las Casas, Qualidade Total em Serviços — Conceitos, Exercícios, Casos Práticos ajudar empresas a obterem um nível adequado de qualidade na prestação de serviços, com conceitos atualizados e ferramentas modernas.

Esta 7ª edição conta com reformulação na estrutura e inserção de recursos didáticos, como as seções Links, Saiba mais e Fique atento, além de resumos ao final de cada capítulo. Além disso, os casos também foram atualizados, trazendo à tona exemplos de grandes empresas como Disney, Itaú e Imaginarium.

Com linguagem clara e objetiva, este livro apresenta temas como: conceitos de qualidade e tipos de serviços; melhorias e ferramentas de análise; marketing interno e marketing de serviços; treinamento; comunicação; mecanismos de aprimoramento e controle; e implantação do processo de qualidade total.

7 – Redação Empresarial

 

Resenha: Redação Empresarial

Para garantir efetividade e interação na comunicação empresarial. Com técnicas simples de linguagem, este livro traz recursos que levam o leitor à prática da língua portuguesa como meio de comunicação capaz de estabelecer relações empresariais duradouras.

Ao tratar de gêneros administrativos, além de solucionar dúvidas no uso da variedade linguística comum nos escritórios, Redação Empresarial apresenta um conjunto de temas relacionados à aprendizagem de produção textual, abordando especificamente competências comunicativas.

Dividido em três partes: Competência textual e gêneros discursivos, Tipos textuais e critérios de textualização e Variedades linguísticas, este livro traz técnicas que simplificam a linguagem, além de livrá-la dos obstáculos que prejudicam a comunicação.

João Bosco Medeiros organiza o conteúdo considerando os usuários da língua como sujeitos em interação que se valem da língua para agir socialmente.

8 – Inovando no Brasil

 

Inovar é o ponto-chave da sobrevivência no Brasil. Ao descrever os sucessos e os erros do Brasil na economia, este livro apresenta um estudo transparente sobre o crescimento econômico sustentável em países em desenvolvimento, com orientações e inovações.

Inovando no Brasil aborda que o investimento em ciência, tecnologia e inovação é uma saída que pode direcionar o Brasil para fora do atual cenário econômico instável e para um futuro de crescimento e desenvolvimento sustentáveis.

Além disso, este livro oferece um roteiro para encarar os próximos desafios e examina os exemplos de sucesso em ecossistemas de inovação nos Estados Unidos e no Brasil, com orientações como base de apoio para o lançamento de uma nova agenda eficaz de inovação.

9 – Princípios de Economia – Abordagem Didática e Multidisciplinar

 

Resenha: Princípios de Economia

Economia para estudantes. De Márcio Bobik Braga, Princípios de Economia – Abordagem Didática e Multidisciplinar aborda os princípios fundamentais da área e suas aplicações, utilizando exemplos da economia brasileira de maneira simples, prática e didática.

Indicado para alunos que estão iniciando sua jornada no estudo da Economia, este livro trata dos aspectos essenciais de microeconomia e macroeconomia e conceitua a Ciência Econômica, mostrando algumas de suas principais aplicações, métodos e dilemas.

Além disso, este livro contempla assuntos como:

  • Leis de mercado;
  • Conceito de elasticidade;
  • Concorrência perfeita;
  • Monopólio;
  • Oligopólio;
  • Vantagens e imperfeições do mercado;
  • Macroeconomia keynesiana;
  • Mercado monetário e o modelo IS/LM; e
  • Inflação.

Assista ao vídeo a seguir e saiba mais!

10 – Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos – Uma Introdução

 

Resenha: Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

Uma visão global da gestão logística e da cadeia de suprimentos. Com acesso a vídeos de Hamilton Pozo, este livro apresenta, ao final dos capítulos, questões para revisão do aprendizado, estudo de caso para aprofundamento dos assuntos e aplicação prática.

Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos – Uma Introdução oferece uma visão global dos assuntos tratados no ambiente organizacional de produção de bens e serviços, entre eles:

  • Logística e vantagem competitiva
  • Processos e fluxos logísticos reversos
  • Gestão de materiais
  • Transporte e modais
  • Gerenciamento de Gerenciamentos (Supply Chain)
  • Custos

Este livro conta com slides e respostas das questões para professores, além de vídeos do autor.

