20 de julho de 2020

9 livros sobre IFRS para entender tudo sobre o tema

por GEN.N&G

As IFRS (International Financial Reporting Standards) são um conjunto de normas internacionais de contabilidade, emitidas e revisadas pelo IASB (International Accounting Standards Board). O objetivo das IFRS são uniformizar os procedimentos contábeis, para que todos tenham acesso à estrutura conceitual e interpretação das demonstrações financeiras. Para te ajudar a entender mais sobre o tema, selecionamos 9 livros sobre IFRS e um curso completo, todos estruturados de acordo com as normas do CPC. Quer saber mais? Continue a leitura!

9 livros sobre IFRS para entender tudo sobre o tema

 

1 – Análise das Demonstrações Contábeis em IFRS e CPC

 

Análise das Demonstrações Contábeis em IFRS e CPC, de Marcelo Cavalcanti Almeida, é um livro moderno, estruturado de acordo com as Normas Contábeis do CPC. O livro contém indicadores que atendem ao Exame de Suficiência do CRC.

Escrito em linguagem didática, aborda temas como:

  • Panorama geral da análise;
  • Balanço patrimonial;
  • Avaliação de ativos e passivos;
  • Índices (liquidez, endividamento, rentabilidade, rotatividade);
  • Demonstração dos fluxos de caixa; entre outros.

O livro conta ainda com questões resolvidas do exame de suficiência do CRC, muitos exemplos práticos, exercícios resolvidos, gráficos ilustrativos e resumo gerencial ao final de cada capítulo. Além disso, slides de apresentação e exercícios com as resoluções são disponibilizados aos professores.

2 – Contabilidade Intermediária IFRS e CPC

 
Esta obra foi concebida numa metodologia que contempla exposição teórica, exemplos práticos, casos programados para estudo e suas respectivas resoluções. Tudo isso para promover uma aprendizagem didática da Contabilidade dentro dos padrões das Normas Internacionais de Contabilidade e do Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

Livro indicado para a disciplina Contabilidade Intermediária dos cursos de graduação e pós-graduação em Contabilidade.

3 – Contabilidade Avançada em IFRS e CPC

 
Contabilidade avançada em IFRS e CPC

Um conteúdo prático e didático de Contabilidade avançada. Contabilidade Avançada em IFRS e CPC apresenta mais de 290 exemplos, exercícios e resoluções, dentro dos padrões das Normas Internacionais de Contabilidade e do Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

Marcelo Cavalcanti Almeida trata da combinação de negócios, da consolidação, da incorporação, da fusão, da cisão, das demonstrações combinadas, das informações financeiras Pro Forma e oferece notas explicativas.

4 – Contabilidade Introdutória em IFRS e CPC

 
Esta obra foi concebida numa metodologia que contempla exposição teórica, exemplos práticos, casos programados para estudo e suas respectivas resoluções. Tudo isso para promover uma aprendizagem didática da Contabilidade dentro dos padrões das Normas Internacionais de Contabilidade e do Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

Livro indicado para a disciplina Contabilidade Introdutória dos cursos de graduação e pós-graduação em Contabilidade e Administração. Leitura indicada para contadores, auditores, controllers e demais profissionais que necessitam tomar decisões baseadas na Contabilidade.

5 – Iniciação à Contabilidade IFRS e CPC – Facilitada e Sistematizada

 
Esta obra foi elaborada de acordo com as normas contábeis emanadas das IFRS/CPC, em linha com as modificações introduzidas na Lei Societária Brasileira (Lei nº 6.404/1976) pelas Leis nºs 11.638/2007 e 11.941/2009 no processo de adoção das Normas Internacionais de Contabilidade produzidas pelo IASB.

O autor optou por estruturar a obra com um conjunto simplificado de demonstrações contábeis, explicado de forma gerencial, para depois apresentar de forma didática e detalhada os procedimentos para elaboração desses relatórios (Escola Contábil Americana). Para isso, utilizou a seguinte metodologia:

• Ênfase nas duas principais demonstrações contábeis: o balanço patrimonial e a demonstração do resultado.
• Assuntos relevantes têm as palavras destacadas em letras maiúsculas e/ou em negrito.
• A sequência dos capítulos acompanha as demonstrações contábeis.
• Ao final de cada capítulo há exercícios programados. As resoluções dos exercícios encontram-se no final do livro.

Texto-base para as disciplinas de Iniciação à Contabilidade, Contabilidade Introdutória, Contabilidade Básica e Contabilidade Geral, dos cursos de Administração, Contabilidade, Economia e Engenharia, bem como para outros cursos superiores que contemplem noções de Contabilidade como disciplina obrigatória ou opcional.

6 – Novas Mudanças Contábeis nas IFRS

 
Perdido com as novidades e normas contábeis? Este livro apresenta os novos pronunciamentos, bem como os seus desdobramentos: IFRS 9 — Instrumentos financeiros, IFRS 15 — Receita de contratos com clientes e IFRS 16 — Operações de arrendamento mercantil.

Esses novos pronunciamentos, do International Accounting Standards Board (IASB), afetam consideravelmente as demonstrações contábeis de quase todas as empresas quanto a assuntos como: classificação e avaliação de ativos e passivos financeiros, derivativos; instrumentos financeiros; impairment; hedge; nova metodologia de reconhecimento da receita; arrendamento; venda e leaseback.

Existem muitas modificações de tratamento contábil, como também normatização de diversas operações que não eram abordadas ou eram tratadas superficialmente pelos antigos pronunciamentos contábeis, o que requer uma fonte de consulta completa como o livro Novas Mudanças de Contábeis na IFRS, de Marcelo Almeida.

