26 de agosto de 2020

A Disney e a arte de encantar clientes com grandes histórias

por Roberto Madruga

Seja você um professor, um instrutor, um profissional de marketing ou um supervisor, um dos maiores desafios de sua rotina é criar uma identificação do público com a sua ideia. No contexto atual, estamos dividindo as atenções constantemente entre diversas informações que apelam aos nossos ouvidos e olhos. O que esquecemos, por vezes, é que uma das formas mais clássicas de atrair a concentração de qualquer pessoa é a arte de contar boas histórias, por isso a Disney é uma das maiores especialistas em encantar clientes.

Com seus contos mágicos e lendas fantásticas, a empresa marcou de forma positiva o imaginário de diversas gerações. Nos últimos anos, a companhia deu outra guinada rumo ao sucesso quando incorporou franquias como os super heróis da Marvel e os personagens de Star Wars, aumentando seu público e receitas.

Um dos principais títulos de sucesso da marca é o clássico A Bela e a Fera. Em 2017, utilizando atores reais em vez de animação, com o método nomeado de live action, a empresa criou um verdadeiro frenesi antes, durante e depois do lançamento da película, atraindo a atenção de todos e colocando seu nome nos principais assuntos, mídias, tópicos e redes sociais. Na época, o sucesso de críticas e público foi tão grande, que a Disney já trouxe outros títulos clássicos em live action, como Aladdin e Rei Leão, e continua apostando em outros contos para o cinema, como Mulan e A Pequena Sereia.

Existe uma série de características no formato de A Bela e a Fera que são úteis para todos que estejam interessados em contar de forma eficaz uma história e proporcionar uma experiência positiva e envolvente para os clientes. Scott Davis, contribuinte da revista americana Forbes, indica alguns desses pontos.

Conheça seu público – Para os mais velhos, uma nova forma de contar uma história já conhecida, com novos elementos e profundidade. Para os mais novos, a sensação do novo vem de poder conhecer o universo mágico que filmes como A Bela e a Fera apresentam. Apelando ao mesmo tempo para diversas gerações, a Disney conseguiu unir componentes para encantar seus clientes da mesma forma.

Seja um mestre do storytelling– Aprofundar o que já era conhecido e trazer novos ingredientes para intensificar as tensões da trama é o grande segredo do novo filme. Apesar das alterações estéticas provenientes da mudança de uma animação para uma película com atores reais, enriquecer o universo é o ponto chave do live action.

Crie novos destaques – Contar e recontar uma história pode ser enjoativo para quem a escuta repetidas vezes. Trazer relevância para pontos diferentes e renovar os antigos é crucial. A Disney trouxe novos atores, cenas e músicas para suas tramas, criando momentos mágicos e memoráveis para seus clientes.

Gere movimento – A eficácia de uma história pode ser medida pela sua capacidade de guiar assuntos e gerar discussões acerca de si. Desde antes do lançamento de A Bela e a Fera, a Disney viu as interações com os fãs aumentarem exponencialmente por conta das expectativas criadas. A força do filme levou a mais de 30 milhões de visualizações do trailer no YouTube ainda em janeiro de 2017, mesmo com o lançamento somente em março do mesmo ano.

Seja inspirador – A figura de Emma Watson, que é uma embaixadora da ONU, traz uma forte mistura para o imaginário entre as personagens já representadas, Bela e a própria figura pessoal da atriz. A britânica é famosa pelo seu ativismo e discursos públicos em defesa de minorias, imprimindo em Bela uma imagem forte e que inspira os fãs além das telas.

A Disney conhece como ninguém seu público, e com isso sempre inspira a todos com suas grandiosas produções. Portanto, é um belo exemplo de como as mentes inovadoras devem pensar ao criar novas estratégias para encantar seus clientes.

FONTE: CONQUIST

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  • Roberto Madruga
    Roberto Madruga

    Referência nacional como Consultor, Coach, Palestrante e Escritor premiado, reconhecido por sua multidisciplinaridade, experiência prática e criação de métodos estruturados com foco em resultados. Mestre em Gestão Empresarial, Pós-graduado em Marketing, Pós-graduado em Educação, Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduado em Gestão Estratégica e Qualidade, Master em Programação Neurolinguística – PNL pela International Association of NLP Institutes, Coach Executivo e Coach de Carreira certificado pela ICI – International Association of Coaching Institute. Professor dos MBAs da FGV, PUC, UFRJ e IBMEC. Diretor de Consultoria e Educacional da ConQuist com projetos desenvolvidos para mais de 200 empresas no Brasil e exterior. Conheça melhor o autor: www.conquist.com.br/roberto-madruga