11 – Administração de Cadeias de Suprimentos e Logística – Integração na Era da Indústria 4.0

 

Resenha: Administração de cadeias de suprimentos e logística

Conceitos e técnicas da administração de cadeias de suprimentos e logística. Com videoaulas exclusivas de Henrique Luiz Corrêa que abordam tópicos importantes do assunto, este livro oferece os principais e mais contemporâneos conceitos e técnicas da área.

Ao trabalhar rigor conceitual, aplicabilidade prática e tendências tecnológicas, Administração de Cadeias de Suprimentos e Logística – Integração na Era da Indústria 4.0 apresenta diversos casos, exemplos e exercícios não apenas em empresas brasileiras, mas também em situações internacionais.

Visando preparar o leitor para os desafios de gerenciar cadeias de suprimentos no mundo globalizado, este livro trata com profundidade e praticidade temas atuais, como Indústria 4.0, gestão de riscos, sustentabilidade, gestão de logística reversa, global sourcing, avaliação de desempenho, gestão de relacionamentos com fornecedores e clientes, coordenação de estoques, análise de processos e gestão de demanda.

12 – Gestão de Crises e Comunicação

 

Resenha: Gestão de Crises e Comunicação

O que gestores e profissionais de Comunicação precisam saber para enfrentar crises corporativas? Com informações e análises sobre como prevenir e gerenciar as crises, este livro é essencial para quem se preocupa com resultados e o futuro das organizações.

Em Gestão de Crises e Comunicação, João José Forni reúne a prática exercida nas áreas pública e privada com um denso e minucioso levantamento bibliográfico. Traz análises críticas das últimas grandes crises corporativas do Brasil e do mundo, incluindo a tragédia da mineradora Vale, em Brumadinho (MG), atentados em escolas, a crise da Volkswagen e acidentes, como o ocorrido no Centro de Treinamento do Flamengo, o incêndio no Museu Nacional e o desastre aéreo com a equipe da Chapecoense.

13 – Gestão e Avaliação da Qualidade – Uma Abordagem Estratégica

 

Resenha: Gestão e Avaliação da Qualidade - Uma Abordagem Estratégica

Uma abordagem estratégica da gestão e avaliação da qualidade. De Edson Pacheco Paladini, este livro apresenta soluções e caminhos para elaborar uma resposta satisfatória ao desafio da sobrevivência da organização nos cenários de crises e transformações.

Mais do que listar e analisar as diferentes noções e os métodos que a experiência prática vem consagrando como os mais apropriados, Gestão e Avaliação da Qualidade – Uma Abordagem Estratégica é uma ferramenta que oferece os recursos necessários para que o leitor aplique os conceitos da qualidade de maneira a transformá-los em diferenciais competitivos para a organização.

Além disso, o livro também discute como selecionar os melhores métodos para ajustar a gestão e a avaliação da qualidade aos princípios da economia compartilhada, aos modelos das Indústrias 4.0 e 5.0 e aos novos modelos de negócio, evitando decisões equivocadas.

14 – Gestão de Marketing 4.0 – Casos, Modelos e Ferramentas

 

Resenha: Gestão de Marketing 4.0

O novo Marketing: para repensar o tradicional. Com uma abordagem que visa ao alcance de resultados, Gestão de Marketing 4.0 – Casos, Modelos e Ferramentas traz um novo olhar sobre o Marketing tradicional com exemplos, estudos de caso e vídeos dos autores.

Como um estímulo para repensar as maneiras de aplicação já consagradas, Edmir Kuazaqui, Helder Haddad e Matheus Matsuda Marangoni tratam de temas relacionados à identificação das oportunidades de mercado, análise do ambiente de negócios, ideias práticas, planejamento para o sucesso, entre outros.

Além de debater conceitos e as premissas, este livro apresenta assuntos atuais, como: pesquisa de mercado; planejamento estratégico; inovação; perfil do profissional desejado pelo mercado; segmentação de mercado e os consumidores 4.0; os 4 Cs do Marketing; canais de distribuição na Era Digital e indicadores de desempenho de Marketing.

15 – ADM por Competências – Você Gestor

 

Resenha: ADM por Competências

Um livro para entender e desempenhar o papel de gestor. Com texto enxuto, Administração por Competências – Você Gestor, de Antonio Cesar Amaru Maximiano, utiliza recursos de comunicação visual para facilitar a leitura e o domínio dos conteúdos abordados.

De acordo com as competências estabelecidas pelo MEC e com formato inovador e extremamente prático, o material traz pílulas de conhecimento em vídeos para cada capítulo.

