A prática de esportes implica em lidar tanto com aspectos físicos quanto emocionais. Quanto aos físicos, um atleta precisa treinar bastante e cuidar da saúde, pois seu corpo é sua ferramenta de trabalho. Além disso, ele está sujeito a contusões e desgastes. A parte emocional precisa dar conta da pressão constante por melhores resultados e da rivalidade, entre outros. Para ajudar um esportista a chegar ao seu objetivo, existe o coaching esportivo. Quer saber como você pode utilizar o coaching no esporte? Leia o artigo a seguir.
O que é o coaching esportivo?
O método coaching dispõe de vários nichos, de acordo com a área em que é aplicado. O coaching esportivo é um desses muitos nichos, adaptado para atletas, treinadores e outros profissionais da área do esporte que buscam aprimorar seu desempenho.
O objetivo é melhorar a performance desses profissionais com a construção de um mindset forte, voltado para a melhoria dos resultados. Isso inclui, entre outras coisas, a habilidade de lidar com desafios e obstáculos de uma maneira produtiva, com constante aprendizado.
Apesar de o termo “coach” se relacionar com o treinador de uma equipe esportiva, hoje em dia a atividade se dá de outra maneira. Enquanto a equipe técnica se responsabiliza pela busca da excelência física do atleta, o coach esportivo treina a mente e as emoções do esportista. Juntos, equipe técnica, coach e atleta podem alcançar resultados extraordinários.
Como usar o coaching no esporte?
Na prática, o primeiro passo é um encontro entre coach e atleta para definição de metas e objetivos. A partir dessas informações, o coach identificará quais ferramentas são mais indicadas para a performance do atleta.
Algumas dessas ferramentas são:
– Análise SWOT, que vai mapear quais os possíveis obstáculos e quais pontos de melhoria existem;
– Missão e visão, para alinhar com o objetivo e ajudar no desenvolvimento de um plano de ação;
– Roda de competências, uma adaptação da conhecida Roda da vida, é um esquema gráfico para ter clareza de pontos fortes e de melhoria;
– Resultados esperados, em que o esportista vai externar, com o máximo de detalhes, os resultados que deseja alcançar, o que também auxilia na construção de um plano de ação.
Após o desenvolvimento do plano de ação, a cada encontro coach e coachee vão fazer uma avaliação do desempenho, com o intuito do aprimoramento constante.
Benefícios do coaching no esporte
Além do alcance dos resultados, a prática do método em esportivas traz motivação pessoal, autodesenvolvimento, aumento da inteligência emocional, disciplina e melhora das habilidades esportivas.
Como pode ser também utilizado em equipes, o coaching esportivo ajuda a aperfeiçoar o estilo de comunicação da equipe, fortalecendo os laços entre os membros. O fortalecimento da equipe como um todo também é um grande benefício, e pode trazer ótimos resultados em competições.
O método coaching na área dos esportes é de grande valia, pois trabalha juntamente com a equipe técnica com o objetivo de aprimorar o mindset do atleta. Assim, as chances de resultados excelentes aumentam, além dos muitos benefícios pessoais que o atleta obtém.
LEIA TAMBÉM
- Comunicação não violenta: como usar?
- Cine coaching: filmes que valem por uma sessão de coaching
- Como lidar com o isolamento social?
- O que é shadow coaching?
- Accountability: além da autorresponsabilidade
Deixe uma resposta