7 de março de 2019

Como multiplicar seu saldo bancário? Veja dicas práticas

por Arnaldo Marion

Os seus resultados financeiros bons ou maus, são produto de comportamentos e hábitos aprendidos e desenvolvidos ao longo da sua vida. Quer mudar o seu saldo bancário? A mudança começa na sua mente e na forma como pensa e toma macro e micro decisões que envolvem o ganho e o uso do dinheiro no seu cotidiano. Para te ajudar a multiplicar seu saldo bancário, selecionei algumas dicas práticas que podem te ajudar nessa trajetória. Confira:

Dicas para multiplicar seu saldo bancário

 
O primeiro passo desta mudança é tomar consciência de decisões irracionais que toma no seu dia a dia no piloto automático ou movido por impulsos. Resumidamente, decisões financeiras irracionais, são aquelas movidas por emoção e instinto, muitas vezes ligadas ao medo, ou a um senso de sobrevivência e preservação que impendem uma análise racional e lógica.

Dentre os principais comportamentos irracionais mapeados pela psicologia financeira quero destacar três que afetam milhares e milhões de pessoas sem que essas notem
que estão sabotando sua própria prosperidade financeira:

Promoção Volta às Aulas

1 – A Inércia: especialmente quando o assunto é dinheiro, preferimos manter as coisas no rumo natural a ter que passar pelo desconforto de uma mudança e adentrar o desconhecido.

2 – O Efeito Manada: quando seguimos as tendências por impulso, pressupondo que se todo mundo está fazendo deve ser normal ou certo – afinal – pensamos, alguém mais inteligente que eu já pensou nisso e decidiu que é o melhor a ser feito.

3 – A Contabilidade Mental: traduz- se em criar contas mentais que nos leva a tratar o nosso dinheiro de maneira diferente de acordo com sua origem.

Por exemplo, não gastaríamos da mesma forma o salário de um trabalho suado, ao um dinheiro adquirido sem o mesmo esforço como um presente em dinheiro de um amigo, restituição de imposto, bônus ou mesmo um dinheiro achado no chão.

Mais conteúdo no livro Coaching Financeiro

Gostou de saber como multiplicar seu saldo bancário? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber dicas no seu e-mail! Você também pode clicar na imagem abaixo e fazer o download gratuito de uma planilha exclusiva para auxiliar seu planejamento financeiro:

Planilha de Diagnóstico Financeiro - Coaching Financeiro - Arnaldo Marion

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , ,
  • Arnaldo Marion
    Arnaldo Marion

    Estrategista em Desenvolvimento Pessoal e Profissional. CEO da Coaching 4 Change LLC, Texas (EUA), uma empresa de tecnologia, treinamento e formação em coaching, atua também como membro do Conselho Diretor do Instituto Marion. É professor e membro do Conselho Consultivo do programa de MBA da Anderson University, Carolina do Sul (EUA), e instrutor da Small Business Development Center, da University of Texas at San Antonio (UTSA), também no Texas (EUA). Serviu por dez anos na indústria bancária e financeira, ocupando diferentes posições em diversas organizações, como Arthur Andersen e ABN AMRO Bank. Formado em Administração, com MBA em Governança e Avaliação de Empresas e Mestrado em Administração pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), é coach certificado pela Florida Christian University (FCU) e Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (Febracis), com aperfeiçoamento na Creative Results Management. É autor de livros em temas de negócios e espirituais.