Este livro permite compreender quais são as competências da Administração e preparar-se para desenvolvê-las: pensamento sistêmico, ideias e teorias sobre as organizações, bases de produção enxuta e gestão da qualidade, além das soft skills para entender as diferenças individuais, a motivação e a satisfação no trabalho.

Outros temas abordados são:

  • Cultura organizacional;
  • Ética, governança e sustentabilidade;
  • Planejamento e gestão estratégica;
  • Controle;
  • Gestão de conflitos;
  • Gestão de processos e projetos, comparando o enfoque preditivo com os métodos ágeis.

Assista ao vídeo a seguir e saiba mais!

16 – Gestão da Qualidade – Teoria e Prática

 

Resenha: Gestão da Qualidade - Teoria e Prática

O livro que estuda um dos conceitos mais importantes no mundo dos negócios. Com mais recursos, textos concisos, imagens, esquemas e diagramas, Gestão da Qualidade — Teoria e Prática traz estratégias inéditas e implementação de ferramentas já consagradas.

Edson Pacheco Paladini analisa os agentes e os ambientes básicos de atuação da Gestão da Qualidade e como os Programas da Qualidade têm sido estruturados e implantados. Além disso, este livro aborda os referenciais, conceitos e estruturas da área e trata de temas vigentes: a relação da Gestão da Qualidade com os modelos da Economia Compartilhada e com as características da Indústria 4.0 e como esse vínculo está se estruturando com a gênese da Indústria 5.0. Como era de se esperar, essa associação com conceitos e metodologias mais recentes está determinando novas prioridades para a Gestão da Qualidade.

Em particular, o autor tem como foco o processo da Gestão da Qualidade, sob uma perspectiva histórica, e analisa a forma como ele foi viabilizado e as conclusões sobre seus acertos e erros.

Todos os assuntos são apresentados por meio de diversos recursos didáticos, para atender ao perfil inovador de estudantes, professores e profissionais.

17 – Marketing de Serviços – Como criar valores e experiências positivas aos clientes

 

Marketing com quem sabe. De Alexandre Luzzi Las Casas e Jéssica Lora Las Casas, esta edição do livro Marketing de Serviços – Como Criar Valores e Experiências Positivas aos Clientes apresenta casos práticos, tópicos e exemplos sobre as tendências da área.

Para acompanhar as mudanças ocorridas, a sétima edição apresenta, ainda, assuntos inéditos: como: Net Promoter Score (NPS), comunicação integrada e customer experience (experiência do cliente).

Por que você deve ler Marketing de Serviços?

Porque o mercado de serviços tem passado por transformações importantes nos últimos anos devido aos avanços tecnológicos. Também houve mudança de foco na comercialização: os serviços tornaram-se prioridade, e os bens passaram a ser valor agregado.

Com isso, é possível afirmar que, atualmente, o mundo gira em torno dos serviços. A criação de experiências positivas ao consumidor é, sem dúvida, o objetivo principal das comercializações contemporâneas.

18 – Administração de Materiais – Uma Abordagem Logística

 

Resenha: Administração de Materiais - Paulo Sérgio Gonçalves

A Administração de Materiais e a logística empresarial. Este livro traz conceitos modernos e as principais funções logísticas na área de Materiais, que começa com o planejamento das necessidades da área e termina com a chegada do produto ao cliente final.

Administração de Materiais — Uma Abordagem Logística preenche uma lacuna na literatura técnica e mostra o avanço e a importância da logística, já que o foco da Administração de Materiais mudou, ficou muito mais amplo e abrangente, e o conceito e a atuação da logística passaram a englobar a Administração de Materiais, os suprimentos e também o Supply Chain.

O livro reúne os principais fundamentos da disciplina e aborda sua importância dentro da empresa. De modo simples e prático, Marco Aurélio Pereira Dias trata de temas como:

• dimensionamento e controle de estoque;

• armazenamento de materiais;

• localização e classificação de materiais;

• administração de compras; e

• distribuição e transporte

19 – Princípios e Métodos para Tomada de Decisão – Enfoque Multicritério

 

Por meio de conceitos e metodologias, Princípios e Métodos para Tomada de Decisão aborda uma técnica que possibilita a estruturação de problemas decisórios de modo a viabilizar sua análise, conduzindo o leitor a soluções recomendadas.

