6 de dezembro de 2018

Saiba qual é o conceito de qualidade segundo o PMBoK®

por Roque Rabechini Jr.

Você sabe o que é o PMBoK® e o conceito de qualidade que está relacionado a ele? Para tirar suas dúvidas sobre o tema, veja as informações do livro Fundamentos em Gestão de Projetos – Construindo Competências para Gerenciar Projetos:

Conheça o conceito de qualidade

 
Qualidade é um termo que utilizamos cotidianamente, mas se perguntarmos para diversas pessoas o significado dele dificilmente chegaremos a um consenso.

Garvin (1988), após pesquisar várias definições de qualidade coletadas no ambiente corporativo e na literatura, classificou cinco abordagens distintas da qualidade, quais sejam: transcendental; baseada no produto; baseada no usuário; baseada na produção; e baseada no valor. Cada uma delas apresenta aspectos diferentes desse complexo conceito – qualidade. O Quadro 8.1 sintetiza a definição da qualidade sob o prisma de cada uma dessas abordagens.

Saiba qual é o conceito de qualidade segundo o PMBOK

O guia PMBoK® propõe uma combinação da conformidade às exigências (abordagem baseada na produção) e da adequação para o uso (abordagem baseada no usuário). O foco no cliente aparece em destaque, enfatizando a importância de compreender, controlar e influenciar as necessidades dos stakeholders, de modo a atender a suas expectativas (PMI, 2017).

Na gerência da qualidade do projeto, o PMBoK® apresenta a mesma distinção feita na gestão do escopo, ou seja, distingue a gerência do projeto e a do produto do projeto. A gestão da qualidade do projeto se refere à gestão do trabalho que deve ser feito para entregar o produto conforme acordado com os stakeholders.

Essa parte da gerência da qualidade apresenta características comuns, independentemente do tipo de projeto. A gestão da qualidade do produto/serviço do projeto se refere a características e funções do produto ou serviço. Portanto, o tipo de abordagem de gestão da qualidade do produto, bem como as ferramentas e técnicas, irão depender do tipo de produto produzido pelo projeto.

O guia PMBoK®

 
No contexto do guia PMBoK®, a abordagem proposta pelo PMI (2013) para a gestão da qualidade é compatível com a das normas ISO 9000:2000, atualizadas em 2015. As abordagens dos gurus norte-americanos da qualidade, destacando Deming, Juran e Crosby, são bastante valorizadas no modelo americano.

Outros aspectos são também enfatizados pelo PMBoK®, tais como o foco na prevenção e na melhoria contínua, bem como a necessidade de comprometimento da alta gerência. É importante ressaltar que todos esses programas elencados anteriormente fazem parte da gestão da qualidade em âmbito organizacional e não de projeto, especificamente.

Contudo, a atividade de projetos deve ser influenciada pelos princípios desses programas, bem como utilizar a estrutura permanente da qualidade para realizar as atividades de gestão da qualidade do projeto.

Gostou das dicas sobre conceito de qualidade? Então não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber mais informações no seu e-mail!

LEIA TAMBÉM

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Roque Rabechini Jr.
    Roque Rabechini Jr.

    Consultor de empresas com atuação em implementação de escritórios de projetos, estruturação de processos de lançamento de novos produtos, criação de metodologia de gerenciamento de projetos e gestão de riscos, entre outros. Tem pós-doutorado e mestrado em Administração (FEA/USP), Doutor em Engenharia de Produção (Poli/USP). É Engenheiro de Produção, Professor do Programa de Pós- Graduação em Administração na Universidade Nove de Julho-UNINOVE e Professor da FIA. Autor dos livros "O Gerente de Projetos na Empresa" e "Fundamentos em Gestão de Projetos: Construindo Competências para Gerenciar Projetos" ambos publicados pelo Grupo GEN | Editora Atlas. Além disto, tem diversos trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais, publicados em revistas qualificadas.