7 de junho de 2019

6 livros para estudar Contabilidade Geral

por GEN.N&G

Para quem está à procura de livros importantes e essenciais para o ramo das Ciências Contábeis, selecionamos 6 livros para estudar Contabilidade Geral. São obras introdutórias e imprescindíveis para quem estuda ou trabalha na área! Confira nossas sugestões e comece agora mesmo os estudos:

6 livros para estudar Contabilidade Geral

 

1 – Manual de Contabilidade Básica – Contabilidade Introdutória e Intermediária

 
Manual de Contabilidade Básica: Contabilidade Introdutória e Intermediária busca apresentar a Contabilidade Básica com equilíbrio entre teoria e prática.

Na Parte I, apresenta os conceitos básicos, a estrutura e a metodologia operacional da Contabilidade. Dado seu caráter introdutório, nesta etapa os enfoques conceituais são mais expressivos.

Na Parte II, apresenta exame de todos os grupos do Balanço Patrimonial, incluindo estudo específico das principais contas das Demonstrações Financeiras. São desenvolvidos também os aspectos práticos mais significativos da Contabilidade, formando um manual de Contabilidade Introdutória.

A Parte III está reservada para a apresentação das Demonstrações Financeiras Básicas e das Demonstrações Financeiras Complementares, como a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados e a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, com exemplos numéricos integrados que permitem, a partir dos principais eventos econômicos, estruturar todas as Demonstrações Contábeis obrigatórias.

2 – Contabilidade Básica

 
17 livros que todo estudante de Contabilidade deveria ler

Esta é uma obra que vai além dos livros destinados ao ensino inicial de Contabilidade. Com uma metodologia moderna e dinâmica, e com linguagem acessível ao aluno iniciante em Contabilidade, o autor apresenta uma visão conjunta dos relatórios contábeis e introduz a matéria de maneira gradativa, despertando o interesse do estudante na aprendizagem da disciplina.

Além de apresentar embasamento legal e tributário para o conteúdo, o autor propõe, ao final de cada capítulo, tarefas práticas que ajudam e estimulam o desenvolvimento fora da sala de aula. Finalmente, esta edição foi atualizada considerando as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) por meio dos pronunciamentos do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) e das Resoluções e Normas do CFC (Conselho Federal de Contabilidade).

3 – Fundamentos da Contabilidade

 

Foi em 2010 que a contabilidade brasileira iniciou o processo de convergência aos padrões internacionais, mas até hoje os desafios para implementar as normas do IASB são constantes. É necessário que o contador brasileiro mude sua postura e seu pensamento. O livro Fundamentos de Contabilidade, de Mara Jane Contrera Malacida, Marina Mitiyo Yamamoto e João Domiraci Paccez, é um livro atualizado, indicado para auxiliar nessa tarefa de quem precisa dominar os princípios básicos da contabilidade adaptados à nova realidade brasileira.

A 2ª edição do Fundamentos da Contabilidade tem como novidade a inclusão de um capítulo dedicado às operações de arrendamento, além da inserção de novos exercícios e testes, sempre com a finalidade de oferecer ao leitor uma obra atual, com linguagem simples e didática.

4 – Curso Prático de Contabilidade – Analítico e Didático

 
Antigamente, não existiam computadores. A contabilidade era feita à mão. Assim, o ato de “fechar o balanço” era parte obrigatória do aprendizado da Contabilidade. Horas e horas eram devotadas a essa “nobre” atividade. Os melhores profissionais eram aqueles que não cometiam erros e que tinham uma boa caligrafia, é claro! Nos dias atuais, o lançamento contábil é feito em computadores, com softwares que podem verificar o total dos débitos e dos créditos a qualquer momento e rapidamente. Ou seja, o ato de “fechar balanço” tornou-se uma tarefa menos importante para um excelente contador.

Assim, a proposta desta nova edição de Curso Prático de Contabilidade, agora em um único volume, é ensinar não apenas a fechar o balanço, mas também a interpretar os eventos, analisar os números, verificar o que eles significam.

A preocupação dos autores foi usar uma linguagem clara, direta e objetiva, sem deixar de lado o rigor dos conceitos e do conteúdo. Por isso, adotaram recursos didáticos com o objetivo de ajudar o estudante na fixação do conteúdo estudado, buscando tornar o aprendizado mais lúdico e fácil.

5 – Contabilidade Introdutória – Livro-texto

 
50 anos de excelência no ensino da Contabilidade. O livro Contabilidade Introdutória, escrito por professores da FEA-USP, sob coordenação de Sérgio de Iudícibus, e revisado por Eliseu Martins, é um clássico totalmente renovado, mas com a essência mantida.

Com projeto gráfico reformulado, a nova edição traz novos exercícios validados durante anos pelos autores na FEA-USP, utiliza terminologias modernas de acordo com as normas internacionais de Contabilidade.

Uma edição, de fato, digna da tradição deste que é um dos livros mais conceituados da Contabilidade. O livro de exercícios contém o que há de melhor para treinar o conteúdo aprendido. Veja aqui!

Resenha: Contabilidade Introdutória

6 – Contabilidade Introdutória – Livro de Exercícios

 
Para mergulhar no mundo da Contabilidade com segurança. Clássico, o livro Contabilidade Introdutória — Livro de Exercícios traz novos exercícios e projeto gráfico moderno e atualizado, além de estar de acordo com as normas internacionais de Contabilidade.

Desenvolvido pelos renomados autores da FEA-USP, sob a coordenação do professor Sérgio de Iudícibus, e revisado pelo professor Eliseu Martins, a 12ª edição comemora 50 anos da publicação com os melhores exercícios para treinar o conteúdo aprendido no livro-texto.

Conheça o livro-texto aqui.

 

Gostou das dicas de livros para estudar Contabilidade Geral? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.