1 de julho de 2017

Análise de Balanços

por GEN.N&G

O livro Análise de Balanços, em sua 11ª edição, está atualizado de acordo com as principais mudanças da legislação, que alteraram a Lei 6.404/76 das sociedades anônimas. Define, de forma clara, as bases e estruturas dos sistemas contábeis, para fundamentar os subsequentes trabalhos de análise que serão desenvolvidos ao longo do livro.

Investiga os índices e quocientes, por meio dos quais se procede à análise de balanços, o que conduz à formulação de diversas questões, destinadas a evidenciar a utilidade dos indicadores que podem ser calculados, bem como as suas limitações, quanto à capacidade de indicar a situação da empresa, individualmente ou em relação à concorrência.

Estabelece a relação entre a análise de balanços e os desenvolvimentos mais recentes de alavancagem operacional e financeira. A ligação entre os diversos aspectos, decorrentes dessas abordagens, tem o objetivo de possibilitar as tomadas de posição diante de alternativas de financiamento, geradas por necessidades de expansão. Com isso, a análise deixa de se limitar ao diagnóstico da situação para se transformar em uma ferramenta indicadora das melhores opções para a gestão financeira das empresas. Adicionalmente, foram introduzidos outros instrumentos de análise, como o modelo de Tesouraria de Fleuriet e os indicadores mais modernos, como o EBITDA, o EVA® e a análise da Demonstração do Valor Adicionado (DVA).

Leitura indicada para as disciplinas Análise de Balanços e Análise das Demonstrações Financeiras dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Economia. Recomendado também como leitura para consulta e atualização profissional.

O autor, Sergio de Iudícibus, fala dos detalhes da nova edição do livro:

AUTORIA

Sérgio de Iudícibus é professor titular aposentado (Emérito) do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/ USP). Atualmente, é professor do Mestrado em Ciências Contábeis e Financeiras da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e membro do Conselho Curador da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI). Foi Visiting Professor da Universidade de Kansas, nos EUA, quando, em 1986, ministrou, no Mestrado dessa instituição, as disciplinas Contabilidade Gerencial e Seminários de Teoria da Correção Monetária Contábil. Exerceu, em várias gestões, a Chefia do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP, bem como foi seu Diretor entre 1979 e 1983. Também exerceu a função de Diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil.

Associou seu nome a uma importante etapa da evolução da Contabilidade no Brasil, quando, em 1962, juntamente com outros pioneiros, iniciou a mudança do ensino e da pesquisa em Contabilidade, lançando as bases de uma linha de pensamentos mais voltada para as necessidades do usuário da informação contábil.

LEIA TAMBÉM

Curso Prático de Contabilidade

Contabilidade de Custos

Contabilidade Intermediária em IFRS e CPC

Contabilidade de Instrumentos Financeiros

Curso de Contabilidade para Não Contadores

Contabilidade de Custos

Teoria da Contabilidade Financeira

Manual dos Pronunciamentos Contábeis Comentados

Manual de Contabilidade Societária

Manual do Perito Contábil

Manual de Contabilidade Tributária

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.