14 de junho de 2019

Como é o curso de Marketing? Alunos e professores respondem!

por GEN.N&G

Se você está em dúvida de qual curso escolher, que tal conhecer um pouco mais sobre o Marketing? Em uma definição bem simples, a área de Marketing busca entender e atender o consumidor. O Marketing passa por várias áreas, como Comunicação, Administração, Economia e até mesmo a Sociologia. O profissional dessa área precisa aliar uma visão analítica e objetiva com bastante sensibilidade para proporcionar a melhor experiência ao cliente. E para saber um pouco mais sobre a graduação, conversamos com publicitária a Isadora de Paula, graduada em Publicidade e Marketing pela USC, e com o Prof. Roberto Madruga, consultor, coach, palestrante, escritor, Mestre em Gestão Empresarial, pós-graduado em Marketing e fundador da Conquist. Confira como é o curso de Marketing e tire suas dúvidas!

Como é o curso de Marketing?

 
Se você planeja fazer a graduação em Marketing, a dica de Isadora é se interessar sempre por diferentes assuntos e manter-se atualizado. “O marketing estuda o mercado, dessa maneira entender sobre gestão de negócios, psicologia, propaganda, empreendedorismo, é essencial para se aprofundar em conceitos que permitem um bom trabalho”, explica a profissional.

Madruga acrescenta que o marketing é disciplina essencial e deveria ser obrigatório para outros cursos. “Todos os cursos de graduação deveriam ter a disciplina de marketing, pois em todas profissões há a necessidade de desenvolver e conquistar mercados. Além do marketing ser uma competência do Administrador, é também pertencente a todas as áreas de conhecimento. Veja a importância de um profissional liberal conhecer e praticar marketing. É a mesma necessidade de uma grande empresa”, comenta.

Leia também: como é o curso de Administração?

Durante o curso, são oferecidas muitas disciplinas essenciais para a formação teórica e mercadológica. “Na graduação, vimos teorias da comunicação, branding (estudos das marcas), defesa do consumidor, comunicação comparada (leitura crítica na produção de mensagens), mídias, planejamento de campanha…como o marketing traz vários conceitos interdisciplinares e permite que o profissional trabalhe em diferentes setores. Tudo que você absorver vai ser importante, mas estas são algumas das disciplinas que mais vão pesar na formação de um profissional para o mercado atual”, explica Isadora.

Madruga explica que um profissional de marketing precisa ter múltiplas habilidades relacionadas à profissão, como comunicação, visão estratégica, planejamento e controle. “Por outro lado precisa também desenvolver competências como gestor, tais como liderança, gestão de pessoas e negociação”, destaca.

16 livros sobre administração que todo estudante da área deveria ler

O professor também lista algumas disciplinas base do Marketing, que muitos cursos oferecem nos primeiros anos:

  • Gerência de Produtos;
  • Gestão do Relacionamento com Clientes;
  • Customer Experience;
  • Promoções;
  • Publicidade.

O que esperar do mercado?

 
Para Isadora, uma dificuldade encontrada na graduação seria conciliar estágios ou trabalhos remunerados com os não remunerados e obrigatórios. “É necessário ter esse tempo para se dedicar à prática em certo momento. Além de ter que estar sempre pesquisando as novidades no mercado, isso exige criar um hábito de ler notícias, por exemplo, que era uma coisa que antes eu não fazia”, comenta. Ela também explica que é importante saber que não há como fugir por completo dos números. “Terão cálculos estatísticos e métricas de mídias sociais durante a faculdade, é necessário também ter essa noção”, acrescenta.

A publicitária também aponta que o mercado é muito competitivo. “Existem muitas oportunidades de estágio na área de marketing, variando em setores de atendimento, planejamento, criação e mídias, mas também é um mercado competitivo com muitos profissionais. Os projetos de extensão da universidade também podem proporcionar muita experiência e aprofundamento em relação à profissão, como se você já estivesse dentro do mercado de trabalho”, pontua.

Para Roberto Madruga, o marketing engloba diferentes aspectos, e não pode ser restrito ao marketing digital. “O marketing ocorre através de canais digitais como redes sociais e também presencialmente. O marketing é tão amplo que pode ser aplicado no marketing pessoal, por exemplo”, explica.

Isadora finaliza que é essencial estar de olho nas transformações do mercado. “Pesquise sobre as áreas que o Marketing vai te permitir trabalhar, converse com pessoas que cursaram e trabalham na área. Pense sobre o quanto você se identifica com a profissão e boa sorte!”, aconselha.

E você,  gostou de saber como é o curso de Marketing? Deixe a sua opinião nos comentários!

Aproveite e assine nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , ,
  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.