16 de janeiro de 2020

O Coaching pode reduzir a ansiedade nas empresas

por Roberto Madruga

É impressionante como grande parte da população sofre de ansiedade no Brasil e no mundo inteiro. A mudança de hábitos da população, a mudança de valores na família e sociedade, a industrialização, o grande uso da tecnologia e a aglomeração urbana em grandes cidades estão levando o ser humano a evoluir no plano material, isto é, adquirir renda, bens e serviços. Contudo, todos os dias tenho questionado se estamos preparados para este ritmo de mudanças. Na verdade, já cheguei à conclusão que não estamos prontos para tudo isso.

Acredito muito na evolução humana e na grande capacidade que temos para nos adaptar aos novos tempos, contudo, a velocidade da mudança imposta pela sociedade de consumo está muito além do tempo que dedicamos para nós mesmos, gerando como reflexo ansiedade e sofrimento.

Transportando estes exemplos para o mundo empresarial é perceptível que muitos trabalhadores não conseguem responder aos objetivos empresariais e às constantes mudanças de comportamento que lhe são solicitadas pela empresa e pelo próprio mercado, isto é, clientes, concorrentes, governo e demais atores. A pressão nas empresas realmente vem aumentando.

Como resolver esta intrincada relação entre modernidade da nossa sociedade e a ansiedade gerada nas pessoas? A resposta não é simples, mas atuar nesta solução deve ser um dos grandes objetivos das empresas juntos aos seus funcionários. Encarar de forma corajosa que ela precisa desenvolver a sua equipe e contribuir para mudanças de comportamento destas pessoas é o começo de tudo.

Aplicar treinamentos estruturados e comportamentais ao menos de dois em dois meses para o mesmo grupo de pessoas e trabalhar os principais executivos com metodologia de Coaching, sempre contando com especialistas de mercado, é um investimento vitorioso na diminuição de ansiedade de sua equipe. O Coaching deve ser um instrumento quase que obrigatório para auxiliar os executivos em mudanças importantes, pois sozinhos tendem a repetir os mesmos erros.

Desejo que o artigo seja útil para o seu sucesso pessoal e profissional. Nunca se esqueça de que nada se constrói sem conhecimento sólido guiado pelo domínio de métodos estruturados.

Boa sorte!

FONTE: CONQUIST
Mais conteúdo no livro Gestão do relacionamento e customer experience

Para saber mais sobre benefícios do coaching e ansiedade nas empresas, assine nossa Newsletter para receber mais dicas no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Roberto Madruga
    Roberto Madruga

    Referência nacional como Consultor, Coach, Palestrante e Escritor premiado, reconhecido por sua multidisciplinaridade, experiência prática e criação de métodos estruturados com foco em resultados. Mestre em Gestão Empresarial, Pós-graduado em Marketing, Pós-graduado em Educação, Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduado em Gestão Estratégica e Qualidade, Master em Programação Neurolinguística – PNL pela International Association of NLP Institutes, Coach Executivo e Coach de Carreira certificado pela ICI – International Association of Coaching Institute. Professor dos MBAs da FGV, PUC, UFRJ e IBMEC. Diretor de Consultoria e Educacional da ConQuist com projetos desenvolvidos para mais de 200 empresas no Brasil e exterior. Conheça melhor o autor: www.conquist.com.br/roberto-madruga