16 de setembro de 2020

Assista ao bate-papo “Reforma do Estado Brasileiro” com Giambiagi, Mansueto e Armínio Fraga

por Fábio Giambiagi

Assista ao bate-papo “Reforma do Estado Brasileiro”, com Fábio Giambiagi, Mansueto Almeida e Armínio Fraga! Durante a live, realizada no dia 14 de setembro de 2020, foram discutidos os principais tópicos do livro Reforma do Estado Brasileiro, que traz assuntos essenciais para o funcionamento de um Estado moderno e eficiente: melhor planejamento e organização do serviço público, debates de orçamentos, avaliação de políticas e muito mais.

Durante o bate-papo, os convidados falaram sobre as ideias do livro, explicaram as lições de cada capítulo e trataram de diversos temas relacionados ao Estado, principalmente a questão fiscal. Quais são os grandes desafios que precisaremos debater para que o Brasil melhore? Como alcançar um Estado eficaz e eficiente? Nosso país é de renda média, mas com uma alta carga tributária. Em contrapartida, os serviços públicos oferecidos carecem de investimentos e boa qualidade. Por que isso acontece?

Foram ainda discutidos temas como o PIB brasileiro, os gastos com a Previdência Social, o equilíbrio fiscal, as demandas atuais da sociedade, entre outros tópicos. Confira no vídeo a seguir!

Bate-papo “Reforma do Estado Brasileiro” com Giambiagi, Mansueto e Armínio Fraga

 

Aproveite e conheça o livro Reforma do Estado Brasileiro!

 
Os desafios da transformação do Estado brasileiro. O livro Reforma do Estado Brasileiro traz assuntos essenciais para o funcionamento de um Estado moderno e eficiente: melhor planejamento e organização do serviço público, debates de orçamentos, avaliação de políticas e muito mais.

Fabio Giambiagi, Sergio Guimarães Ferreira e Antônio Marcos Hoelz Ambrózio, ao lado de diversos especialistas, auxiliam na compreensão da importância de uma transformação urgente e necessária no Brasil.

Um dos maiores desafios do país é crescer com equilíbrio fiscal, de modo a reduzir as desigualdades por meio da oferta de serviços públicos que respondam a demandas legítimas da sociedade por maior segurança, ensino e saúde, por exemplo. Contudo, para que isso aconteça, é preciso que o Estado consiga entregar o que todos nós esperamos dele, e isso nos leva a um debate muito mais complexo do que uma simples divergência de opiniões.

Mais conteúdo no livro Reforma do Estado Brasileiro

newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Fábio Giambiagi
    Fábio Giambiagi

    Economista, com graduação e mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ex-professor da UFRJ e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Funcionário concursado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desde 1984. Ex-membro do staff do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, ex-assessor do Ministério de Planejamento, ex-Coordenador do Grupo de Acompanhamento Conjuntural do IPEA; ex-Chefe do Departamento de Risco de Mercado do BNDES e ex-Superintendente de Planejamento do BNDES. Atualmente, é gerente do Departamento de Pesquisas Econômicas do BNDES. Autor ou organizador de mais de 30 livros sobre Economia Brasileira. Colunista regular dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo.