4 de maio de 2020

Como lidar com o isolamento social?

por Douglas De Matteu

A essa altura todos sabemos que estamos com uma pandemia global de COVID-19. Altamente contagiosa, essa nova condição se espalhou pelo mundo principalmente por meio do contato pessoal. No momento, a OMS recomenda fortemente o distanciamento social, isto é: evitar o contato social desnecessário, ficando em casa para tentar conter o avanço da doença.

Aqui no Brasil, onde o vírus está chegando, muitos lugares já estão colocando em prática essa recomendação, com o fechamento de escolas, alguns tipos de comércio como restaurantes e bares, cancelando eventos e liberando funcionários para home office, entre outras ações.

Isso porque com menos pessoas circulando, o número de vetores do vírus diminui, e isso, nesse momento, é importantíssimo.

Com isso, uma nova realidade se impõe: o isolamento social.

Pode ser que você esteja preocupado em ter de ficar em casa por um certo período. E tudo bem, situações novas podem gerar preocupação. Para isso, trazemos algumas dicas de como lidar com o isolamento social em tempos de coronavírus.

Isolamento social: como lidar com todos dentro de casa?

 
Afora os períodos de finais de semana, feriados e férias, é incomum a presença de todos os membros da família em casa ao mesmo tempo.

É uma situação atípica que pode trazer alguns conflitos por vezes, porém, com um pouco de criatividade e tolerância, pode gerar momentos de união em família.

Para famílias com crianças, é interessante criar conexão entre pais e filhos. Isso pode ser feito por meio das seguintes atividades:

Assistir a um filme juntos: escolham um filme adequado à idade das crianças. Comentários sobre situações da história podem ser valiosos para transmitir valores.

Elaborar receitas: cookies, bolos, tortas. Uma sobremesa. Quem sabe até uma refeição completa? Essa prática estimula as crianças a provarem sabores diferentes, já que elas viram e participaram da preparação dos alimentos. E vale também pedir ajuda na hora de arrumar a cozinha após a refeição.

Jogos de tabuleiro: há quanto tempo você não joga com alguém? Esse é um bom momento para tirar as caixas de jogos do armário e brincar com as crianças.

Leitura e contação de história: escolha um horário para contação de histórias. Desde as clássicas até as contemporâneas, elas ajudam a desenvolver a imaginação das crianças. Considerando isso, incentive-as a criarem suas próprias histórias e contarem para a família.

Organização da casa: com todos em casa, as tarefas domésticas tendem a aumentar. Uma dica preciosa é estabelecer tarefas domésticas de acordo com a idade dos filhos. Dessa maneira, eles desenvolverão o senso de responsabilidade com a casa, com suas próprias coisas e com a família.

Revisar o conteúdo escolar: também é um bom momento para repassar os tópicos ensinados na escola, fortalecendo o aprendizado com exercícios.

Para os adultos, é fundamental manter contato com os amigos e familiares, ainda que a distância. Isso por ser feito por meio de telefonemas e aplicativos de mensagens – é hora de usar a tecnologia a nosso favor.

Além de atentar-se ao contato e comunicação com pessoas queridas, outras práticas podem ajudar nesse momento de isolamento social. São elas:

– Ler aqueles livros que estão fazendo fila, e para os quais nunca sobrava tempo.

– Colocar as séries em dia.

– Escrever: além de ser uma prática que ajuda na manutenção da saúde mental, você pode descobrir um talento inato.

– Testar novas receitas.

– Fazer cursos on-line: há uma infinidade de cursos das mais variadas áreas que estão disponíveis on-line. O que acha de investir seu tempo em algo que vai trazer crescimento profissional e pessoal?

– Ajudar: há pessoas que podem vir a passar por situações críticas por conta do isolamento social. Você pode articular, por meio de aplicativo de mensagens, grupos de pessoas que se disponibilizam a ajudar outras mais carentes, seja com alimentos, idas a mercado ou farmácia.

Estamos passando por uma situação atípica e, sendo assim, é necessário que tenhamos uma postura de respeito à comunidade, praticando, por ora, o isolamento social.

No entanto, é possível passar por esse momento de maneira saudável e lúcida. Fortalecer os laços com a família por meio de atividades em comum, atentar-se à comunicação com pessoas queridas e colocar em prática ações que estavam esquecidas pode nos ajudar a ter dias mais leves. Mãos à obra!

FONTE: IA PERFORMA

Mais conteúdo em Manual Completo de Gestão para Formação de Tecnólogos - Conceitos e Práticas

newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Douglas De Matteu
    Douglas De Matteu

    CEO do IAPerforma – Instituto de Alta Performance Humana. Atuante nas áreas de Administração, Marketing, Comercial e Desenvolvimento Humano/Coaching com foco em treinamentos in company, palestras e Coaching. É docente convidado pela Florida Christian University com experiências internacionais (EUA/Japão), também leciona na Fatec de Mogi das Cruzes e em cursos de pós-graduação. Doutor em “Business Administration Ph.D.” e Mestre da “Arts in Coaching”pela FCU – Florida Christian University nos EUA Mestre em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação pela UBC Possui Três Pós graduações: Marketing, EAD – Educação a Distância e Gestão de Pessoas com Coaching. É bacharel em Administração de Empresas e Formado no curso Superior de Formação Específica em Marketing e Promoção de Vendas pela UMC. Professional Coach, Business and Executive Coaching e Master Coach com reconhecimento internacional pela International Association of Coaching Institutes, European Coaching Association. Master Coach Sistêmico pelo Metaforum com reconhecimento internacional pelo ICI (International Association of Coaching Institutes), ECA (European Coaching Association), com Bernd Isert e Sabine Klenke (Alemanha). Coach com Certificação Internacional de Coaching, Mentoring & Holomentoring – ISOR® SOAR Global Institute – SOAR HDT Advanced Certification Program; Coaching Ericksoniano com Jeffrey K. Zeig, Ph.D. Fundador e Diretor da Milton H. Erickson Foundation; Head Trainer – Treinador Comportamental – IFT. Constelador Familiar pelo Metaforum Internacional – Alemanha Membro Sociedade Portuguesa de Coaching Profissional na categoria COACH PROFISSIONAL SÉNIOR Membro do Grupo de Excelência em Gestão de Instituições de Ensino Superior – GEGIES do CRASP. Membro do Grupo de Excelência em Coaching – GEC do CRASP. Possui dupla nacionalidade Brasileira e Portuguesa. Autor do Livro: Acelere o seu sucesso pessoal e profissional.