19 de novembro de 2020

Abordagem de Tavistock: o sistema sociotécnico

por Idalberto Chiavenato

O modelo sociotécnico de Tavistock foi proposto por sociólogos e psicólogos do Instituto Tavistock de Londres.

Trist afirma que toda organização consiste em uma combinação administrada de tecnologia e de pessoas, de tal forma que ambos os lados se acham em inter-relação recíproca. Além de ser considerada um sistema aberto em interação constante com seu ambiente, a organização também é abordada como um estruturado sistema sociotécnico.

Segundo o sistema sociotécnico, as organizações têm uma dupla função:

Técnica: relacionada com a coordenação do trabalho e execução das tarefas com a ajuda da  tecnologia disponível.

Social: referente aos meios de relacionar as pessoas umas com as outras, de modo a fazê-las trabalharem juntas.

O sistema técnico ou tecnológico é determinado pelos requisitos típicos das tarefas que são executadas pela organização. Varia muito de uma empresa para outra e é moldado pela especialização dos conhecimentos e das habilidades exigidas pelos tipos de máquinas, equipamentos e matérias-primas e pelo arranjo físico das instalações.

Quase sempre, é a tecnologia que determina o tipo de características humanas necessárias à organização: engenheiros e especialistas para a tecnologia computacional ou empregados braçais para a execução de construções civis.

Tanto os conhecimentos como a experiência anterior, as qualificações pessoais, as habilidades e destrezas são aspectos dependentes da tecnologia utilizada pela organização. O sistema técnico é o responsável pela eficiência potencial da organização.

Para operar o sistema técnico, a organização requer um sistema social composto de pessoas que se relacionam e interagem profundamente. Ambos – sistema técnico e social – não podem ser encarados isoladamente, mas no contexto da organização total. Qualquer alteração em um provocará repercussões no outro.

O sistema sociotécnico é constituído de três subsistemas principais:

  • Sistema técnico ou de tarefas: que inclui o fluxo de trabalho, a tecnologia envolvida, os papéis requeridos pela tarefa e outras variáveis tecnológicas.
  • Sistema gerencial ou administrativo: define os objetivos, estrutura organizacional, políticas, procedimentos e regras, sistema de recompensas e punições, maneiras pelas quais as decisões são tomadas e outros elementos para facilitar os processos administrativos.
  • Sistema social ou humano: que é relacionado com a cultura organizacional, com os valores e as normas e com a satisfação das necessidades pessoais – também incluídos no sistema social estão a organização informal, o nível motivacional dos membros e suas atitudes individuais.

O sistema gerencial é responsável pela administração e desenvolvimento da organização e de seus processos de tomada de decisão. Procura otimizar as relações entre os sistemas social e técnico, na medida em que trabalham orientados para metas e objetivos organizacionais.

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  • Idalberto Chiavenato
    Idalberto Chiavenato

    Idalberto Chiavenato é Doutor (PhD) e Mestre (MBA) em Administração pela City University of Los Angeles-CA, EUA, especialista em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, graduado em Filosofia/Pedagogia, com especialização em Psicologia Educacional pela USP e em Direito pela Universidade Mackenzie. É professor honorário de várias universidades do exterior e renomado palestrante ao redor do mundo. É autor de mais de 30 livros das áreas de Administração, Recursos Humanos, Estratégia Organizacional, Comportamento Organizacional publicados no Brasil e no exterior. É fundador e presidente do Instituto Chiavenato, conselheiro do CRA-SP e membro vitalício da Academia Brasileira de Ciências da Administração onde ocupa a cadeira nº 47. Recebeu dois títulos de Doutor Honoris Causa por universidades latino-americanas e a Comenda de Recursos Humanos pela ABRH-Nacional.