Pioneiro na apresentação do leitor a uma introdução técnica no campo das Ciências da Decisão, conhecido em português como Apoio Multicritério à Decisão (AMD), o livro dos autores Luiz Flavio Autran Gomes e Carlos Francisco Simões Gomes facilita a Tomada de Decisão Gerencial.

Tópicos abordados:

  • Sistemas de Informação (SI).
  • Recursos existentes na Tecnologia de Informação (TI).
  • Método Multicritério.
  • Teoria da Utilidade Multiatributo (MAUT).
  • Teoria dos Conjuntos Aproximativos (TCA).
  • Teoria dos Sistemas.
  • PO Soft.

20 – Administração Estratégica

 

Resenha: Administração Estratégica

Administração estratégica sem complicação. Este livro trata dos conceitos e das aplicações práticas da estratégia para o dia a dia na gestão das organizações, sejam elas públicas ou privadas, além de comentar casos de empresas brasileiras e seus desafios.

Com questões interessantes para pensar sobre os desafios que aparecem a todo momento, o livro Administração Estratégica é coordenado pelos professores Márcio Moutinho Abdalla, Marco Antonio Conejero e Murilo Alvarenga Oliveira e escrito por uma equipe de professores de instituições de referência no país. Sem deixar de lado uma visão estratégica mais ampla, o livro consegue acompanhar os novos modelos de negócios que surgiram com as novas tecnologias.

Recursos didáticos como avaliação de conhecimento, questões para reflexão e para debate e vídeos gravados pelos autores complementam a experiência de aprendizado.

21 – Administração de Processos

 

Resenha: Administração de Processos

 

Avaliação, aperfeiçoamento e administração de processo. O livro Administração de Processos, de Djalma de Pinho Rebouças, oferece o subsídio necessário para impulsionar os negócios, receber os melhores resultados e consolidar a competitividade empresarial.

Fruto da experiência ímpar do autor, o livro trata de temas fundamentais, como, por exemplo: reengenharia de processos, implementação dos processos na empresa, qualidade total na administração de processos e interligação dos processos entre os diversos setores da empresa.

Este livro traz conceitos, metodologias e práticas de mecanismos consolidados que auxiliarão os administradores na gestão de processos.

22 – Curso de Administração Financeira

 

Resenha: Curso de Administração Financeira

Tudo o que você precisa saber sobre administração financeira. O livro Curso de Administração Financeira é ideal para a melhor tomada de decisão financeira e ainda apresenta ilustrações dos instrumentos financeiros por meio de exercícios e casos práticos.

De Alexandre Assaf Neto, o livro explica os fundamentos de Finanças Corporativas inseridas no ambiente econômico atual, cobrindo todas as decisões financeiras da empresa moderna, e aborda temas fundamentais, como: decisões financeiras, sustentabilidade e responsabilidade social, objetivos da empresa, mercados financeiros, formação dos juros, avaliação de ações e títulos de renda fixa, como as empresas decidem seus investimentos, estratégias e direcionadores de valor, análise do endividamento das empresas, riscos de mercado, uso de derivativos na gestão de risco, avaliação de empresas e medidas de valor.

23 – Administração

 

Resenha: Administração - Djalma Rebouças de Oliveira

Com um conteúdo prático e elevada sustentação conceitual, este livro apresenta a importância e a aplicação da administração por meio da análise da evolução do pensamento administrativo, ou seja, do que os estudiosos da área têm proporcionado para que você seja um administrador de sucesso que gere valor para as empresas em que trabalha.

Como interessante diferencial, este livro traz uma forte interligação entre os ensinamentos apresentados e o processo de elaboração do seu plano de carreira como administrador, consolidando importante nível motivacional no aprendizado dos diversos assuntos administrativos que você aplicará em suas atividades profissionais e pessoais.

24 – Contabilidade para Executivos

 

Resenha: Contabilidade para Executivos

Contabilidade empresarial para executivos e gestores. De José Carlos Marion, Adalberto Cardoso e Ricardo Pereira Rios, este livro aborda os conceitos básicos relativos à contabilidade empresarial para auxiliar executivos e gestores em tomadas de decisão.

Com planilha editável de fluxo de caixa para download e videoaulas online, para facilitar estudos e planejamentos, Contabilidade para Executivos está dividido em três partes, que abordam:

• Conceitos de Contabilidade e patrimônio;

• Principais relatórios contábeis para as tomadas de decisão; e

• Resoluções com base nas demonstrações financeiras.

Assista ao vídeo a seguir para ver mais detalhes!

newsletter

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.