11 de maio de 2020

Cine coaching: filmes que valem por uma sessão de coaching

por Douglas De Matteu

O coaching é um processo de aprendizagem, pelo qual se desenvolvem habilidades comportamentais, psicológicas e emocionais. Esse processo é direcionado à conquista de objetivos e resultados planejados pela pessoa que passa por ele, o coachee. Para que o coaching aconteça, são utilizadas ferramentas variadas, escolhidas de acordo com a etapa do processo e a necessidade do coachee. Este participa ativamente do processo, inclusive desenvolvendo atividades fora da sessão com o coach. Uma das atividades sugeridas pelo coach é o “cine coaching”. Para saber mais sobre essa atividade e como ela pode ser aplicada, continue a leitura deste artigo.

O cine coaching

 
Cine coaching nada mais é do que a sugestão de filmes que contam histórias inspiradoras e motivacionais. Essas histórias podem se basear em fatos verídicos ou serem ficcionais; o que importa é que elas encerram lições de vida que contribuem com o processo de coaching, estimulando o desenvolvimento pessoal e profissional do coachee.

Temas como liderança empática, trabalho em equipe, perseverança frente a dificuldades e reveses, inteligência emocional, relacionamentos, conexão e comunicação, a importância da ação para a realização de sonhos e outros são abordados nessa seleção de filmes, que podem ser trabalhados durante o processo de coaching de maneira a motivar e inspirar o coachee a perseguir e alcançar seu objetivo.

Cine coaching: cinco filmes que valem por uma sessão de coaching

 

Coach Carter – treino para a vida

 

Baseado em fatos reais, esse filme mostra a história de Ken Carter, um ex-jogador de basquete interpretado por Samuel L. Jackson, que aceita treinar o time de basquete da escola em que estudou, em um subúrbio. Era um time desestruturado, com jogadores sem habilidade, agressivos, indisciplinados e insubordinados. Sendo autorizado a intervir em todas as áreas do time, Coach Carter transforma jogadores derrotados em uma equipe vitoriosa, com empatia, interesse pelos atletas, disciplina e respeito pela humanidade de cada jogador.

À procura da felicidade

 

Conta a história real de Chris Gardner (interpretado por Will Smith), um vendedor malsucedido de equipamentos médicos, abandonado com um filho pequeno pela esposa e despejado de sua casa. Apesar de todos os reveses pelos quais passou, conseguiu se tornar corretor da bolsa de valores. Esse filme mostra que a dedicação, a persistência e a fé em si que ele teve foram elementos responsáveis pelo sucesso que posteriormente Chris Gardner alcançou na vida.

O Discurso do Rei

 

George (Colin Firth), integrante da família real britânica, sofre de gagueira desde criança e se vê em uma situação desconfortável: precisa fazer um discurso para assumir a coroa, quando seu irmão abdica do trono. Após passar por vários especialistas, sem sucesso, ele começa um tratamento pouco convencional com Lionel Logue (Geoffrey Rush), terapeuta de fala que o auxilia a superar a gagueira e o medo de falar em público, além de traumas de infância, abandono e problemas de autoestima.

Invictus

 

Esse filme mostra como Nelson Mandela (interpretado por Morgan Freeman) uniu um país separado pela segregação racial por meio do rugby. Para isso, ele conta com o trabalho do capitão da equipe de rúgbi da África do Sul, influenciando-o com sua visão de liderança. Esse novo modelo de liderança levou motivação e foco aos atletas, que conseguiram chegar à final da Copa do Mundo do esporte. Lições como estratégia, trabalho em equipe e lealdade são passados nesse clássico.

À prova de fogo

 

Caleb Holt (Kirk Cameron) é um bombeiro exemplar, mas em sua vida pessoal enfrenta alguns problemas. Seu casamento está prestes a acabar, quando seu pai lhe propõe um desafio baseado no livro O desafio de amar, com o objetivo de transformar o relacionamento com a esposa e salvar seu casamento. Cumprindo as metas do desafio, Caleb começa a enxergar a vida de uma maneira diferente, mais madura e compreensiva, o que traz as mudanças que ele desejava. Estabelecer metas, autoconhecer-se, perdoar e ser fiel são lições mostradas por essa história.

Alguns filmes contam histórias que retratam situações de desafios, mudanças e persistência, com resultados felizes. Esse tipo de história pode ser usado em atividades que motivam e inspiram, levando o coachee à reflexão de valores importantes como a perseverança e a empatia, estratégia e disciplina. Conhecendo o cine coaching e essa seleção de cinco filmes que valem por uma sessão de coaching, inspire-se para refletir sobre outras histórias e aprender lições preciosas com elas.

Mais algumas indicações:

  • DIVERTIDA MENTE
  • EXTRAORDINÁRIO
  • Como treinar seu dragão
  • Menina de ouro
  • Mr. Holland – Adorável professor
  • A Firma
  • Em Boa Companhia
  • PODER ALÉM DA VIDA
  • MÃOS TALENTOSAS
  • Desafiando Gigantes
  • A Corrente do Bem
  • Soul Surfer

FONTE: IA Performa

Mais conteúdo em Manual Completo de Gestão para Formação de Tecnólogos - Conceitos e Práticas

newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Douglas De Matteu
    Douglas De Matteu

    CEO do IAPerforma – Instituto de Alta Performance Humana. Atuante nas áreas de Administração, Marketing, Comercial e Desenvolvimento Humano/Coaching com foco em treinamentos in company, palestras e Coaching. É docente convidado pela Florida Christian University com experiências internacionais (EUA/Japão), também leciona na Fatec de Mogi das Cruzes e em cursos de pós-graduação. Doutor em “Business Administration Ph.D.” e Mestre da “Arts in Coaching”pela FCU – Florida Christian University nos EUA Mestre em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação pela UBC Possui Três Pós graduações: Marketing, EAD – Educação a Distância e Gestão de Pessoas com Coaching. É bacharel em Administração de Empresas e Formado no curso Superior de Formação Específica em Marketing e Promoção de Vendas pela UMC. Professional Coach, Business and Executive Coaching e Master Coach com reconhecimento internacional pela International Association of Coaching Institutes, European Coaching Association. Master Coach Sistêmico pelo Metaforum com reconhecimento internacional pelo ICI (International Association of Coaching Institutes), ECA (European Coaching Association), com Bernd Isert e Sabine Klenke (Alemanha). Coach com Certificação Internacional de Coaching, Mentoring & Holomentoring – ISOR® SOAR Global Institute – SOAR HDT Advanced Certification Program; Coaching Ericksoniano com Jeffrey K. Zeig, Ph.D. Fundador e Diretor da Milton H. Erickson Foundation; Head Trainer – Treinador Comportamental – IFT. Constelador Familiar pelo Metaforum Internacional – Alemanha Membro Sociedade Portuguesa de Coaching Profissional na categoria COACH PROFISSIONAL SÉNIOR Membro do Grupo de Excelência em Gestão de Instituições de Ensino Superior – GEGIES do CRASP. Membro do Grupo de Excelência em Coaching – GEC do CRASP. Possui dupla nacionalidade Brasileira e Portuguesa. Autor do Livro: Acelere o seu sucesso pessoal e profissional.