6 de fevereiro de 2019

Análise para Melhoria de Rentabilidade Operacional

por José Carlos T. Oyadomari

Desenvolvemos um Modelo de Análise Diagnóstica para Melhoria de Rentabilidade – Modelo da Floresta com base nas nossas experiências acadêmicas e corporativas. Fizemos uma analogia com o ecossistema de uma floresta, que, recentemente, vimos ser parecida com uma desenvolvida pelos Profs. C.K. Prahalad e Gary Hamel, embora no campo da estratégia, publicada em 1990. As etapas de análise, de forma resumida, são as seguintes:

Análise para Melhoria de Rentabilidade Operacional

 

1) Análise da Empresa – Floresta

 
Identifique oportunidades de melhoria da Rentabilidade Operacional. Na alavanca da Margem (eficiência), use os 2 P’s da Eficiência (Produtos e Processos). Já na alavanca da Produtividade do Investimento, analise os 2 C’s (Ciclo de Caixa e Capex). Compare com informações de concorrentes ou benchmarks. Não se esqueça que uma ênfase excessiva em ROI pode ser prejudicial para o desempenho de longo prazo. Avalie os gastos em estruturais, transacionais e discricionários.

2) Análise dos Segmentos – Árvores

 
Analise os segmentos, que podem ser unidades de negócio, áreas geográficas, plantas, filiais ou linhas de produtos. Analise quais segmentos são mais rentáveis, quais têm maior perspectiva no longo prazo e quais são mais sinérgicos para o todo.

3) Análise dos Produtos – Frutos

 
Identifique a lucratividade dos produtos e serviços em termos de eficiência (margem) e relevância (representatividade). Não se esqueça de avaliar se os critérios de alocação dos custos indiretos são coerentes com o processo produtivo, além de checar o nível de ociosidade. Procure também calcular a rentabilidade, considerando o capital investido por linha de produto.
 

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4) Análise dos Processos – Galhos

 
Avalie quais processos são mais eficientes utilizando o Activity Based Costing (ABC). Não se esqueça de comparar a eficiência dos processos versus o valor percebido pelos clientes/stakeholders.

5) Análise da Lucratividade dos Clientes – Pássaros

 
Identifique quais clientes são mais lucrativos e rentáveis. Avalie que várias atividades que a empresa executa são para atender demandas dos clientes, as quais, muitas delas, estão relacionadas com o nível de serviço. Em outras palavras, por trás das despesas com SG&A, existem muitas atividades.

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  • José Carlos T. Oyadomari
    José Carlos T. Oyadomari

    José Carlos Tiomatsu Oyadomari é Professor do Mackenzie (UPM) e do Insper e Doutor em Ciências Contábeis pela FEA/USP.