21 de fevereiro de 2019

Saiba quem foi Alan Turing e conheça a história do “pai da computação”

por GEN.N&G

Você sabe quem foi Alan Turing? Hoje conhecido como o “pai da computação”, Alan Mathison Turing foi um matemático, lógico, criptoanalista e cientista da computação britânico. Turing desempenhou um papel essencial na criação do computador moderno e formalizou o conceito de algoritmo e computação com a “máquina de Turing“.

No entanto, o trabalho de Turing não pode ser resumido apenas à criação da teoria da computação, à criptografia e à noção de algoritmo. Turing foi, antes de ser um acadêmico, também um notável herói de guerra.

Alan Turing e a Segunda Guerra

 
Durante a Segunda Guerra Mundial, Turing trabalhou para a inteligência britânica em Bletchley Park, em um centro especializado em quebra de códigos. Ele foi chefe do Hut 8, a seção responsável pela criptoanálise da frota naval alemã por determinado tempo. Na época, Turing planejou uma série de técnicas para quebrar os códigos alemães, incluindo o método da bomba eletromecânica, uma máquina eletromecânica que poderia encontrar definições para a máquina Enigma.

Sem o talento de Turing para decodificar, que ele desenvolveu ao longo de sua vida com interesse e paixão, possivelmente teríamos um final bem diferente para a Segunda Guerra Mundial.

Saiba quem foi Alan Turing e conheça a história do "pai da computação"

Placa em homenagem à Alan Turing em Cambridge, Inglaterra. Foto: Istock/Getty Images

Após seu notável trabalho durante a Segunda Guerra, Turing trabalhou no Laboratório Nacional de Física do Reino Unido, onde criou um dos primeiros projetos para um computador com um programa armazenado, intitulado ACE. Posteriormente, Turing manteve um grande interesse pela química: escreveu um artigo sobre a base química da morfogênese e previu reações químicas oscilantes como a Reação de Belousov-Zhabotinsky, que foram observadas pela primeira vez na década de 1960.

A história do cientista e matemático pode ser conferida com detalhes no filme “O Jogo da Imitação”, de 2014.  Confira o trailer:

Turing tinha uma personalidade singular: desde jovem era apontado como “estranho” e excluído por ser de uma natureza introvertida. O matemático também tinha grandes dificuldades em respeitar regras e figuras de autoridade.

Promoção Volta às Aulas

No entanto, a história de Turing terminou com uma tragédia: sua homossexualidade resultou em um processo criminal em 1952, já que atos homossexuais eram ilegais no Reino Unido na época. Como alternativa à prisão, o matemático aceitou o tratamento com hormônios femininos e castração química. Em 1954, pouco antes de completar 42 anos, Turing faleceu devido a um aparente autoadministrado envenenamento por cianeto, apesar de muitos – incluindo sua mãe – terem considerado sua morte acidental.

Foi somente em 2009, após uma longa campanha na internet, que o primeiro-ministro britânico Gordon Brown fez um pedido oficial de desculpas público, em nome do governo britânico, devido à maneira pela qual Turing foi tratado após a guerra. Em 2013, o matemático e pai da computação recebeu o perdão real da rainha Elizabeth II, da condenação por homossexualidade.

O legado de Turing permanece até hoje, com avanços cada vez maiores no campo da tecnologia e da computação.

Gostou de saber mais sobre Alan Turing? Então não esqueça de assinar nossa Newsletter e receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.