15 de novembro de 2019

Como é estudar gestão de pessoas? Patricia Itala responde!

por Patricia Itala Ferreira

Você gosta da área de gestão de pessoas, mas não tem certeza se é o certo para você? Para te ajudar a saber como é estudar gestão de pessoas, conversamos com a professora Patricia Itala, Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, e professora na mesma universidade. Patricia trabalha há mais de 10 anos em projetos de consultoria em gestão de pessoas e educação corporativa, além de ser autora de diversos livros da área, publicados pelo GEN |Atlas. Confira!

Como é estudar gestão de pessoas?

 

Patricia Itala formou-se em Psicologia e sempre quis trabalhar com pessoas, mas optou pelo caminho das empresas e organizações. “Foi um caminho natural. Eu fiz mestrado em administração e então consegui juntar psicologia à administração. Também fui estagiando, trabalhando com gestão de pessoas, até me especializar nisso”, conta.

Para quem cursa Administração e pretende se aprofundar na área, a professora ressalta que “estudar gestão de pessoas no curso de Administração é fundamental, porque o administrador é aquela pessoa que trabalha com e para pessoas”. Portanto, o administrador, independentemente de trabalhar com finanças, marketing, tecnologia ou focado em gestão de pessoas, “ele precisa saber gerenciar equipes, e para saber gerenciar, as técnicas, teorias e métodos de gestão de pessoas são essenciais.”

O papel do profissional de gestão de pessoas nas empresas

 

As empresas têm uma série de maquinários, equipamentos e recursos, mas são as pessoas que têm um papel importante em qualquer local de trabalho. “São as pessoas que transformam tudo aquilo que a empresa tem em algum produto ou serviço que vai atender outras pessoas. Caminhamos cada vez mais para uma indústria do conhecimento. As máquinas estão fazendo várias atividades mais padronizadas e as pessoas que ficam, elas são os talentos, ou seja, são de fato aquilo que a empresa precisa conseguir atrair, reter e satisfazer“, explica a professora.

O profissional da área precisa ter conhecimentos em administração, psicologia, entender os impactos da tecnologia e muito mais. “Deve-se tomar muito cuidado no manuseio das informações, porque se você trabalha com gestão de pessoas, é necessário ter muita ética no trato com o ser humano. Além de tudo, para ter uma atuação mais efetiva, é ideal entender o que a empresa precisa”, comenta a autora.

Portanto, a prática de gestão de pessoas nas empresas tornou-se imprescindível. “É essencial ter a prática de gestão de pessoas aliada ao mundo contemporâneo, ágil, volátil e incerto que estamos vivendo”, completa.

Dicas para começar os estudos

 

Ainda não sabe se essa é a especialização ou curso para você? Segundo a professora, quem está começando os estudos, deve procurar um estágio na área ou participar de atividades voluntárias. “Outro fator importante é prestar muita atenção nas aulas e fazer perguntas. A partir momento que você pergunta, você aprende muito! Desenvolver a escuta, saber ouvir de fato o que as pessoas estão dizendo ajuda a melhorar a percepção. O profissional da gestão precisa perceber como cada pessoa funciona e as melhores formas de lidar com elas, atingindo-as positivamente”, finaliza.

 

Mais conteúdo no livro Comunicação Empresarial

Gostou de saber mais sobre como é estudar gestão de pessoas? Aproveite e inscreva-se na nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Patricia Itala Ferreira
    Patricia Itala Ferreira

    Concluiu em 1993 a graduação em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e, posteriormente, em 1997, tornou-se Mestre em Administração de Empresas pela mesma universidade. Há mais de 20 anos atua em projetos de consultoria em gestão de pessoas e educação corporativa. É professora da PUC-Rio, em cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. É também tutora da FGV Online e da pós-graduação em Gestão da Educação a Distância na UFF e da pós graduação em educação empreendedora, uma parceria do Departamento de Educação da PUC Rio com o SEBRAE. Autora dos livros Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho (GEN | LTC, 2013), Atração e seleção de talentos (GEN | LTC, 2014), Gestão por competências (GEN | LTC, 2015) e Comunicação Empresarial (Atlas, 2016), em parceria com Gustavo Malheiros e do curso online Psicologia Aplicada à Administração (GEN | Atlas, 2018). Finalista do Prêmio Ser Humano da ABRH 2014 e ganhadora da premiação em 2015 e 2016 na categoria trabalhos acadêmicos.