7 – IFRS no Brasil: Temas Avançados Abordados por meio de Casos Reais

 
Este livro foi desenvolvido com o intuito de contribuir para uma discussão amadurecida acerca do propósito das IFRS, conjuntamente à forma como esse ordenamento contábil vem sendo empregado por companhias que publicam suas demonstrações contábeis em domicílio nacional. O conteúdo desenvolvido não se esquiva das discussões áridas relativas aos assuntos selecionados, contudo não tem a pretensão de apontar acertos ou equívocos nos casos escolhidos. A intenção dos autores reside no didatismo de se apresentar fragmentos teóricos conciliados a uma abordagem prática.

Obra de relevante interesse para analistas de mercado e investidores, bem como para profissionais de outras áreas que tenham interesse em aprender ou se autodesenvolver em IFRS. Leitura complementar para a disciplina Contabilidade Internacional dos cursos de graduação e de pós-graduação em Ciências Contábeis, Economia, Administração de Empresas e Comércio Exterior.

8 – Regulamentação fiscal das normas contábeis do IFRS e CPC: Lei nº 12.973/14

 
A adoção dos IFRS no Brasil ocorreu em duas etapas. A primeira em 2008 e a segunda em 2010. Na primeira etapa, foram feitas diversas alterações na lei societária brasileira (Lei nº 6.404/76) através da Lei nº 11.638/07 e da Lei nº 11.941/09 (inicialmente como medida provisória que posteriormente foi convertida em lei).

Do ponto de vista fiscal, o Governo Federal estabeleceu um regime transitório de tributação denominado RTT, com o objetivo de neutralizar os efeitos tributários decorrentes da adoção das práticas contábeis internacionais. Com o intuito de regulamentar de forma definitiva os aspectos fiscais decorrentes da adoção dos IFRS, o Governo Federal publicou a MP nº 627/13, convertida na Lei nº 12.973/14, a qual, além de promover a revogação do RTT, introduziu amplas alterações nas regras fiscais.

Esta obra trata da regulamentação fiscal das normas contábeis do IFRS e CPC, pela Lei nº 12.973/14, abordando os aspectos contábeis e fiscais. Ao longo do livro, os autores demonstram os aspectos contábeis das transações, com exemplos práticos, e os respectivos reflexos nas contas de resultado e patrimoniais, bem como o tratamento fiscal estabelecido na Lei nº 12.973/14.

Manual de consulta profissional destinado a contadores, auditores, tributaristas, analistas de mercado e outros profissionais que militam nas áreas contábil, fiscal e financeira das empresas. Leitura complementar para as disciplinas de Contabilidade e Impostos dos cursos de Contabilidade, Administração, Economia e Direito.

9 – IFRS – Entendendo e Aplicando as Normas Internacionais de Contabilidade

 
Com as mudanças no ambiente regulatório brasileiro, o conhecimento do conjunto de normas internacionais de contabilidade chamado IFRS deixa de ser apenas um diferencial no mercado, tornando-se obrigatório para os que já atuam ou que desejem atuar na área contábil.
Todavia, a utilização dessas normas no dia-a-dia não é tarefa fácil, uma vez que requerem uma boa dose de julgamento por parte daqueles envolvidos com a preparação de demonstrações financeiras.

Como tomar uma decisão sobre o tratamento contábil a ser aplicado a uma transação quando não existem instruções sobre o assunto em IFRS? E quando as instruções existentes forem complexas, demandando consultas às literaturas adicionais que ajudem a esclarecê-las?
Esta obra tem como proposta explorar essas questões, fazendo uso de diferentes recursos que incluem, por exemplo, correlações com as instruções existentes no conjunto de práticas contábeis geralmente aceitas nos Estados Unidos (US GAAP).

Obra recomendada para profissionais que demandem conhecimento avançado de contabilidade e que estejam envolvidos no processo de adoção dos IFRSs. Leitura complementar para os cursos de Ciências Contábeis, Administração de Empresas, Economia, Finanças, Comércio e outros cursos que contenham matéria relacionada com a utilização das Normas Internacionais de Contabilidade.

Bônus: Curso online – IFRS – Temas Atuais na Prática

 
Curso Online - IFRS - Temas Atuais na Prática

IFRS na prática com os melhores e maiores nomes da área no Brasil. De Sérgio de Iudícibus, José Carlos Marion e Ricardo Rios, este curso trata das principais normas internacionais de Contabilidade e os pontos mais críticos para estudantes e profissionais.

O curso completo reúne as quatro principais IFRS (CPC 01, CPC 15, CPC 06 e CPC 47) e aborda assuntos relacionados à realidade brasileira, ao valor recuperável, à combinação de negócios, às operações de arrendamento e às receitas de contrato.

O que são normas internacionais de Contabilidade?

As normas internacionais de Contabilidade (International Financial Reporting Standard ou IFRS) são um conjunto de pronunciamentos internacionais publicados e revisados pelo IASB (International Accounting Standards Board). Elas são responsáveis por uniformizar os procedimentos contábeis, com a finalidade de facilitar o entendimento dos dados coletados.

Atualizar-se sobre esse tema é praticamente uma obrigação de todo estudante e profissional de Ciências Contábeis que busca se destacar da concorrência e aprimorar seu trabalho constantemente.

Que tal degustar o curso? Assista ao vídeo a seguir e saiba mais!

newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.