28 de maio de 2020

Accountability: além da autorresponsabilidade

por Douglas De Matteu

Proatividade, compromisso, responsabilidade: estas são algumas características vistas como ideais tanto no mercado de trabalho quanto em relacionamentos interpessoais de modo geral. Afinal, ter por perto pessoas proativas, comprometidas e que buscam crescer é ótimo, certo? Porém, há um patamar mais elevado de comportamento, que é o perfil accountability. Quer saber se você tem esse perfil? Deseja alcançá-lo? Leia o texto a seguir.

O que é accountability?

 
Esse termo vem do inglês e tem alguns significados que apontam para a noção de responsabilidade e de prestação de contas.

Logo, ter um perfil accountable é exercer suas atividades com responsabilidade, mas vai um pouco além: é ser proativo e protagonista na busca por soluções significativas para os desafios, com integridade e motivação consciente.

Na prática, quando vemos alguém realizando seus afazeres com um direcionamento planejado, foco e proatividade, percebemos o perfil de accountability. E uma pessoa que trabalhe dessa maneira certamente motiva seus colegas e parceiros, o que gera um movimento accountable em grupo.

Você pode pensar, neste momento, que tal comportamento é mais indicado para escalas hierárquicas mais elevadas. Essa ideia é totalmente enganosa! Isso porque qualquer pessoa nos mais variados níveis hierárquicos pode – e deve – desenvolver esse perfil.

Lembre-se: hoje em dia, os profissionais mais procurados são os que apresentam perfis diferenciados, os que vão além daquilo que já é visto e sabido.

Pessoas autorresponsáveis são aquelas que têm a consciência de que a obrigação pelo alcance dos seus objetivos está nas suas próprias mãos. Sendo assim, elas planejam seus passos, trabalham com afinco em suas metas, aprendem com seus erros e alcançam o sucesso.

Se você somar à autorresponsabilidade proatividade e comprometimento, já estará no caminho de ser alguém diferenciado, com chances aumentadas de participação em projetos profissionais relevantes.

Como ter um perfil accountability?

 
O primeiro passo é olhar para si e perceber em que ponto do comprometimento e proatividade você está. Grande parte das pessoas ainda está na média, isto é, faz apenas o que lhe é pedido, quando há espaço para ações que dão maiores e melhores resultados.

Isso implica observar com mais atenção as situações, pensar em mais de uma maneira de ultrapassar qualquer obstáculo, desenvolver as habilidades necessárias para isso. Estudar um pouco mais, trabalhar um pouco mais: destacar-se.

Vá além da sua responsabilidade, faça algo mais !

FONTE: IA PERFORMA

Mais conteúdo em Manual Completo de Gestão para Formação de Tecnólogos - Conceitos e Práticas

newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Douglas De Matteu
    Douglas De Matteu

    CEO do IAPerforma – Instituto de Alta Performance Humana. Atuante nas áreas de Administração, Marketing, Comercial e Desenvolvimento Humano/Coaching com foco em treinamentos in company, palestras e Coaching. É docente convidado pela Florida Christian University com experiências internacionais (EUA/Japão), também leciona na Fatec de Mogi das Cruzes e em cursos de pós-graduação. Doutor em “Business Administration Ph.D.” e Mestre da “Arts in Coaching”pela FCU – Florida Christian University nos EUA Mestre em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação pela UBC Possui Três Pós graduações: Marketing, EAD – Educação a Distância e Gestão de Pessoas com Coaching. É bacharel em Administração de Empresas e Formado no curso Superior de Formação Específica em Marketing e Promoção de Vendas pela UMC. Professional Coach, Business and Executive Coaching e Master Coach com reconhecimento internacional pela International Association of Coaching Institutes, European Coaching Association. Master Coach Sistêmico pelo Metaforum com reconhecimento internacional pelo ICI (International Association of Coaching Institutes), ECA (European Coaching Association), com Bernd Isert e Sabine Klenke (Alemanha). Coach com Certificação Internacional de Coaching, Mentoring & Holomentoring – ISOR® SOAR Global Institute – SOAR HDT Advanced Certification Program; Coaching Ericksoniano com Jeffrey K. Zeig, Ph.D. Fundador e Diretor da Milton H. Erickson Foundation; Head Trainer – Treinador Comportamental – IFT. Constelador Familiar pelo Metaforum Internacional – Alemanha Membro Sociedade Portuguesa de Coaching Profissional na categoria COACH PROFISSIONAL SÉNIOR Membro do Grupo de Excelência em Gestão de Instituições de Ensino Superior – GEGIES do CRASP. Membro do Grupo de Excelência em Coaching – GEC do CRASP. Possui dupla nacionalidade Brasileira e Portuguesa. Autor do Livro: Acelere o seu sucesso pessoal e profissional.