3 de junho de 2020

Como usar o coaching no esporte?

por Douglas De Matteu

A prática de esportes implica em lidar tanto com aspectos físicos quanto emocionais. Quanto aos físicos, um atleta precisa treinar bastante e cuidar da saúde, pois seu corpo é sua ferramenta de trabalho. Além disso, ele está sujeito a contusões e desgastes. A parte emocional precisa dar conta da pressão constante por melhores resultados e da rivalidade, entre outros. Para ajudar um esportista a chegar ao seu objetivo, existe o coaching esportivo. Quer saber como você pode utilizar o coaching no esporte? Leia o artigo a seguir.

O que é o coaching esportivo?

 
O método coaching dispõe de vários nichos, de acordo com a área em que é aplicado. O coaching esportivo é um desses muitos nichos, adaptado para atletas, treinadores e outros profissionais da área do esporte que buscam aprimorar seu desempenho.

O objetivo é melhorar a performance desses profissionais com a construção de um mindset forte, voltado para a melhoria dos resultados. Isso inclui, entre outras coisas, a habilidade de lidar com desafios e obstáculos de uma maneira produtiva, com constante aprendizado.

Apesar de o termo “coach” se relacionar com o treinador de uma equipe esportiva, hoje em dia a atividade se dá de outra maneira. Enquanto a equipe técnica se responsabiliza pela busca da excelência física do atleta, o coach esportivo treina a mente e as emoções do esportista. Juntos, equipe técnica, coach e atleta podem alcançar resultados extraordinários.

Como usar o coaching no esporte?

 
Na prática, o primeiro passo é um encontro entre coach e atleta para definição de metas e objetivos. A partir dessas informações, o coach identificará quais ferramentas são mais indicadas para a performance do atleta.

Algumas dessas ferramentas são:

Análise SWOT, que vai mapear quais os possíveis obstáculos e quais pontos de melhoria existem;

Missão e visão, para alinhar com o objetivo e ajudar no desenvolvimento de um plano de ação;

Roda de competências, uma adaptação da conhecida Roda da vida, é um esquema gráfico para ter clareza de pontos fortes e de melhoria;

Resultados esperados, em que o esportista vai externar, com o máximo de detalhes, os resultados que deseja alcançar, o que também auxilia na construção de um plano de ação.

Após o desenvolvimento do plano de ação, a cada encontro coach e coachee vão fazer uma avaliação do desempenho, com o intuito do aprimoramento constante.

Benefícios do coaching no esporte

 
Além do alcance dos resultados, a prática do método em esportivas traz motivação pessoal, autodesenvolvimento, aumento da inteligência emocional, disciplina e melhora das habilidades esportivas.

Como pode ser também utilizado em equipes, o coaching esportivo ajuda a aperfeiçoar o estilo de comunicação da equipe, fortalecendo os laços entre os membros. O fortalecimento da equipe como um todo também é um grande benefício, e pode trazer ótimos resultados em competições.

O método coaching na área dos esportes é de grande valia, pois trabalha juntamente com a equipe técnica com o objetivo de aprimorar o mindset do atleta. Assim, as chances de resultados excelentes aumentam, além dos muitos benefícios pessoais que o atleta obtém.

FONTE: IA PERFORMA

Mais conteúdo em Manual Completo de Gestão para Formação de Tecnólogos - Conceitos e Práticas

newsletter

LEIA TAMBÉM

 

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Douglas De Matteu
    Douglas De Matteu

    CEO do IAPerforma – Instituto de Alta Performance Humana. Atuante nas áreas de Administração, Marketing, Comercial e Desenvolvimento Humano/Coaching com foco em treinamentos in company, palestras e Coaching. É docente convidado pela Florida Christian University com experiências internacionais (EUA/Japão), também leciona na Fatec de Mogi das Cruzes e em cursos de pós-graduação. Doutor em “Business Administration Ph.D.” e Mestre da “Arts in Coaching”pela FCU – Florida Christian University nos EUA Mestre em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação pela UBC Possui Três Pós graduações: Marketing, EAD – Educação a Distância e Gestão de Pessoas com Coaching. É bacharel em Administração de Empresas e Formado no curso Superior de Formação Específica em Marketing e Promoção de Vendas pela UMC. Professional Coach, Business and Executive Coaching e Master Coach com reconhecimento internacional pela International Association of Coaching Institutes, European Coaching Association. Master Coach Sistêmico pelo Metaforum com reconhecimento internacional pelo ICI (International Association of Coaching Institutes), ECA (European Coaching Association), com Bernd Isert e Sabine Klenke (Alemanha). Coach com Certificação Internacional de Coaching, Mentoring & Holomentoring – ISOR® SOAR Global Institute – SOAR HDT Advanced Certification Program; Coaching Ericksoniano com Jeffrey K. Zeig, Ph.D. Fundador e Diretor da Milton H. Erickson Foundation; Head Trainer – Treinador Comportamental – IFT. Constelador Familiar pelo Metaforum Internacional – Alemanha Membro Sociedade Portuguesa de Coaching Profissional na categoria COACH PROFISSIONAL SÉNIOR Membro do Grupo de Excelência em Gestão de Instituições de Ensino Superior – GEGIES do CRASP. Membro do Grupo de Excelência em Coaching – GEC do CRASP. Possui dupla nacionalidade Brasileira e Portuguesa. Autor do Livro: Acelere o seu sucesso pessoal e profissional.