20 de junho de 2018

Comunicação: como estruturar melhor suas mensagens

por Patricia Itala Ferreira

Nesse mundo de comunicações instantâneas e de sobrecarga de dados, muitas vezes, ficamos perdidos com tantos e-mails, mensagens de texto, posts em redes sociais, mensagens de voz, enfim… é tanta coisa para acompanhar e tantas mensagens não tão bem estruturadas que os erros no processo de comunicação só aumentam… e você acha que isso só acontece comigo ou ocorre com você também? Hoje eu trouxe uma dica, ou melhor, um método, chamado OABC que ensina, de forma prática e rápida, como estruturar melhor suas mensagens. Segue a estruturação:

Comunicação: como estruturar melhor suas mensagens

 
Opening (abertura ou saudação): é a abertura da mensagem, em que você deve fazer uma saudação e se identificar, para que o receptor saiba, com certeza, quem é você e de onde se conhecem.

Agenda: é um índice, um esboço do objetivo da mensagem. Eu sempre gosto de fazer por tópicos numerados, que depois serão detalhados no “Body”.

Body (corpo): é a mensagem em si. Deve ser simples, direta e, na medida do possível, curta.

Closing (fechamento ou encerramento): o que você espera que o outro faça (quem faz o quê, quando e onde) seguido de uma finalização cordial

O que achou do método OABC? Simples, rápido e bem prático, certo? Que tal testar e me contar se funcionou? Eu gosto muito.

Se quiser mais dicas sobre redação empresarial e comunicação, de uma forma geral, consulte meu livro, escrito em parceira com Gustavo Malheiros, o Comunicação Empresarial.

Mais conteúdo no livro Comunicação Empresarial

Gostou de saber mais sobre como estruturar melhor suas mensagens? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber dicas no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , ,
  • Patricia Itala Ferreira
    Patricia Itala Ferreira

    Concluiu em 1993 a graduação em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e, posteriormente, em 1997, tornou-se Mestre em Administração de Empresas pela mesma universidade. Há mais de 20 anos atua em projetos de consultoria em gestão de pessoas e educação corporativa. É professora da PUC-Rio, em cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. É também tutora da FGV Online e da pós-graduação em Gestão da Educação a Distância na UFF e da pós graduação em educação empreendedora, uma parceria do Departamento de Educação da PUC Rio com o SEBRAE. Autora dos livros Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho (GEN | LTC, 2013), Atração e seleção de talentos (GEN | LTC, 2014), Gestão por competências (GEN | LTC, 2015) e Comunicação Empresarial (Atlas, 2016), em parceria com Gustavo Malheiros e do curso online Psicologia Aplicada à Administração (GEN | Atlas, 2018). Finalista do Prêmio Ser Humano da ABRH 2014 e ganhadora da premiação em 2015 e 2016 na categoria trabalhos acadêmicos.