1 de fevereiro de 2021

Coaching de imagem

por Douglas De Matteu

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre o coaching, um processo que auxilia o indivíduo a colocar em prática planos e realizar sonhos. Ele pode ser aplicado em todas as áreas da vida, sendo muito conhecido quando usado para otimizar a carreira profissional. Além dessa área, há o coaching de relacionamentos, de negócios, coaching financeiro, coaching para líderes, coaching de família, entre várias outras modalidades. Dentre elas, o coaching de imagem vem crescendo devido a sua importância em uma sociedade que trabalha substancialmente com a estética como primeiro contato.

Saiba do que trata o coaching de imagem no texto a seguir.

Coaching de imagem: o que é?

 
O objetivo do coaching, modo geral, é auxiliar o coachee a ir do ponto onde se encontra ao ponto em que deseja estar, utilizando ferramentas e métodos que privilegiam o autoconhecimento. No coaching de imagem, esse processo é realizado para harmonizar o objetivo do cliente com sua imagem, para que sua aparência e comportamento estejam alinhados a esse objetivo. Trata-se de valorizar os pontos positivos do indivíduo, encontrando seu estilo pessoal e concebendo uma imagem coerente e sólida, de acordo com o propósito desejado.

Esse processo é recomendado para pessoas que querem se conhecer mais e se sentir melhor consigo mesmas, para aqueles que buscam destaque na vida corporativa, tanto no início quanto no desenvolvimento, para pessoas que procuram consolidar sua marca pessoal, para os empreendedores, e até para quem deseja entrar na vida política, entre outras possibilidades. O importante é ter em mente que a imagem é uma das principais ferramentas de marketing para alcançar outras pessoas, por isso cuidar desse campo é relevante para atingir o objetivo buscado.

De que maneira funciona o coaching de imagem?

 
Esse tipo de processo de coaching geralmente é personalizado, por tratar de características pessoais. É feito um mapeamento detalhado dos objetivos desejados e, então, dos traços que identificam o indivíduo. A partir desse levantamento, é possível cruzar as informações para a construção da imagem, considerando as particularidades desse coachee.

Na prática, um bom processo de coaching de imagem deve contemplar as seguintes atividades:

– Utilização de ferramentas para autoconhecimento, a fim de fortalecer autoconfiança e autoestima;

– Verificação do estilo de comunicação verbal e não verbal, considerando a inteligência emocional como parte integrante do processo;

– Levantamento de crenças fortalecedoras e ressignificação de crenças limitantes.

Após essa fase, entra em cena a harmonização para a aparência, que inclui, entre outras coisas:

– Identificação do tipo físico e do estilo do coachee;

– Técnicas de visagismo: definir quais cores, tecidos, caimentos, cortes de cabelo e maquiagem (no caso das mulheres) mais favorecem o típico físico e estilo do coachee;

– Como se vestir para cada ocasião e ambiente, de maneira adequada, valorizando os pontos fortes;

– Como adquirir peças que acompanhem harmonicamente o estilo definido, de modo coordenado e financeiramente inteligente.

O coaching de imagem é um processo importante para quem deseja se destacar em uma sociedade em que a aparência é um importante cartão de visitas. Tem como objetivo a harmonização de traços de identidade com um propósito, de maneira a passar uma mensagem positiva e de confiança com a imagem. Esse processo utiliza ferramentas de autoconhecimento para fortalecimento da autoestima, otimização do estilo de comunicação e do sistema de crenças. E mais: harmoniza essa identidade com a aparência, com técnicas de visagismo para valorizar o típico físico e o estilo do coachee.

Agora que você já sabe o que coaching de imagem, como funciona esse processo e quais seus objetivos, o que acha de fortalecer sua imagem pessoal para alcançar seus objetivos? Um coach de imagem pode ajudar!

FONTE: IA PERFORMA

Mais conteúdo em Manual Completo de Gestão para Formação de Tecnólogos - Conceitos e Práticas

newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Douglas De Matteu
    Douglas De Matteu

    CEO do IAPerforma – Instituto de Alta Performance Humana. Atuante nas áreas de Administração, Marketing, Comercial e Desenvolvimento Humano/Coaching com foco em treinamentos in company, palestras e Coaching. É docente convidado pela Florida Christian University com experiências internacionais (EUA/Japão), também leciona na Fatec de Mogi das Cruzes e em cursos de pós-graduação. Doutor em “Business Administration Ph.D.” e Mestre da “Arts in Coaching”pela FCU – Florida Christian University nos EUA Mestre em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação pela UBC Possui Três Pós graduações: Marketing, EAD – Educação a Distância e Gestão de Pessoas com Coaching. É bacharel em Administração de Empresas e Formado no curso Superior de Formação Específica em Marketing e Promoção de Vendas pela UMC. Professional Coach, Business and Executive Coaching e Master Coach com reconhecimento internacional pela International Association of Coaching Institutes, European Coaching Association. Master Coach Sistêmico pelo Metaforum com reconhecimento internacional pelo ICI (International Association of Coaching Institutes), ECA (European Coaching Association), com Bernd Isert e Sabine Klenke (Alemanha). Coach com Certificação Internacional de Coaching, Mentoring & Holomentoring – ISOR® SOAR Global Institute – SOAR HDT Advanced Certification Program; Coaching Ericksoniano com Jeffrey K. Zeig, Ph.D. Fundador e Diretor da Milton H. Erickson Foundation; Head Trainer – Treinador Comportamental – IFT. Constelador Familiar pelo Metaforum Internacional – Alemanha Membro Sociedade Portuguesa de Coaching Profissional na categoria COACH PROFISSIONAL SÉNIOR Membro do Grupo de Excelência em Gestão de Instituições de Ensino Superior – GEGIES do CRASP. Membro do Grupo de Excelência em Coaching – GEC do CRASP. Possui dupla nacionalidade Brasileira e Portuguesa. Autor do Livro: Acelere o seu sucesso pessoal e profissional.