5 de fevereiro de 2020

Ações de Marketing Digital no BBB 20

por GEN.N&G

As ações de marketing digital no BBB 20 estão dando o que falar! Depois de anos seguindo o mesmo formato, em 2020 a Globo resolveu inovar e trouxe influenciadores digitais para dentro da casa. Essa estratégia, além de alavancar os números da audiência (e patrocinadores), também trouxe vantagens para duas integrantes do jogo: Bianca Andrade — a Boca Rosa — e Manu Gavassi.

Boca Rosa é youtuber, influenciadora digital e empresária do ramo de beleza. Sua linha de maquiagens só cresce no Brasil, assim como seus seguidores no Instagram. Nesta edição do BBB, a equipe de marketing da influenciadora programou muito bem sua estratégia. Enquanto a youtuber está confinada na casa, suas redes sociais não param: em uma ação coordenada, enquanto Boca Rosa aparecia ao vivo no programa usando um conjunto preto, em seu perfil do Instagram ela aparecia usando as mesmas roupas – divulgando o nome da marca aos seus milhões de seguidores.

Antes de entrar na casa do BBB, Bianca teve 15 dias para preparar fotos em estúdios, tutoriais de maquiagem e parcerias com marcas. A equipe, do lado de fora, sincroniza os posts com as roupas e maquiagens que ela usa no programa. Ao todo, são nove pessoas cuidando do marketing pessoal de Bianca Andrade. Vale comentar que Boca Rosa usa sua própria marca de maquiagens no programa. Em vários momentos apareceu chorando, mas a make continuava impecável. Uma jogada de marketing certeira para alavancar as vendas de seus produtos.

Outra participante que aproveitou a oportunidade foi a cantora e atriz Manu Gavassi. 

Ao todo, Manu gravou 93 vídeos antes de entrar no reality show. Sua equipe de marketing aproveitou a oportunidade para lançar clipes da cantora, vídeos engraçados e conteúdos produzidos por ela. O sucesso da garota na casa rendeu em apenas 3 dias cerca de 500 mil novos seguidores, acumulando quase 5 milhões de pessoas acompanhando suas redes sociais. Inclusive, Manu Gavassi ficou no topo dos assuntos mais comentados do Twitter com sua estratégia bem pensada.

A influencer ainda aproveitou a oportunidade para fazer expressões faciais engraçadas e tomar atitudes “estranhas” dentro da casa para virar meme nas redes sociais. Ela conquistou de imediato a atenção de um público jovem, de nicho, que há muito tempo não assistia ao BBB. A parceria da Globo com influenciadores foi uma estratégia de marketing certeira, acumulando bons frutos para ambos os lados.

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Era uma vez… EU. #WHOTHEFUCKISMANUGAVASSI

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Os cases de Boca Rosa e Manu Gavassi são bons exemplos de marketing de conteúdo, marketing de influência e branding. De que forma usar as redes sociais a seu favor? Como impactar os públicos e conquistar novos seguidores? As equipes das influencers com certeza conseguiram sincronizar as ações de maneira inteligente; agora resta saber se as participantes conseguirão chegar ao final do programa conquistando o público espectador.

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