18 de junho de 2020

De repente professor online: como produzir aulas online em casa, com Daniel Nogueira (UEL)

por GEN.N&G

No segundo dia do congresso online de educação ‘De repente professor online’, o professor Daniel Ramos Nogueira — Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Doutor em Controladoria e Contabilidade (USP) e Docente do Ensino Presencial no Curso de Ciências Contábeis (UEL) — apresentou a oficina ‘Como produzir aulas online em casa’.

Durante a palestra, o professor trouxe de maneira bem didática quais são as possibilidades para organizar e produzir aulas online em casa. Nogueira fala sobre os equipamentos necessários, quais formatos de aula podem ser mais adequados, os métodos de interação que o docente pode utilizar, dá dicas de ferramentas gratuitas para tornar as aulas mais dinâmicas, traz algumas metodologias ativas aplicáveis e, por fim, mostra exemplos práticos.

“Os professores são heróis: abraçaram o desafio e se lançaram para o ensino online”.

 
Com as mudanças no ensino superior após o Covid-19, quais são as possibilidades para os professores e alunos? Esse foi o tema da abertura do congresso e permeará a área de educação por um bom tempo. Segundo Daniel, cada caso é um caso: cada disciplina merece uma atenção especial. Nesse momento de crise, não se pode generalizar, mas buscar fazer o melhor com o que é possível.

Durante a oficina, Daniel fala sobre os equipamentos que podem ajudar os docentes no ensino online, como celular, computador, microfone, tripé, tablet e etc. Em seguida, apresenta como organizar a disciplina e os Ambientes Virtuais de Aprendizagem mais recomendados.

O objetivo é sempre centralizar o contato com os estudantes e mantê-los focados. Assim, o planejamento é primordial: o que você quer ensinar? Qual competência pretende desenvolver? Qual o objetivo da disciplina? São questões essenciais antes de iniciar qualquer aula online.

De repente, professor online: como produzir aulas online em casa, com Daniel Nogueira (UEL)

Daniel Nogueira explica o papel fundamental do professor no ensino online

Segundo o professor, é imprescindível trabalhar o conhecimento da área utilizando o melhor recurso tecnológico disponível. Outra técnica interessante é pedir a participação dos alunos, isto é, fazer uma aula expositiva dialogada. Crie perguntas, interações, utilize ferramentas que permitem a participação. Tire dúvidas sobre as atividades, mantenha os canais de comunicação sempre disponíveis para tirar dúvidas.

“Problemas existem também no ensino presencial”.

 
Para Nogueira, o ensino deve mudar vidas. E o papel do professor é fundamental nesse processo.

Para assistir à oficina completa, veja o vídeo a seguir!

Continue acompanhando as palestras do Congresso “De repente professor online”! Para conferir a programação completa, é só acessar este link.

newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • GEN.N&G
    GEN.N&G

    O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é um portal independente criado com o objetivo de fornecer conteúdo de autores renomados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Educação e Finanças. Desta forma, estudantes, professores e profissionais encontrarão no portal uma fonte de conhecimento. As publicações são compostas por artigos, notícias, entrevistas, e diversos conteúdos para atualização acadêmica e profissional. O GEN.NEGÓCIOS & GESTÃO é uma iniciativa da Editora Atlas - GEN | Grupo Editorial Nacional.