20 de junho de 2018

Comunicação: como estruturar melhor suas mensagens

por Patricia Itala Ferreira

Nesse mundo de comunicações instantâneas e de sobrecarga de dados, muitas vezes, ficamos perdidos com tantos e-mails, mensagens de texto, posts em redes sociais, mensagens de voz, enfim… é tanta coisa para acompanhar e tantas mensagens não tão bem estruturadas que os erros no processo de comunicação só aumentam… e você acha que isso só acontece comigo ou ocorre com você também?

Hoje eu trouxe uma dica, ou melhor, um método, chamado OABC que ensina, de forma prática e rápida, como estruturar uma mensagem. Segue a estruturação:

Opening (abertura ou saudação): é a abertura da mensagem, em que você deve fazer uma saudação e se identificar, para que o receptor saiba, com certeza, quem é você e de onde se conhecem.

Agenda: é um índice, um esboço do objetivo da mensagem. Eu sempre gosto de fazer por tópicos numerados, que depois serão detalhados no “Body”.

Body (corpo): é a mensagem em si. Deve ser simples, direta e, na medida do possível, curta.

Closing (fechamento ou encerramento): o que você espera que o outro faça (quem faz o quê, quando e onde) seguido de uma finalização cordial

O que achou do método OABC? Simples, rápido e bem prático, certo? Que tal testar e me contar se funcionou? Eu gosto muito.

Se quiser mais dicas sobre redação empresarial e comunicação, de uma forma geral, consulte meu livro, escrito em parceira com Gustavo Malheiros, o Comunicação Empresarial.

Tags: , , ,
  • Patricia Itala Ferreira
    Patricia Itala Ferreira

    Concluiu em 1993 a graduação em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e, posteriormente, em 1997, tornou-se Mestre em Administração de Empresas pela mesma universidade. Há mais de 20 anos atua em projetos de consultoria em gestão de pessoas e educação corporativa. É professora da PUC-Rio, em cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. É também tutora da FGV Online e da pós-graduação em Gestão da Educação a Distância na UFF e da pós graduação em educação empreendedora, uma parceria do Departamento de Educação da PUC Rio com o SEBRAE. Autora dos livros Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho (GEN | LTC, 2013), Atração e seleção de talentos (GEN | LTC, 2014), Gestão por competências (GEN | LTC, 2015) e Comunicação Empresarial (Atlas, 2016), em parceria com Gustavo Malheiros e do curso online Psicologia Aplicada à Administração (GEN | Atlas, 2018). Finalista do Prêmio Ser Humano da ABRH 2014 e ganhadora da premiação em 2015 e 2016 na categoria trabalhos acadêmicos.