22 de maio de 2020

Como tornar sua quarentena produtiva?

por Douglas De Matteu

Vivemos um momento único, em que precisamos fazer um distanciamento social por conta de uma pandemia. Assim, percebemos que dispomos de bastante tempo livre. Por ser algo a que estamos desacostumados, podemos ficar tentados a deixar o tempo correr, sem rotina. Essa atitude de início pode parecer boa, mas logo traz ansiedade e falta de compromisso, o que afeta a saúde mental, prejudicando nossos objetivos.

Para isso, elencamos algumas dicas para você se tornar produtivo no período da quarentena. Assim, você aproveita bem seu tempo e tem a oportunidade de desenvolver suas habilidades.

Passos da produtividade

 
Todo início requer um planejamento: sem organização os planos não sairão do papel. O ideal é estabelecer pequenas metas que vão viabilizar a realização de um objetivo.

Coloque em uma lista aquilo que você deseja fazer. Por exemplo, se quer aproveitar o período de quarentena para a pintura de sua casa, faça uma lista do que será necessário para o início dessa atividade: as ferramentas, a cor da tinta etc.

Depois, é importante colocar em prática aquilo que foi posto no papel. Talvez seja necessário fazer pequenas alterações durante o caminho, e isso faz parte do processo. Fazer essas mudanças de modo racional e consciente é a maneira mais eficaz de ter resultados positivos e utilizar o tempo da maneira mais proveitosa.

Dicas para tornar sua quarentena mais produtiva

 
Para usar o tempo que você tem da melhor maneira possível, preste atenção nas dicas a seguir:

Crie uma rotina: tente acordar todo dia no mesmo horário. Levantar-se da cama, tomar um banho, trocar de roupa e preparar um bom café da manhã é um ótimo ritual para iniciar um dia produtivo.

Estabeleça um horário para ver as notícias: por mais tentador que seja acompanhar as novidades, abra os portais de notícia somente em um horário estabelecido. Essa tática evita dispersões, além de ser um cuidado com sua saúde mental.

Busque cursos on-line: muitas instituições estão oferecendo cursos sem custo ou com valores acessíveis e a distância. Procure por organizações confiáveis e aprenda algo de sua área, para incrementar seu currículo. Vale também ter contato com um novo idioma, por aplicativos como o Duolingo.

Nutra sua mente: há, na internet, diversos documentários e palestras que podem que podem oferecer visões de mundo diferentes, colaborando para o seu desenvolvimento pessoal. Além disso, você pode baixar livros que também estão sendo oferecidos gratuitamente em sites como o da Amazon.

Pratique o autocuidado: corpo são, mente sã. Com a tecnologia é possível se exercitar dentro de casa. No YouTube há muitos canais de atividades físicas diversas, de estilos variados e para todo tipo de pessoa. Além disso, atente-se à alimentação: cuidar do que você come também colabora com sua produtividade.

Relaxe: permita-se momentos de ócio, que são muito importantes para o descanso da mente. Fazer pausas é fundamental.

Nesse momento de quarentena, em que precisamos ficar em casa, podemos pensar que estamos de férias, sem compromisso. Porém, vivemos um momento único, e é importante que passemos por ele da melhor maneira possível.

Podemos, sim, usar a quarentena para desenvolver nossas habilidades e aprender coisas novas, de modo a aproveitar o tempo com boas práticas.

Agora que você sabe como tornar a sua quarentena mais produtiva, o que acha de colocar as dicas em prática? Comece hoje mesmo!

Mais conteúdo em Manual Completo de Gestão para Formação de Tecnólogos - Conceitos e Práticas

newsletter

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Douglas De Matteu
    Douglas De Matteu

    CEO do IAPerforma – Instituto de Alta Performance Humana. Atuante nas áreas de Administração, Marketing, Comercial e Desenvolvimento Humano/Coaching com foco em treinamentos in company, palestras e Coaching. É docente convidado pela Florida Christian University com experiências internacionais (EUA/Japão), também leciona na Fatec de Mogi das Cruzes e em cursos de pós-graduação. Doutor em “Business Administration Ph.D.” e Mestre da “Arts in Coaching”pela FCU – Florida Christian University nos EUA Mestre em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação pela UBC Possui Três Pós graduações: Marketing, EAD – Educação a Distância e Gestão de Pessoas com Coaching. É bacharel em Administração de Empresas e Formado no curso Superior de Formação Específica em Marketing e Promoção de Vendas pela UMC. Professional Coach, Business and Executive Coaching e Master Coach com reconhecimento internacional pela International Association of Coaching Institutes, European Coaching Association. Master Coach Sistêmico pelo Metaforum com reconhecimento internacional pelo ICI (International Association of Coaching Institutes), ECA (European Coaching Association), com Bernd Isert e Sabine Klenke (Alemanha). Coach com Certificação Internacional de Coaching, Mentoring & Holomentoring – ISOR® SOAR Global Institute – SOAR HDT Advanced Certification Program; Coaching Ericksoniano com Jeffrey K. Zeig, Ph.D. Fundador e Diretor da Milton H. Erickson Foundation; Head Trainer – Treinador Comportamental – IFT. Constelador Familiar pelo Metaforum Internacional – Alemanha Membro Sociedade Portuguesa de Coaching Profissional na categoria COACH PROFISSIONAL SÉNIOR Membro do Grupo de Excelência em Gestão de Instituições de Ensino Superior – GEGIES do CRASP. Membro do Grupo de Excelência em Coaching – GEC do CRASP. Possui dupla nacionalidade Brasileira e Portuguesa. Autor do Livro: Acelere o seu sucesso pessoal e profissional.