26 de novembro de 2019

Como foi participar da ABRH-Rio 2019

por Patricia Itala Ferreira

Na última semana estive presente, por mais um ano, na premiação da ABRH-Rio 2019, concorrendo, junto com meu orientando, Bruno Molinari, na categoria trabalhos acadêmicos representando a Escola de Negócios da PUC-Rio.

Como foi participar da ABRH-Rio 2019

A cerimônia estava belíssima e foi com muito orgulho que vi nossos nomes e o de nossa instituição de ensino exibida em um telão para mais de 300 pessoas no salão do Belmond Copacabana Palace no Rio de Janeiro. O Bruno estudou a UniAzul, universidade corporativa da Azul Linhas Áreas e merece parabéns pela qualidade do trabalho e por sua dedicação.

A universidade corporativa surge em meio a um cenário onde o conhecimento se torna obsoleto cada vez mais rápido, exigindo das empresas uma maior agilidade nas tomadas de decisão. Esse mesmo conhecimento, se bem trabalhado, se transforma em vantagem competitiva no mundo corporativo.

O estudo visou identificar e analisar, sob a ótica dos agentes de atendimento em aeroportos da Azul Linhas Aéreas, as ações da UniAzul, a universidade corporativa da empresa, considerando os sete princípios norteadores para o sucesso de um sistema de educação corporativa. Foi realizada uma pesquisa de campo através de um questionário e de entrevistas, buscando informações sobre a percepção desses funcionários sobre o serviço prestado pela UniAzul. Entre os resultados mais expressivos pode-se citar o princípio de perpetuidade.

Em um momento em que a educação está sendo tão relegada a segundo plano é importante levantarmos a bandeira da necessidade e importância de uma educação de qualidade, para todos, em todos os níveis.

Como foi participar da ABRH-Rio 2019

Quem me conhece sabe que sou professora há quase 25 anos e tenho diversos livros publicados pelo Grupo GEN/Atlas. Associada a uma trajetória profissional em empresas tracei, de forma paralela, uma carreira docente. Ao longo de meu percurso na academia milhares de alunos já passaram por minhas salas de aula e hoje estão, como eu costumo dizer “pelo mundo”, ajudando a criar uma sociedade melhor, mais justa, inclusiva e mais humana. Acredito na educação e no papel importante da universidade para formação de melhores pessoas e melhores profissionais.

Ficamos entre os finalistas novamente, mas não vencemos dessa vez. Gostaria de agradecer a todos que torceram e votaram na gente! Muito obrigada ao Grupo GEN/Atlas pela parceria e ajuda na divulgação. Orgulho de ser educadora e escritora e contribuir com a educação, mesmo sendo uma tarefa árdua e de “formiguinha”. Alunos como o Bruno me lembram que vale a pena continuar insistindo.

 

Para saber mais sobre eventos como a premiação ABRH-Rio 2019, inscreva-se na nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Patricia Itala Ferreira
    Patricia Itala Ferreira

    Concluiu em 1993 a graduação em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e, posteriormente, em 1997, tornou-se Mestre em Administração de Empresas pela mesma universidade. Há mais de 20 anos atua em projetos de consultoria em gestão de pessoas e educação corporativa. É professora da PUC-Rio, em cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. É também tutora da FGV Online e da pós-graduação em Gestão da Educação a Distância na UFF e da pós graduação em educação empreendedora, uma parceria do Departamento de Educação da PUC Rio com o SEBRAE. Autora dos livros Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho (GEN | LTC, 2013), Atração e seleção de talentos (GEN | LTC, 2014), Gestão por competências (GEN | LTC, 2015) e Comunicação Empresarial (Atlas, 2016), em parceria com Gustavo Malheiros e do curso online Psicologia Aplicada à Administração (GEN | Atlas, 2018). Finalista do Prêmio Ser Humano da ABRH 2014 e ganhadora da premiação em 2015 e 2016 na categoria trabalhos acadêmicos.